Brasil vence Tunísia e conquista o título do II Torneio Quatro Nações de Handebol
13.06.2015
| 25 visualizações
-
Thiagus Petrus, amador esquerdo
Wander Roberto/Photo&Grafia
-
Vinícius Teixeira, o Vini, pivô
Wander Roberto/Photo&Grafia
-
Diogo, central
Wander Roberto/Photo&Grafia
-
Raul Nantes, armador esquerdo
Wander Roberto/Photo&Grafia
-
Capitão Zeba levantando o troféu
Wander Roberto/Photo&Grafia
-
Brasil conquistou o II Torneio Quatro Nações
Wander Roberto/Photo&Grafia
Seleção Masculina encarou adversário qualificado e conseguiu a vitória em grande segundo tempo
João Pessoa (PB) - A Seleção Masculina de Handebol venceu a Tunísia por 31 a 28 (16 a 16 no primeiro tempo) e faturou o II Torneio Quatro Nações. Depois de primeiro tempo complicado, o Brasil foi impulsionado pela torcida que encheu o Ginásio Poliesportivo Ronaldo Cunha Lima, o Ronaldão, em João Pessoa (PB), e fez uma segunda etapa muito boa para bater a forte equipe tunisiana.
A Tunísia começou o primeiro tempo com a defesa concisa e dificultou as ações do Brasil. Mesmo com o goleiro César Bombom fazendo boas defesas, os africanos conseguiram aproveitar as chances que tiveram e ficaram boa parte do período na frente do Brasil. Do outro lado, quem estava inspirado era o goleiro Maggaiz Marouen, que parou diversos ataques brasileiros. Para furar o bloqueio tunisiano, o técnico Jordi Ribera colocou dois pivôs em quadra tentando segurar a defesa adversária. Com a mudança tática, o Brasil conseguiu igualar o marcador, fechando o primeiro tempo em 16 a 16.
Na segunda etapa, a Seleção entrou mais ligada e achou como vazar o goleiro tunisiano. Com a defesa mais fechada, o Brasil criou mais contra-ataques e tomou conta do jogo. Mesmo assim, a Tunísia continuou incomodando a Seleção com os seus bons finalizadores. O ponto chave do período, porém, foi quando o goleiro Maik Santos defendeu dois sete metros seguidos e incendiou a equipe e o Ginásio. Com o caldeirão à favor da equipe da casa, o Brasil não deixou escapar a vitória e conquistou o título do II Torneio Quatro Nações.
Para o técnico do Brasil, o segundo tempo foi a chave para ganhar o jogo. "Foi uma partida muito tática. Eles dificultaram nossa defesa no primeiro tempo, mas conseguimos ajustar no intervalo. Com o time melhor postado, jogamos com mais tranquilidade e levamos o título. Parabéns aos jogadores que conseguiram se acertar em quadra. Esse era o tipo de jogo que queríamos para treinar a equipe para as próximas competições", disse.
Já para o armador esquerdo Thiagus Petrus, o time mostrou amadurecimento. "Foi um jogo difícil. Eles exploraram os nossos erros e foram bem no primeiro tempo. Depois do intervalo voltamos com a defesa baixa para igualar na parte tática. Eles vieram para surpreender e levar o título, mas mostramos amadurecimento e não nos desesperamos quando estávamos atrás e nem nos empolgamos quando abrimos um pouco", analisou.
Treinador da Tunísia, Sghir Mohamed Ali, achou o jogo muito parelho. "Foi um grande duelo. Assistimos um handebol físico e tático. O Brasil jogou bem na defesa e não conseguimos achar os espaços para infiltrar. A arbitragem também não nos agradou. Eles foram muito duros com nós e leves com os brasileiros", declarou.
Destaques - Após a partida, três atletas foram premiados como destaques do torneio amistoso. O goleiro brasileiro Maik Santos, que fez a diferença na final contra a Tunísia, foi eleito o melhor goleiro.
"Fiquei muito feliz. Não esperava ser o melhor da posição. O César Bombom e o Rangel Rosa também fizeram grande campeonato. Mas esse prêmio eu ganhei com a ajuda de todos os outros jogadores", agradeceu Maik.
O prêmio de artilheiro do campeonato ficou com o armador direito cubano Ángel Hernández, com 21 gols, e prêmio de melhor jogador do campeonato ficou com o armador direito tunisiano Amri Nidhal.
Programação
Quarta-feira (10/06)
Chile 18 x 25 Tunísia
Brasil 43 x 32 Cuba
Quinta-feira (11/06)
Tunísia 34 x 33 Cuba
Brasil 34 x 21 Chile
Sábado (13/06)
Cuba 30 x 29 Chile
Brasil 31 x 28 Tunísia
Seleção Masculina de Handebol
Goleiros: César Almeida "Bombom" (Asociación Deportiva Ciudad de Guadalajara-Espanha), Maik Santos (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP) e Rangel Rosa (ACE/Univali/FMEBC-SC).
Armadores: Fernando Pacheco "Zeba" (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP), Gustavo Rodrigues (EC PInheiros-SP), Haniel Langaro (EC Pinheiros-SP), Leonardo Santos "Léo" (EC PInheiros-SP), Oswaldo Guimarães (BM Villa de Aranda-Espanha), Raul Nantes (Tremblay em France Handball-França), Thiago Ponciano (Unimed/UEM/Maringá-SP) e Thiagus Petrus (Nathurhouse La Rioja-Espanha).
Centrais: Acácio Moreira Filho (Metodista/São Bernardo/Besni-SP), Bruno Santana (EC Pinheiros-SP), Diogo Hubner (Metodista/São Bernardo/Besni-SP), Henrique Teixeira (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP) e João Pedro da Silva (Ademar León-Espanha).
Pontas: André Soares "Alemão" (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP), Cléber Andrade (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP), Fábio Chiuffa (Asociación Deportiva Ciudad de Guadalajara-Espanha), Felipe Borges (Montpellier Agglomeratión-França), Lucas Cândido (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP) e Rudolph Hackbarth (ADI/Slice/FMEL/Itajaí-SC).
Pivôs: Alexandro Pozzer "Tchê" (Asosiación Deportiva Ciudad de Guadalajara-Espanha), Rogério Ferreira (Vila Olímpica Manoel Tubino/FAB-RJ) e Vinícius Teixeira "Vini" (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP).