Chile vence pelo Pan-Americano Júnior Feminino de Handebol e se aproxima de vaga para o Mundial
18.03.2016
| 31 visualizações
-
Chilenas comemoram importante vitória
Christian Rizzi
-
Chile soube aproveitar as chances que teve
Christian Rizzi
-
Uruguai e Canadá fizeram partida emocionante
Christian Rizzi
-
Uruguai venceu a primeira no Pan-Americano Júnior
Christian Rizzi
Equipes fizeram confronto direto pelo terceiro lugar da competição; Uruguai bate Canadá e garante primeira vitória
Foz do Iguaçu (PR) - Os dois primeiros jogos desta sexta-feira (18) do Pan-Americano Júnior Feminino de Foz do Iguaçu (PR) foram emocionantes. O Chile venceu o Paraguai por 32 a 26 (17 a 15 no primeiro tempo) e ficou muito perto da vaga para o Mundial da Rússia (Brasil e Argentina já garantiram a classificação). Na outra partida do dia, o Uruguai venceu a primeira na competição ao bater o Canadá por 26 a 24 (12 a 11).
No duelo que valia o terceiro lugar e a vaga para o Mundial, o Chile levou a melhor sobre o Paraguai. Mais fortes fisicamente, as chilenas souberam neutralizar o rápido time paraguaio. Muito concentrada, a equipe do Chile errava pouco no ataque e não deixava a seleção Guarani usar a principal arma do time: o contra-ataque. Mesmo assim, as valentes paraguaias levaram o jogo gol a gol até os cinco minutos finais, quando o Chile abriu uma pequena diferença e venceu por 32 a 26. Com o resultado, as equipes empataram em pontos, mas na última rodada o Paraguai encara a Argentina e o Chile o Canadá, o que deixa as chilenas muito perto da vaga.
Para o técnico do Chile, Miguel Angel Interllige, a equipe mostrou para o que veio. "Hoje era uma final para nós, assim como amanhã temos que confirmar a vaga jogando o mais sério possível. Não temos um grupo com as melhores jogadoras, mas posso afirmar que elas trabalharam muito para chegar até aqui. Vejo gana de vencer em todas elas. Estudamos muito os cruzamentos do Paraguai e conseguimos cortar essas jogadas e os contra-ataques delas", disse.
Já na partida de abertura da rodada, o Uruguai provou que gosta de emoção. Em mais um duelo eletrizante, a seleção Celeste, que hoje jogou de vermelho, venceu o Canadá por 26 a 24. Após abrir boa vantagem durante o primeiro tempo, as uruguaias deixaram as canadenses encostarem no placar e foram para o intervalo com apenas um gol na frente. Empolgadas com a possibilidade real de vencer, o Canadá tomou à frente do marcador e ficou em vantagem até os 20 minutos do segundo tempo. O Uruguai, porém, se aproveitou de duas exclusões das adversárias e voltou a liderar o marcador até o final do jogo.
Para o técnico do Uruguai, Diego Guarnieri, a oscilação prejudicou o rendimento da equipe na partida. "Fomos jogando cada vez melhor durante o campeonato. Tivemos grande atuação contra a Argentina e hoje fomos mal na defesa e no ataque", disse ele, que explicou um problema que tem com o elenco. "Temos um plantel muito pequeno e as suplentes não conseguem manter o nível da equipe. Além disso, cinco de nossas jogadoras Júnior estão no Pré-Olímpico com o time Adulto. Com elas aqui poderíamos pensar mais alto na competição", evidenciou.
Ainda nesta sexta-feira (18), o Brasil encara a Argentina, na final antecipada do Pan-Americano Júnior Feminino de Foz do Iguaçu (PR). A partida será realizada no Ginásio Costa Cavalcanti e terá transmissão pelo site da Confederação Brasileira de Handebol.
Tabela
Terça-feira (15)
Uruguai 31 x 32 Chile
Argentina 40 x 13 Canadá
Brasil 38 x 18 Paraguai
Quarta-feira (16)
Chile 23 x 33 Argentina
Paraguai 39 x 32 Uruguai
Canadá 8 x 43 Brasil
Quinta-feira (17)
Uruguai 23 x 31 Argentina
Paraguai 36 x 23 Canadá
Brasil 33 x 21 Chile
Sexta-feira (18)
Uruguai 26 x 24 Canadá
Chile 32 x 26 Paraguai
20h - Argentina x Brasil
Sábado (19)
14h - Canadá x Chile
16h - Argentina x Paraguai
18h - Brasil x Uruguai