Brasil faz estreia com placar elástico contra o Paraguai no Pan-Americano Masculino de Handebol

12.06.2016  |    42 visualizações

Estreia foi bastante positiva para a equipe de Jordi Ribera que vai em busca de mais um título

Buenos Aires (ARG) - Com muita energia, a Seleção Masculina de Handebol abriu a disputa do Campeonato Pan-Americano, em Buenos Aires, neste sábado (11). Diante do Paraguai, a equipe demonstrou grande qualidade no ataque e defesa e fechou o amplo placar em 54 a 14 (30 a 7 no primeiro tempo). A competição classifica três países para o Mundial, em janeiro, na França, e para o Brasil faz parte também da preparação para os Jogos Olímpicos.

Sem muita resistência dos paraguaios, os brasileiros trataram de colocar em prática o que estiveram treinando durante a última semana. Com um forte trabalho pelas pontas, rapidamente abriram o placar e impediram os adversários de colocar a bola na rede durante os primeiros 15 minutos. A esta altura, o placar já marcava 14 a 1. O ritmo seguiu forte e a equipe nacional fechou o primeiro tempo com um placar elástico.

No segundo tempo, o Paraguai cresceu um pouco e encontrou espaço na defesa brasileira, mas rapidamente, o Brasil retomou o ritmo e ampliou ainda mais a vantagem. O técnico Jordi Ribera conseguiu fazer um bom rodízio de jogadores, o que nesta reta final de preparação para o Rio 2016 é bastante importante.

Para o técnico, foi uma boa estreia, e uma grande oportunidade para colocar em prática algumas ações de jogo. "Na estreia sempre é importante que hajam poucos erros. Às vezes é difícil manter a concentração, mas hoje conseguimos isso. Fomos alternando diferentes coisas que havíamos trabalhado durante os treinamentos e acho que foi um bom trabalho para todos nós. Independente da diferença que foi muito ampla, conseguir colocar algumas coisas em prática sempre é importante para o futuro. Talvez, tenhamos cometido uns erros na defesa, principalmente quando trabalhamos 6 x 0, permitindo algumas reações de arremesso. Mas esse era o nosso primeiro jogo desde abriu e acho que foi bom", analisou.

O ponta Fábio Chiuffa foi o artilheiro do Brasil, com 11 gols. Ele afirma que foi um bom primeiro jogo para a equipe, que testou algumas novidades, de acordo com as novas regras, implantadas recentemente. "Acho que o nosso ponto forte foi o nosso contra-ataque e conseguimos colocar em prática algumas coisas novas como o goleiro linha, que é algo que também precisamos treinar. Acredito que as coisas saíram bem e conseguimos um bom resultado. Nosso time jogou bem", resumiu.

Amanhã, o Brasil faz a segunda partida pelo grupo B, contra Porto Rico, às 17h. A competição está sendo disputada no ginásio Tecnópolis.

Gols do Brasil: Chiuffa (11), Borges (9), Alemão (9), Lucas (4), Diogo (4), Léo (4), Oswaldo (3), Ales (3), Vinícius (3), Thiagus (2), Haniel (1) e José Guilherme (1). Gols do Paraguai: Victor Perez (4), Ever Salinas (3), Nelson Martínez (2), José Cazal (2), Luís Dias (1), Jorge Ramiro (1) e Amdo Aluam (1).

Tabela e resultados dos jogos do Brasil

Sábado (11)
Brasil 54 x 14 Paraguai

Domingo (12)
17h - Brasil x Porto Rico

Segunda-feira (13)
17h - Brasil x Colômbia

Quarta-feira (15)
17h - Estados Unidos x Brasil

Quinta-feira (16)
17h - Brasil x Uruguai

Sábado (18)
Semifinais

Domingo (19)
Final

Seleção Masculina de Handebol

Goleiros - César Augusto de Oliveira Almeida 'Bombom' (Fraikin BM. Granollers-Espanha), Maik Ferreira dos Santos (Taubaté/FAB/Unitau-SP) e Rangel Rosa (BM Villa de Aranda-Espanha).

Armadores - Haniel Vinícius Inouê Langaro (Naturhouse La Rioja-Espanha), José Guilherme de Toledo (Orlen Wisla Plock-Polônia), Leonardo Felipe Sampaio Santos (CB Ademar Leon-Espanha), Oswaldo Maestro Guimarães (BM Villa de Aranda-Espanha) e Thiagus Petrus Gonçalves dos Santos (Mol-Pick Szeged-Hungria).

Centrais - Diogo Kent Hubner (São Caetano-SP), Henrique Selicani Teixeira (Fraikin BM. Granollers-Espanha) e João Pedro Francisco da Silva (Chambéry Savoie Handball-França).

Pontas - André Martins Soares (Taubaté/FAB/Unitau-SP), Fábio Rocha Chiuffa (Assoc. Dep. Ciudad de Guadalajara-Espanha), Felipe Borges Dutra Ribeiro (Montpellier Agglomeration Handball-França) e Lucas Cândido (Taubaté/FAB/Unitau-SP).

Pivôs - Ales Abrão Silva (Assoc. Dep. Ciudad de Guadalajara-Espanha), Alexandro Pozzer (Fertiberia Puerto Sagunto-Espanha) e Vinícius Santos Teixeira (Taubaté/FAB/Unitau-SP).

Comissão técnica

Técnico: Jordi Ribera
Supervisor: Cássio Marques
Auxiliar técnico: Washington Nunes
Treinador de goleiros: Diogo Castro
Médico: Gustavo Rocha
Preparador físico: Luiz Antônio Luisi Turisco
Fisioterapeuta: Gustavo Barbosa
Psicóloga: Anahy Couto
Nutricionista: Larissa Aguiar
Massoterapeuta: João Batista Mariano da Silva
Leia também...
06.06.2018

Após vitória em jogo equilibrado, equipe se prepara para disputar o Pan-Americano na Groenlândia

05.06.2018

Seleção masculina de Handebol terá reforço de Tchê e José Guilherme na decisão em Cochabamba (BOL)

04.06.2018

Seleção masculina de Handebol derrotou o Chile no jogo mais equilibrado da fase inicial dos Jogos Sul-Americanos

03.06.2018

Brasil bateu os donos da casa por 55 a 5 e garantiu a segunda vitória em Cochabamba