Brasil faz final histórica contra o Chile no Pan-Americano Masculino de Handebol

18.06.2016  |    76 visualizações

Equipe brasileira já garantiu a vaga para o Mundial de 2017 e briga pelo título neste domingo (19)

Buenos Aires (ARG) - O primeiro objetivo do Brasil no Campeonato Pan-Americano Masculino de Handebol foi atingido e em grande estilo. Com uma vitória emocionante contra a Argentina, na casa dos adversários, durante o primeiro jogo das semifinais, neste sábado (19), a equipe verde e amarela garantiu uma das três vagas para o Mundial de 2017 na França e, agora, irá brigar pelo título. A decisão será disputada contra o Chile, que hoje venceu o Uruguai na outra semifinal. O confronto está marcado este domingo (19) às 16h30.

O Pan-Americano é a última competição oficial do Brasil antes da disputa dos Jogos Olímpicos do Rio, por isso, também está sendo utilizada como uma forte preparação para o principal objetivo de todo o ciclo.

Um jogo de defesa, assim pode ser definido o confronto entre os dois rivais históricos desde o início. Brasil e Argentina entraram em quadra decididos a não deixar a bola adversária passar para o gol. E conseguiram. Jordi Ribera investiu em uma defesa alta que funcionou, contando com a ajuda de uma boa atuação do goleiro Maik. Do outro lado, Matias Schulz também salvou o gol argentino em vários momentos. Enquanto isso, a torcida que lotou o ginásio, incentivava os donos da casa e aumentava a pressão sobre os brasileiros.

No segundo tempo, a pressão continuou a mesma. O Brasil, com dificuldades também em passar pela defesa argentina, investiu ainda mais nos chutes de fora da área e a tática deu certo. Pouco a pouco, os brasileiros foram abrindo vantagem e chegaram a ficar cinco gols à frente. Os argentinos não desistiram e também foram buscar, mas com o placar mais aberto, foi difícil chegar e o final do jogo acabou ficando mais tranquilo para o time brasileiro.

O ponta Felipe Borges falou sobre o equilíbrio do duelo e a intensidade com a qual as duas equipes entraram em quadra hoje. "Sempre que o Brasil e a Argentina se enfrentam é um jogo de muita intensidade, disputado até o último minuto. Hoje, a primeira parte foi muito dura. Eles dificultaram o nosso ataque, mas na segunda acredito que eles tenham se cansado um pouco e nós mantivemos nosso ritmo de jogo. Fizemos bem nosso trabalho. Estivemos intensos durante os 60 minutos", destacou.

Para ele, este Pan-Americano demonstrou um bom desenvolvimento das equipes do continente. "O Chile mostrou sua qualidade, assim como a Argentina e a Groenlândia, que também demonstrou isso aqui. Tudo está um pouco equilibrado, provando que há um handebol de muito bom nível aqui."

Para o central Henrique Teixeira, que fez uma excelente partida, principalmente na defesa, o trabalho ainda não acabou. "Foi um jogo muito difícil. Eles tem um time fantástico e ainda com milhares de pessoas apoiando o tempo todo. Uma atmosfera muito legal estar aqui jogando. Teve um gostinho especial porque o Brasil não passa da Argentina há alguns anos nessa competição. Estávamos batendo na trave e dessa vez passamos. Não podemos comemorar ainda. Ainda temos uma final amanhã e esperamos sair com o título", lembrou. "Estamos felizes demais. O Brasil está preparado. Treinamos muito para estar aqui. Vamos responder à altura, com bastante seriedade e vontade, honrando essa camisa, como sempre."

Argentina e Uruguai jogam mais tarde, às 19h, em busca da medalha de bronze.

Gols do Brasil: Chiuffa (5), José Guilherme (4), Teixeira (3), Haniel (3), Borges (2), Diogo (2), Thiagus (2), Oswaldo (1) e Tchê (1). Gols da Argentina: Fernandez (5), Vieyra (4), Pablo Simonet (3), Vainstein (2), Sebastián Simonet (2), Portela (2), Vidal (1) e Canepa (1).

Tabela e resultados dos jogos

Sábado (11)
Estados Unidos 26 x 31 Porto Rico
Chile 30 x 21 México
Groenlândia 31 x 24 Canadá
Argentina 37 x 12 Guatemala
Brasil 54 x 14 Paraguai
Uruguai 33 x 11 Colômbia

Domingo (12)
Canadá 13 x 37 Argentina
México 24 x 36 Groenlândia
Brasil 38 x 24 Porto Rico
Guatemala 11 x 41 Chile
Paraguai 19 x 34 Uruguai
Colômbia 29 x 21 Estados Unidos

Segunda-feira (13)
Argentina 42 x 17 México
Guatemala 24 x 27 Canadá
Chile 37 x 29 Groenlândia
Brasil 42 x 10 Colômbia
Paraguai 26 x 34 Porto Rico
Uruguai 26 x 21 Estados Unidos

Quarta-feira (15)
Groenlândia 25 x 23 Argentina
México 32 x 31 Guatemala
Estados Unidos 15 x 40 Brasil
Chile 42 x 26 Canadá
Uruguai 27 x 22 Porto Rico
Colômbia 32 x 31 Paraguai

Quinta-feira (16)
Groenlândia 45 x 23 Guatemala
Canadá 14 x 17 México
Porto Rico 34 x 26 Colômbia
Brasil 40 x 15 Uruguai
Argentina 22 x 21 Chile
Estados Unidos 31 x 25 Paraguai

Sábado (18)
Guatemala 31 x 25 Paraguai
Canadá 21 x 29 Colômbia
Brasil 23 x 20 Argentina - semifinal
Chile x Uruguai - semifinal
18h - Groenlândia x Estados Unidos
20h - Porto Rico x México

Domingo (19)
16h30 - Brasil x Chile - disputa do ouro
19h - Argentina x Uruguai - disputa do bronze

Seleção Masculina de Handebol

Goleiros - César Augusto de Oliveira Almeida 'Bombom' (Fraikin BM. Granollers-Espanha), Maik Ferreira dos Santos (Taubaté/FAB/Unitau-SP) e Rangel Rosa (BM Villa de Aranda-Espanha).

Armadores - Haniel Vinícius Inouê Langaro (Naturhouse La Rioja-Espanha), José Guilherme de Toledo (Orlen Wisla Plock-Polônia), Leonardo Felipe Sampaio Santos (CB Ademar Leon-Espanha), Oswaldo Maestro Guimarães (BM Villa de Aranda-Espanha) e Thiagus Petrus Gonçalves dos Santos (Mol-Pick Szeged-Hungria).

Centrais - Diogo Kent Hubner (São Caetano-SP), Henrique Selicani Teixeira (Fraikin BM. Granollers-Espanha) e João Pedro Francisco da Silva (Chambéry Savoie Handball-França).

Pontas - André Martins Soares (Taubaté/FAB/Unitau-SP), Fábio Rocha Chiuffa (Assoc. Dep. Ciudad de Guadalajara-Espanha), Felipe Borges Dutra Ribeiro (Montpellier Agglomeration Handball-França) e Lucas Cândido (Taubaté/FAB/Unitau-SP).

Pivôs - Ales Abrão Silva (Assoc. Dep. Ciudad de Guadalajara-Espanha), Alexandro Pozzer (Fertiberia Puerto Sagunto-Espanha) e Vinícius Santos Teixeira (Taubaté/FAB/Unitau-SP).

Comissão técnica

Técnico: Jordi Ribera
Supervisor: Cássio Marques
Auxiliar técnico: Washington Nunes
Treinador de goleiros: Diogo Castro
Médico: Gustavo Rocha
Preparador físico: Luiz Antônio Luisi Turisco
Fisioterapeuta: Gustavo Barbosa
Psicóloga: Anahy Couto
Nutricionista: Larissa Aguiar
Massoterapeuta: João Batista Mariano da Silva
Leia também...
06.06.2018

Após vitória em jogo equilibrado, equipe se prepara para disputar o Pan-Americano na Groenlândia

05.06.2018

Seleção masculina de Handebol terá reforço de Tchê e José Guilherme na decisão em Cochabamba (BOL)

04.06.2018

Seleção masculina de Handebol derrotou o Chile no jogo mais equilibrado da fase inicial dos Jogos Sul-Americanos

03.06.2018

Brasil bateu os donos da casa por 55 a 5 e garantiu a segunda vitória em Cochabamba