Brasil desafia Argentina em casa por vaga na final do Pan-Americano Masculino de Handebol

17.06.2016  |    70 visualizações

Jogo está marcado para este sábado (19) em Buenos Aires; outra semifinal será entre Uruguai e Chile

Buenos Aires (ARG) - O maior desafio do Brasil até aqui no Pan-Americano Masculino de Handebol está por vir. Na semifinal, marcada para este sábado (18), às 14h, a equipe, que terminou na liderança da chave B, irá enfrentar a Argentina. Os donos da casa ficaram com o segundo lugar no grupo A e devem vir com tudo, pois não querem estar de fora da final dentro de casa, por isso, a arma brasileira deve ser também a concentração, fator que tem feito a diferença no campeonato para a equipe que não perdeu nenhum jogo.

Como sempre, entre Brasil e Argentina, se espera um duelo bastante disputado e cheio de rivalidade. O time de Jordi Ribera tem feito um grande trabalho de preparação, pensando também nos Jogos Olímpicos que se aproximam e, tem o objetivo de seguir com o mesmo foco para enfrentar os 'hermanos'.

"Estivemos em um grupo fácil na etapa classificatória e conseguimos fazer bem nosso dever. Vamos para uma semifinal inédita. Nosso primeiro objetivo é a classificação para o Mundial da França e ganhando a semifinal, conseguimos atingí-lo. É um jogo que pode acontecer qualquer coisa, mas vejo a equipe muito focada e preparada. Acho que podemos fazer um bom jogo", disse o técnico Jordi Ribera, ao final do treino de hoje da Seleção Brasileira.

"Está claro que se a Argentina ficou em segundo e o Chile em primeiro, é porque fez um melhor trabalho. Mas, talvez a pressão de jogar em casa pode ter interferido. Porém, temos que ver o nosso, e seguir trabalhando com o foco máximo de seguir nosso objetivo", acrescentou Jordi.

Sem Diego Simonet, um dos principais nomes do handebol argentino, a equipe adversária tenta compensar no conjunto e na experiência de alguns jogadores, além do fato de que é um grupo que está junto há um bom tempo. Para o goleiro Maik Santos, também um dos mais experientes do grupo brasileiro, para o Brasil, o fato de enfrentar a Argentina nas semifinais, não muda muito. "Somente antecipou o que esperávamos para domingo. Sabíamos que teríamos que enfrentá-los em algum momento. Agora temos que pensar em ganhar a semifinal para chegar na final. Esse é nosso objetivo para sair daqui campeão", disse o defensor.

Maik, que foi um dos grandes responsáveis pela vitória brasileira sobre os argentinos nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, espera um adversário bem aguerrido. "O mais importante para jogar contra eles é ter tranquilidade, ter cabeça e jogar com disposição, vigor. Temos que estar tranquilos, mas intensos na partida. Acho que temos que estar conscientes das nossas ações, não entrar nas provocações, no nervosismo e ansiedade. Acho que isso é um ponto principal. E, acreditar no nosso trabalho, principalmente. No que podemos produzir. Ver que as coisas podem dar certo e que estamos trabalhando pra isso."

A outra semifinal será disputada entre Chile, líder do grupo A, e Uruguai, segundo colocado da chave B, às 16h. O Pan-Americano está sendo disputado no ginásio montado dentro do Centro de Eventos Tecnópolis, em Buenos Aires.

Tabela e resultados dos jogos

Sábado (11)
Estados Unidos 26 x 31 Porto Rico
Chile 30 x 21 México
Groenlândia 31 x 24 Canadá
Argentina 37 x 12 Guatemala
Brasil 54 x 14 Paraguai
Uruguai 33 x 11 Colômbia

Domingo (12)
Canadá 13 x 37 Argentina
México 24 x 36 Groenlândia
Brasil 38 x 24 Porto Rico
Guatemala 11 x 41 Chile
Paraguai 19 x 34 Uruguai
Colômbia 29 x 21 Estados Unidos

Segunda-feira (13)
Argentina 42 x 17 México
Guatemala 24 x 27 Canadá
Chile 37 x 29 Groenlândia
Brasil 42 x 10 Colômbia
Paraguai 26 x 34 Porto Rico
Uruguai 26 x 21 Estados Unidos

Quarta-feira (15)
Groenlândia 25 x 23 Argentina
México 32 x 31 Guatemala
Estados Unidos 15 x 40 Brasil
Chile 42 x 26 Canadá
Uruguai 27 x 22 Porto Rico
Colômbia 32 x 31 Paraguai

Quinta-feira (16)
Groenlândia 45 x 23 Guatemala
Canadá 14 x 17 México
Porto Rico 34 x 26 Colômbia
Brasil 40 x 15 Uruguai
Argentina 22 x 21 Chile
Estados Unidos 31 x 25 Paraguai

Sábado (18)
10h - Guatemala x Paraguai
12h - Canadá x Colômbia
14h - Brasil x Argentina - semifinal
16h - Chile x Uruguai - semifinal
18h - Groenlândia x Estados Unidos
20h - Porto Rico x México

Domingo (19)
Final

Seleção Masculina de Handebol

Goleiros - César Augusto de Oliveira Almeida 'Bombom' (Fraikin BM. Granollers-Espanha), Maik Ferreira dos Santos (Taubaté/FAB/Unitau-SP) e Rangel Rosa (BM Villa de Aranda-Espanha).

Armadores - Haniel Vinícius Inouê Langaro (Naturhouse La Rioja-Espanha), José Guilherme de Toledo (Orlen Wisla Plock-Polônia), Leonardo Felipe Sampaio Santos (CB Ademar Leon-Espanha), Oswaldo Maestro Guimarães (BM Villa de Aranda-Espanha) e Thiagus Petrus Gonçalves dos Santos (Mol-Pick Szeged-Hungria).

Centrais - Diogo Kent Hubner (São Caetano-SP), Henrique Selicani Teixeira (Fraikin BM. Granollers-Espanha) e João Pedro Francisco da Silva (Chambéry Savoie Handball-França).

Pontas - André Martins Soares (Taubaté/FAB/Unitau-SP), Fábio Rocha Chiuffa (Assoc. Dep. Ciudad de Guadalajara-Espanha), Felipe Borges Dutra Ribeiro (Montpellier Agglomeration Handball-França) e Lucas Cândido (Taubaté/FAB/Unitau-SP).

Pivôs - Ales Abrão Silva (Assoc. Dep. Ciudad de Guadalajara-Espanha), Alexandro Pozzer (Fertiberia Puerto Sagunto-Espanha) e Vinícius Santos Teixeira (Taubaté/FAB/Unitau-SP).

Comissão técnica

Técnico: Jordi Ribera
Supervisor: Cássio Marques
Auxiliar técnico: Washington Nunes
Treinador de goleiros: Diogo Castro
Médico: Gustavo Rocha
Preparador físico: Luiz Antônio Luisi Turisco
Fisioterapeuta: Gustavo Barbosa
Psicóloga: Anahy Couto
Nutricionista: Larissa Aguiar
Massoterapeuta: João Batista Mariano da Silva
Leia também...
06.06.2018

Após vitória em jogo equilibrado, equipe se prepara para disputar o Pan-Americano na Groenlândia

05.06.2018

Seleção masculina de Handebol terá reforço de Tchê e José Guilherme na decisão em Cochabamba (BOL)

04.06.2018

Seleção masculina de Handebol derrotou o Chile no jogo mais equilibrado da fase inicial dos Jogos Sul-Americanos

03.06.2018

Brasil bateu os donos da casa por 55 a 5 e garantiu a segunda vitória em Cochabamba