De jiu jitsu a muay thai, Seleção Masculina de Handebol trabalha força das lutas para uso na quadra

28.06.2016  |    58 visualizações

Preparação para os Jogos Olímpicos inclui várias atividades diferentes durante toda esta semana

Da redação, Santo André (SP) - Para brigar por uma boa colocação nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro vale praticamente tudo durante a preparação. Por isso, a Seleção Masculina de Handebol, que iniciou mais uma fase de treinamentos nesta segunda-feira (27), está fazendo um trabalho diferenciado, cheio de atividades, no mínimo, inusitadas, que pretendem preparar não só o corpo, mas também a mente.

Nesta terça-feira (28), o dia não começou na quadra, mas sim no tatame. A manhã dos atletas foi na academia Go Fight, em Atibaia (SP). Lá, eles tiveram aulas de boxe, jiu jitsu e muai thai com o professor Hercio Teófilo de Souza, faixa preta em artes marciais.

A atividade foi coordenada pelo preparador físico da Seleção, Luigi Turisco, que explicou a razão para essa nova experiência. "O objetivo desse trabalho é desenvolver a força de luta, já que sabemos que o handebol é um esporte de grande contato. Pensando na preparação física dos atletas, esse tipo de atividade gera uma adaptação muscular e mental, além de melhorar as capacidades físicas de força e resistência", explicou o profissional.

O resultado foi excelente, segundo Luigi. A equipe recebeu muito bem as novas modalidades e até ensaiaram uma luta. "No final, os atletas saíram bem cansados, mas também bem animados. A proposta dessa semana é condicionar os atletas de forma dinâmica e com atividades diferentes, preparando para a próxima fase, que será com treinos mais específicos e voltados para melhoria das capacidades físicas da modalidade e também para deixá-los prontos para os treinos mais intensos na quadra", complementou.

Os próximos passos na preparação serão a prática de rafting, canoagem, trilha, rali e outros esportes radicais que prometem ajudar no desempenho da equipe.

Seleção Masculina de Handebol

Goleiros - César Augusto de Oliveira Almeida 'Bombom' (Fraikin BM. Granollers-Espanha), Maik Ferreira dos Santos (Taubaté/FAB/Unitau-SP) e Rangel Rosa (BM Villa de Aranda-Espanha).

Armadores - Fernando José Pacheco Filho 'Zeba' (Fraikin BM. Granollers-Espanha), Haniel Vinícius Inouê Langaro (Naturhouse La Rioja-Espanha), José Guilherme de Toledo (Orlen Wisla Plock-Polônia), Leonardo Felipe Sampaio Santos (CB Ademar Leon-Espanha), Oswaldo Maestro Guimarães (BM Villa de Aranda-Espanha) e Thiagus Petrus Gonçalves dos Santos (Mol-Pick Szeged-Hungria).

Centrais - Diogo Kent Hubner (São Caetano-SP), Henrique Selicani Teixeira (Fraikin BM. Granollers-Espanha) e João Pedro Francisco da Silva (Chambéry Savoie Handball-França).

Pontas - André Martins Soares (Taubaté/FAB/Unitau-SP), Fábio Rocha Chiuffa (Assoc. Dep. Ciudad de Guadalajara-Espanha), Felipe Borges Dutra Ribeiro (Montpellier Agglomeration Handball-França) e Lucas Cândido (Taubaté/FAB/Unitau-SP).

Pivôs - Ales Abrão Silva (Benfica-Portugal) e Alexandro Pozzer (Fertiberia Puerto Sagunto-Espanha).

Comissão técnica

Técnico: Jordi Ribera
Supervisor: Cássio Marques
Auxiliar técnico: Washington Nunes
Treinador de goleiros: Diogo Castro
Médico: Gustavo Rocha
Preparador físico: Luiz Antônio Luisi Turisco
Fisioterapeuta: Gustavo Barbosa
Psicóloga: Anahy Couto
Nutricionista: Larissa Aguiar
Massoterapeuta: João Batista Mariano da Silva
Leia também...
06.06.2018

Após vitória em jogo equilibrado, equipe se prepara para disputar o Pan-Americano na Groenlândia

05.06.2018

Seleção masculina de Handebol terá reforço de Tchê e José Guilherme na decisão em Cochabamba (BOL)

04.06.2018

Seleção masculina de Handebol derrotou o Chile no jogo mais equilibrado da fase inicial dos Jogos Sul-Americanos

03.06.2018

Brasil bateu os donos da casa por 55 a 5 e garantiu a segunda vitória em Cochabamba