Brasil fecha fase de grupos na liderança e enfrenta Argentina na semifinal do Pan de Handebol
16.06.2016
| 65 visualizações
-
André Soares, o Alemão, ponta esquerda
Cinara Piccolo/Photo&Grafia
-
Tchê e Leonardo Santos
Cinara Piccolo/Photo&Grafia
-
Ales Silva, pivô
Cinara Piccolo/Photo&Grafia
-
João Pedro Silva, central
Cinara Piccolo/Photo&Grafia
-
Diogo Hubner, central
Cinara Piccolo/Photo&Grafia
-
Fábio Chiuffa, ponta direita
Cinara Piccolo/Photo&Grafia
-
Henrique Teixeira, central
Cinara Piccolo/Photo&Grafia
-
José Guilherme Toledo, armador direito
Cinara Piccolo/Photo&Grafia
Vitória diante do Uruguai nesta quinta-feira (16), manteve a invencibilidade da equipe no campeonato
Buenos Aires (ARG) - A partir de hoje, o Brasil já pode pensar nas semifinais do Pan-Americano Masculino de Handebol com mais intensidade. A Seleção encerrou a fase classificatória da competição disputada em Buenos Aires, Argentina, nesta quinta-feira (16) de forma invicta, após passar pelos uruguaios com tranquilidade. O placar final foi de 40 a 15 (20 a 7 no primeiro tempo), bem mais aberto do que o esperado pela equipe verde e amarela.
O Brasil, que terminou na liderança do grupo B, irá enfrentar os argentinos nas semifinais, marcadas para o sábado (18). Os próximos adversários terminaram na segunda colocação da chave A.
Bem mais movimentado do que os jogos anteriores, definitivamente, os brasileiros sofreram mais pressão no início da partida contra os vizinhos do Uruguai. Com ótimas defesas do goleiro uruguaio Manuel Adler, os contra-ataques demoraram alguns minutos a sair, mas em pouco tempo, os brasileiros acertaram o ritmo do jogo e deslancharam. Já na metade do primeiro tempo, os adversários diminuíram o ritmo, pois dificilmente conseguiriam alcançar o placar.
Concentrado até o final, como tem feito em todos os jogos da competição, na segunda parte do duelo, o Brasil apenas administrou a vantagem. "Estivemos cinco minutos um pouco fora do jogo, mas depois disso já voltamos a nos concentrar e seguimos dessa forma. Defendemos bem na primeira parte e também tivemos uma boa efetividade no ataque", comentou o técnico do Brasil, Jordi Ribera.
O armador José Guilherme Toledo, bastante acionado no ataque brasileiro hoje, comemorou a constância do Brasil na competição. "Esperávamos um jogo mais difícil, porque a equipe do Uruguai parece um pouco mais estruturada do que as outras do nosso grupo. Estamos entrando com a mesma seriedade em todos os jogos, como se fosse as Olimpíadas, já que esse campeonato também faz parte da nossa preparação. Acho que é dai que estão vindo os placares tão elásticos. Acabou a fase de grupo, agora é outra competição, é mata-mata. Temos que seguir com a mesma seriedade e concentração", apontou o jogador.
Gols do Brasil: Léo (6), José Guilherme (6), Alemão (5), Haniel (5), Chiuffa (4), Teixeira (4), Lucas (3), Ales (3), Diogo (2) e Tchê (2). Gols do Uruguai: Fabra (4), Morandeira (4), Velazco (2), Rubbo (1), Cancio (1), Liston (1), Ancheta (1) e Chaparro (1).
Tabela e resultados dos jogos
Sábado (11)
Estados Unidos 26 x 31 Porto Rico
Chile 30 x 21 México
Groenlândia 31 x 24 Canadá
Argentina 37 x 12 Guatemala
Brasil 54 x 14 Paraguai
Uruguai 33 x 11 Colômbia
Domingo (12)
Canadá 13 x 37 Argentina
México 24 x 36 Groenlândia
Brasil 38 x 24 Porto Rico
Guatemala 11 x 41 Chile
Paraguai 19 x 34 Uruguai
Colômbia 29 x 21 Estados Unidos
Segunda-feira (13)
Argentina 42 x 17 México
Guatemala 24 x 27 Canadá
Chile 37 x 29 Groenlândia
Brasil 42 x 10 Colômbia
Paraguai 26 x 34 Porto Rico
Uruguai 26 x 21 Estados Unidos
Quarta-feira (15)
Groenlândia 25 x 23 Argentina
México 32 x 31 Guatemala
Estados Unidos 15 x 40 Brasil
Chile 42 x 26 Canadá
Uruguai 27 x 22 Porto Rico
Colômbia 32 x 31 Paraguai
Quinta-feira (16)
Groenlândia 45 x 23 Guatemala
Canadá 14 x 17 México
Porto Rico 34 x 26 Colômbia
Brasil 40 x 15 Uruguai
Argentina 22 x 21 Chile
Estados Unidos x Paraguai
Sábado (18)
Semifinais
Domingo (19)
Final
Seleção Masculina de Handebol
Goleiros - César Augusto de Oliveira Almeida 'Bombom' (Fraikin BM. Granollers-Espanha), Maik Ferreira dos Santos (Taubaté/FAB/Unitau-SP) e Rangel Rosa (BM Villa de Aranda-Espanha).
Armadores - Haniel Vinícius Inouê Langaro (Naturhouse La Rioja-Espanha), José Guilherme de Toledo (Orlen Wisla Plock-Polônia), Leonardo Felipe Sampaio Santos (CB Ademar Leon-Espanha), Oswaldo Maestro Guimarães (BM Villa de Aranda-Espanha) e Thiagus Petrus Gonçalves dos Santos (Mol-Pick Szeged-Hungria).
Centrais - Diogo Kent Hubner (São Caetano-SP), Henrique Selicani Teixeira (Fraikin BM. Granollers-Espanha) e João Pedro Francisco da Silva (Chambéry Savoie Handball-França).
Pontas - André Martins Soares (Taubaté/FAB/Unitau-SP), Fábio Rocha Chiuffa (Assoc. Dep. Ciudad de Guadalajara-Espanha), Felipe Borges Dutra Ribeiro (Montpellier Agglomeration Handball-França) e Lucas Cândido (Taubaté/FAB/Unitau-SP).
Pivôs - Ales Abrão Silva (Assoc. Dep. Ciudad de Guadalajara-Espanha), Alexandro Pozzer (Fertiberia Puerto Sagunto-Espanha) e Vinícius Santos Teixeira (Taubaté/FAB/Unitau-SP).
Comissão técnica
Técnico: Jordi Ribera
Supervisor: Cássio Marques
Auxiliar técnico: Washington Nunes
Treinador de goleiros: Diogo Castro
Médico: Gustavo Rocha
Preparador físico: Luiz Antônio Luisi Turisco
Fisioterapeuta: Gustavo Barbosa
Psicóloga: Anahy Couto
Nutricionista: Larissa Aguiar
Massoterapeuta: João Batista Mariano da Silva