Bolsa Atleta já contempla cerca de 2000 atletas do handebol em dez anos
28.09.2015
| 35 visualizações
-
Patricia Scheppa foi campeã Mundial de Handebol de Areia em 2014
Cinara Piccolo/Photo&Grafia
-
Patricia Scheppa, atleta da Seleção de Handebol de Areia
Cinara Piccolo/Photo&Grafia
-
Célia Costa em treino com a Seleção Brasileira
Alexandre Loureiro/Photo&Grafia
-
Célia Costa em ação pela Metodista/São Bernardo (SP)
William Lucas/Photo&Grafia
Benefício do governo federal é importante para ajudar os esportistas se manterem no alto rendimento
Santo André (SP) - O Bolsa Atleta completa dez anos em 2015 com números impressionantes. Sempre parceiro do handebol, o programa já beneficiou cerca de 2000 atletas da modalidade indoor e de areia, nas categorias Nacional, Internacional e de Base. Só em 2015, 322 jogadores de handebol, de todos os níveis, foram contemplados com o Bolsa Atleta.
De acordo com o presidente da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), Manoel Luiz Oliveira, o benefício do governo federal, desde o início, sempre foi grande aliado da modalidade. "O Bolsa Atleta tem significado muito especial para o handebol. Esse aporte foi muito importante para que os atletas pudessem melhorar o rendimento e se manterem atuando em alto nível. Na nossa visão, o programa foi, ainda é, e vai continuar sendo fundamental para o desenvolvimento do esporte. Ele ajudou e ainda ajuda atletas a terem outra fonte de renda e se sustentarem na modalidade", destacou.
"O Bolsa Atleta é muito democrático. Ele é importante para todos os níveis de profissionais. O programa não apoia só jogadores das Seleções, ele também beneficia atletas da base e quem tem bom desempenho nos campeonatos nacionais", completou o presidente da CBHb.
Para a campeã mundial de Handebol de Areia com a Seleção Brasileira Feminina Patricia Scheppa, o recurso foi fundamental para ela se manter no alto rendimento. "O Bolsa Atleta vem sendo um incremento importante na minha rotina. O programa complementa minha renda e possibilita me estruturar melhor para seguir no alto rendimento. Sem o benefício seria muito difícil me manter exercendo a profissão de atleta", afirmou.
"Acredito que o programa traz muitos benefícios. Com ele posso arcar com nutricionista, fisioterapeuta, exames de controle e do corpo em geral, que é a nossa ferramenta de trabalho, já que alguns clubes ainda não possuem estrutura multidisciplinar", acrescentou Scheppa, que começou a receber o benefício em 2008, quando atuava nas quadras, e desde 2011 passou a ser beneficiada pelos resultados alcançados com a Seleção de Handebol de Areia.
No total, desde o início do programa já foram concedidas 43 mil bolsas a mais de 17 mil atletas brasileiros de diversas modalidades, com investimento de mais de R$ 600 milhões do governo federal. O público beneficiário do programa são esportistas que obtêm bons resultados em competições nacionais e internacionais. Esses atletas recebem bolsa de um ano com valor que varia de acordo com a categoria em que o jogador está cadastrado. Atualmente, são seis as categorias de bolsa oferecidas pelo Ministério do Esporte: Atleta de Base, Estudantil, Nacional, Internacional, Olímpico/Paraolímpico e Pódio.
"É muito importante esse algo a mais. É uma ajuda muito boa para comprar suplemento alimentar ou material esportivo que precisamos. É importante usar esse benefício para tentar melhorar o desempenho, já que, às vezes, o clube não tem como investir em tudo ao mesmo tempo", frisou Célia Costa, que já recebeu a bolsa Nacional, devido aos resultados conquistados com a equipe da Metodista/São Bernardo (SP), e hoje é beneficiada pela categoria Internacional, depois dos bons desempenhos obtidos com a Seleção Feminina.
No caso do handebol, os atletas recebem o Bolsa Atleta conforme os resultados nas seguintes competições: Campeonato Mundial, Campeonato Pan-Americano, Campeonato Pan-Americano de Clubes, Campeonato Sul-Americano, Jogos Desportivos Pan-Americanos, Jogos Olímpicos, Liga Nacional, Campeonato Brasileiro de Clubes da 1ª Divisão, Campeonato Brasileiro de Clubes Júnior, Campeonato Brasileiro de Clubes Juvenil, Campeonato Brasileiro de Clubes Cadete, Campeonato Brasileiro de Seleções Cadete, Campeonato Mundial de Handebol de Areia, World Games de Handebol de Areia e Campeonato Pan-Americano de Handebol de Areia.