Seleções de Ginástica Artística buscam medalhas no Campeonato Sul-Americano da Colômbia

16.06.2015  |    23 visualizações

Brasil participa da competição em Cali com as equipes masculina e feminina

Santo André (SP) - Na noite desta terça-feira (16), as Seleções de Ginástica Artística desembarcaram em Cali, na Colômbia, para o Campeonato Sul-Americano Adulto. A competição será no Coliseo Del Pueblo neste fim de semana e terá provas por equipe, individual geral e por aparelhos.

Pelo masculino, os convocados são Ângelo Assumpção, Leonardo Souza, Péricles Silva, Petrix Barbosa e Renato Oliveira, com os técnicos Antônio Lameira e Hilton Dichelli Júnior. Pelo feminino foram Daniele Hypolito, Jade Barbosa, Letícia Costa, Lorenna Rocha e Mariana Oliveira, acompanhadas pelos treinadores Iryna Ilyashenko e Ricardo Pereira.

Nessa reta final de preparação para o Mundial de Glasgow, na Escócia, em outubro, todas as competições são importantes e essa será mais uma oportunidade dos atletas mostrarem o que vêm treinando. "O grupo está bastante preparado para esse evento. Todos esses ginastas da equipe masculina são generalistas, com isso os treinadores têm uma possibilidade maior para definir quais os aparelhos que cada um fará. A Colômbia, além de estar em casa, estará com o time titular e será um forte concorrente", destacou o coordenador das Seleções Masculinas de Ginástica Artística da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Leonardo Finco.

Um dos técnicos da Seleção Feminina, Ricardo Pereira comentou que a escolha das ginastas para a competição faz parte do planejamento da comissão em fazer um rodízio entre elas. "Nós queremos que todas as atletas sejam testadas em avaliações e competições internacionais antes dos Jogos Pan-Americanos do Canadá, em julho, e do Mundial. Nós precisamos ver como elas se sairão nesses campeonatos", disse.

A ideia inicial é que Daniele e Letícia se apresentem nos quatro aparelhos; Jade nas barras assimétricas e na trave; Lorenna no salto, barras assimétricas e solo, e Mariana no salto, trave e solo. Com uma equipe forte, o Brasil segue como um dos principais candidatos a subir ao pódio, contudo, mais do que isso, o objetivo está traçado a longo prazo.

"Estamos indo para conquistar o maior número de medalhas possíveis, porém o mais importante é irmos bem, acertarmos, não termos lesões e aproveitar para fazer uma ótima preparação para as competições que estão por vir", encerrou Ricardo.

Delegação brasileira

Ginástica Artística Masculina
Ginastas: Ângelo Assumpção, Leonardo Souza, Péricles Silva, Petrix Barbosa e Renato Oliveira
Técnicos: Antônio Lameira e Hilton Dichelli Júnior
Fisioterapeuta: Caio Buonanotte
Árbitro: Luís Mitio Okuda

Ginástica Artística Feminina
Ginastas: Daniele Hypolito, Jade Barbosa, Letícia Costa, Lorenna Rocha e Mariana Oliveira
Técnicos: Iryna Ilyashenko e Ricardo Pereira
Fisioterapeuta: Ana Lyra
Árbitra: Catarina Santos

Programação
Horário de Brasília

Sexta-feira (19)
17h às 22h25: Competição GAM (solo, cavalo com alças e argolas) e GAF (salto e barras assimétricas)

Sábado (20)
17h às 22h25: Competição GAM (salto, paralelas e barra fixa) e GAF (trave e solo)
22h30 às 23h: Premiação

Domingo (21)
18h às 21h05: Finais por aparelhos
21h às 22h: Premiação
Leia também...
20.07.2025

Conjunto brasileiro deixa a cidade italiana com duas medalhas

19.07.2025

Depois do ouro na World Challenge Cup de Portimão, GR verde-amarela brilha ainda mais na etapa de Milão da Copa

18.07.2025

Conjunto lidera ao final do primeiro dia; Babi ocupa a quarta colocação no individual

18.07.2025

Evento no Rio de Janeiro será o maior Mundial da história em número de participantes, com 78 países, 111 ginastas individuais e 36 conjuntos confirmados.