Jogos Pan-Americanos: Seleção Masculina de Handebol vence e faz final contra Argentina ou Uruguai
23.07.2015
| 33 visualizações
-
Jordi Ribera
Cinara Piccolo/Photo&Grafia
-
Oswaldo Guimarães
Cinara Piccolo/Photo&Grafia
-
Fernando Pacheco, o Zeba
Cinara Piccolo/Photo&Grafia
-
Vinícius Teixeira
Cinara Piccolo/Photo&Grafia
-
Bruno Santana
Cinara Piccolo/Photo&Grafia
-
César de Almeida, o Bombom
Cinara Piccolo/Photo&Grafia
-
Maik dos Santos
Cinara Piccolo/Photo&Grafia
-
Thiagus Petrus
Cinara Piccolo/Photo&Grafia
-
Felipe Borges
Cinara Piccolo/Photo&Grafia
Brasileiros ganharam dos chilenos pela semifinal; disputa da medalha dourada será no sábado (25), às 21h (horário de Brasília)
Toronto (CAN) - Totalmente focados em busca do ouro dos Jogos Pan-Americanos do Canadá, a Seleção Masculina de Handebol entrou em quadra com apenas um objetivo, o de vencer o Chile pela semifinal da competição, disputada no Coliseu de Toronto. A partida foi realizada nesta quinta-feira (23) e fechou com 34 gols para os brasileiros e 24 para os chilenos (19 a 12 no primeiro tempo). O adversário do Brasil na decisão sairá do duelo entre Argentina e Uruguai, às 21h30 (horário de Brasília). A final será no sábado (25), às 21h.
O Brasil teve um pouco mais de dificuldade no início, enquanto o Chile aproveitou para balançar a rede e bloquear os ataques brasileiros com o goleiro Rene Oliva. Mesmo não sendo a melhor partida dos brasileiros na competição, a partir dos dez minutos os comandados de Jordi Ribera erraram menos e, com bons contra-ataques, fizeram mais gols, abrindo uma boa vantagem. Do lado dos chilenos, os arremessos ao gol não eram tão efetivos e sempre pararam nas mãos do goleiro Bombom.
Apesar do placar elástico, o técnico Jordi Ribera já previa um confronto difícil. "Os últimos jogos que fizemos contra o Chile sempre foram complicados, mas aqui conquistamos uma boa diferença. Hoje acredito que os atletas entraram ansiosos, com a cabeça já na final, e nos faltou um pouco de intensidade na defesa, além dos erros de arremessos fáceis e nos sete metros. Não podemos tirar o mérito do Chile, que fez um jogo bem calculado no ataque e com muitos passes na linha de seis metros, o que atrapalhou nossas jogadas defensivas", analisou Jordi.
Diogo Hubner, um dos centrais brasileiros, também destacou que esse foi um duelo forte. "Esse foi um jogo duro, apesar do placar elástico. Eles jogaram muito bem fisicamente. O mais importante foi a vitória e a classificação para a final. Queremos conquistar o título que perdemos em Guadalajara (em 2011, contra a Argentina). O nosso pensamento é apenas a medalha de ouro", ressaltou Diogo, de 32 anos.
Mesmo com a derrota, o Chile contou com o artilheiro do jogo: Esteban Salinas, com dez gols. Do Brasil, o destaque foi Oswaldo Guimarães, com cinco.
Gols do Brasil: Oswaldo (5), Chiuffa (4), Vini (4), Thiagus (4), Alemão (3), Borges (3), Diogo (3), Bruno (2), Lucas (2), Teixeira (2), Raul (1) e Zeba (1).
Seleção Feminina - O Brasil e a Argentina são as finalistas femininas dos Jogos Pan-Americanos. A decisão será amanhã, às 21h (horário de Brasília). Na disputa do bronze estão Uruguai e México, que jogam às 18h30. Chile e Canadá, às 11h30, e Porto Rico e Cuba, às 14h, se enfrentam para as definições de quinto ao oitavo.
Programação do Handebol
Horário de Brasília
Masculino
Sexta-feira (17)
Brasil 34 x 17 Canadá
República Dominicana 23 x 33 Uruguai
Argentina 35 x 18 Cuba
Chile 33 x 23 Porto Rico
Domingo (19)
Brasil 38 x 18 Uruguai
Canadá 28 x 25 República Dominicana
Porto Rico 22 x 38 Argentina
Cuba 31 x 31 Chile
Terça-feira (21)
Canadá 17 x 26 Uruguai
Brasil 48 x 18 República Dominicana
Cuba 38 x 23 Porto Rico
Argentina 30 x 23 Chile
Quinta-feira (23)
Canadá 24 x 29 Porto Rico (disputa do quinto ao oitavo lugar)
Brasil 34 x 24 Chile (semifinal)
19h: República Dominicana x Cuba (disputa do quinto ao oitavo lugar)
21h30: Uruguai x Argentina (semifinal)
Sábado (25)
11h30: disputa do sétimo lugar
14h: disputa do quinto lugar
18h30: disputa do bronze
21h: final
Feminino
Quinta-feira (16)
Brasil 38 x 21 Porto Rico
México 25 x 22 Canadá
Argentina 20 x 15 Uruguai
Chile 25 x 28 Cuba
Sábado (18)
Brasil 48 x 12 Canadá
Porto Rico 30 x 39 México
Cuba 27 x 25 Argentina
Uruguai 32 x 26 Chile
Segunda-feira (20)
Porto Rico 21 x 21 Canadá
Brasil 34 x 19 México
Uruguai 33 x 28 Cuba
Argentina 30 x 18 Chile
Quarta-feira (22)
Porto Rico 36 x 34 Chile (decisão do quinto ao oitavo lugar)
Brasil 40 x 22 Uruguai (semifinal)
19h: Canadá x Cuba (decisão do quinto ao oitavo lugar)
21h30: México x Argentina (semifinal)
Sexta-feira (24)
11h30: Chile x Canadá
14h: Porto Rico x Cuba
18h30: Uruguai x México (disputa do bronze)
21h: Brasil x Argentina (final)
Seleção Masculina
Goleiros: César de Almeida, o Bombom (Asociación Deportiva Ciudad de Guadalajara-Espanha) e Maik dos Santos (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP).
Armadores: Fernando Pacheco Filho, o Zeba (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP), Oswaldo Maestro Guimarães (BM Villa de Aranda-Espanha), Raul Nantes (Tremblay France Handball-França) e Thiagus Petrus (Naturhouse La Rioja-Espanha).
Centrais - Bruno Santana (Esporte Clube Pinheiros-SP), Diogo Kent Hubner (Metodista/São Bernardo/Besni-SP) e Henrique Selicani Teixeira (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté - SP).
Pontas: André Martins Soares, o Alemão (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP), Fábio Chiuffa (Asociación Deportiva Ciudad de Guadalajara-Espanha), Felipe Borges (Montpellier Agglomeration-França) e Lucas Cândido (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP).
Pivôs: Alexandro Pozzer, o Tchê (Asociación Deportiva Ciudad de Guadalajara-Espanha), Rodrigo Joench (AERC Handebol de São José-SC) e Vinícius Teixeira (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté- SP).
Comissão técnica
Técnicoo: Jordi Ribera
Auxiliar técnico: Washigton Nunes
Preparador físico: Luigi Turisco
Fisioterapeuta: Gustavo Barbosa
Supervisor: Cássio Marques