Champions League Feminina de Handebol terá final com quatro brasileiras

07.05.2016  |    49 visualizações

Györi e Bucareste se enfrentam neste domingo (8), às 12h45, horário de Brasília, com transmissão do Esporte Interativo

Budapeste (HUN) - O handebol brasileiro continua mostrando evolução com grandes resultados nos campeonatos europeus. Prova disso é a final da Champions League Feminina 2015/2016. O principal torneio de clubes da Europa terá quatro brasileiras em quadra na grande decisão. O Györi Audi ETO (Hungria), da armadora esquerda Eduarda Amorim, a Duda, enfrenta o CSM Bucareste (Romênia), da goleira Mayssa Pessoa, da central Ana Paula Rodrigues e da ponta esquerda Fernanda França. A partida será realizada na Papp László Budapest Arena, em Budapeste, na Hungria, às 12h45 (horário de Brasília), e terá transmissão dos canais Esporte Interativo.

As semifinais, que foram realizadas na manhã deste sábado (7), no mesmo palco da final, começaram com a emocionante partida entre o Györi e o Buducnost (Montenegro), atual campeão da Champions League Feminina. Em jogo muito duro fisicamente, o time húngaro se mostrou mais técnico e venceu as montenegrinas por 21 a 20 (11 a 8 no primeiro tempo).

Com a vitória sobre o atual campeão, Duda, que atua pelo Györi desde 2009, chega a quarta final de Champions League da carreira. Com a equipe húngara, ela ergueu a taça de campeã nas temporadas 2012/2013 e 2013/2014 e ficou na segunda colocação na temporada 2011/2012. "Estou muito feliz. Sabíamos que seria uma partida bastante difícil, na qual cada time tinha 50% de chance de ganhar, mas estávamos muito confiantes. Mantivemos a calma nos momentos difíceis, conseguimos defender muito bem e acabar com as melhores oportunidades delas", disse a atleta.

Duda foi uma das jogadoras mais visadas da partida. Porém, mesmo com marcação acirrada, ela marcou três gols e conseguiu criar diversas oportunidades para as colegas de equipe com belas assistências. "No ataque fizemos um jogo muito aberto, tentamos evitar ao máximo o jogo com faltas de ataque, que é o que elas gostam, e fomos muito disciplinadas, principalmente na defesa. Acho que o nosso técnico (Martin Ambrosio) foi muito feliz nas escolhas táticas dele para esse jogo", completou.

Logo em seguida, entraram em quadra Bucareste e HC Vardar (Macedônia). Ao lado das companheiras de clube, as brasileiras Mayssa e Ana Paula, venceram a equipe da Macedônia pelo placar de 27 a 21 (14 a 9 no primeiro tempo). A ponta esquerda Fernanda França também faz parte da equipe, mas não atuou na partida. O grande duelo da manhã deste sábado ficará para sempre marcado na memória das atletas brasileiras, que conseguiram um feito inédito na carreira e na história do próprio clube: disputar final da Champions League Feminina.

Para a Mayssa, é difícil acreditar que o sonho da decisão está se realizando. "Começamos muito mal a Champions League e nunca imaginei que chegaríamos nas semifinais, mas começamos a jogar junto e acreditar que poderíamos estar entre os quatro melhores. Hoje fiquei um pouco surpresa, não imaginava que conseguiríamos abrir tantos gols, especialmente porque o Vardar é uma grande equipe, com experiência na Final Four e que já ganhou da gente duas vezes na fase anterior", disse a goleira, que defenderá a equipe da Macedônia na próxima temporada, frisando a diferença no placar, que chegou a 11 gols na metade do segundo tempo.

Porém, para erguer a taça de campeão, o Bucuresti terá que vencer o Györi, clube húngaro favorito ao título e que conta com o apoio de sua imensa torcida, já que joga em casa. Além disso, as meninas do Brasil que defendem a equipe romena enfrentarão a companheira de Seleção Eduarda Amorim, eleita a melhor defensora da competição. "Na verdade, ela minha companheira só na Seleção", brincou Ana Paula. "Estou feliz de ver quatro brasileiras na final. Temos ciência de que será um jogo bem difícil, mas espero que a equipe continue com esse bom rendimento", finalizou ela, que marcou cinco gols na partida.

Já Duda, falou que, como em qualquer final, tudo pode acontecer. "É decisão de título. Não existe favorito em jogos desse tipo. Nós queremos a taça e teremos que jogar muito forte para isso", finalizou a atleta.

Champions League Feminina
Horário de Brasília

Sábado (7)
Buducnost 20 x 21 Györi Audi ETO
CSM Bucureste 27 x 21 HC Vardar

Domingo (8)
10h15 - Buducnost x HC Vardar
12h45 - Györi Audi ETO x CSM Bucareste
Leia também...
06.06.2018

Após vitória em jogo equilibrado, equipe se prepara para disputar o Pan-Americano na Groenlândia

05.06.2018

Seleção masculina de Handebol terá reforço de Tchê e José Guilherme na decisão em Cochabamba (BOL)

04.06.2018

Seleção masculina de Handebol derrotou o Chile no jogo mais equilibrado da fase inicial dos Jogos Sul-Americanos

03.06.2018

Brasil bateu os donos da casa por 55 a 5 e garantiu a segunda vitória em Cochabamba