Brasil enfrenta Estados Unidos na estreia do Pan Masculino de Handebol
19.03.2017
| 54 visualizações
Competição tem início nesta segunda-feira (25) em Assunção, no Paraguai
Da redação, Santo André (SP) - O Brasil defende, a partir desta segunda-feira (20), o título do Pan-Americano Masculino de Handebol. A disputa será em Assunção, no Paraguai, e conta com a presença de sete equipes do Continente. Os primeiros adversários dos brasileiros serão os norte-americanos, às 19h30 (horário de Brasília). Ambos fazem parte do grupo B, assim como o Chile, que joga com o Brasil na quarta-feira (22).
Com um elenco experiente em mãos, o técnico Helio Lisboa Justino, acredita que o Brasil irá se sair bem. "Vários jogadores, apesar de jovens, já estão tendo uma boa experiência em seus clubes, no Brasil e no exterior. Estão mais experientes e com um bom potencial físico", apontou o treinador que viajou hoje para Assunção com o grupo.
O armador direito Gabriel Ceretta, que atua no Anaitasuna, da Espanha, parte para a segunda competição internacional com a Seleção desse ano. Ele fez parte da equipe que disputou o Mundial Adulto da França, em janeiro, uma iniciativa que já visa dar mais experiência aos jovens atletas, juntando-os ao time principal. Ele também vê grandes possibilidades para o Brasil no Pan.
"O handebol do Brasil está em um alto nível, mas temos que ter os pés no chão. O Chile pode dar trabalho e ainda não conhecemos essa equipe dos Estados Unidos", lembrou. Ele aponta o entrosamento do grupo como algo bastante positivo. "Acredito que faremos um grande Pan-Americano. Nosso time tem um bom entrosamento. Nos conhecemos bastante e acho que isso facilita nosso desempenho dentro de quadra", finalizou.
As equipes que disputam o Pan-Americano foram divididas em dois grupos. Na chave A estão Argentina, Uruguai, Paraguai e República Dominicana. As finais serão no próximo sábado (25) e a competição garante vaga para o Mundial da categoria, programado para o mês de julho, na Argélia.
Jogos do Brasil
Segunda-feira (20)
19h - Brasil x Estados Unidos
Quarta-feira (22)
19h30 - Brasil x Chile
Sexta-feira (24)
Semifinais
Sábado (25)
Finais
Seleção Júnior Masculina de Handebol
Goleiros - Marcos Vinicius Colodeti (São Bernardo/Metodista-SP) e Murillo Araújo Santana (EC Pinheiros-SP).
Armadores - André Gonçalves de Lima Amorim (BM Villa de Aranda-Espanha), Gabriel Ceretta Jung (Anaitasuna-Espanha), Guilherme Leonel Costa da Silva (EC Pinheiros-SP), Leonardo Dutra Ferreira (EC Pinheiros-SP), Patrick André Toniazzo Lemos (FC Porto-Portugal) e Paulo Vinícius Oliveira Cândido (FC Porto-Portugal).
Centrais - Henrique José Petter Solenta (BM Villa de Aranda-Espanha) e Leonardo Abrahão Silveira (EC Pinheiros-SP).
Pontas - Cauê Ceccon Baptista (EC Pinheiros-SP), Guilherme Miguel Torriani (Taubaté/FAB/Unitau-SP), Marcos Vinícius Vieira dos Santos (ADJF/Independência Trade-MG) e Pedro Paulo Alves Júnior (MRV/Unicesumar/Londrina-PR).
Pivôs - Edney Silva Oliveira (PM Maringá/Unimed/Unifamma-PR) e Wagner Tenório Alves (Associação Brasileira 'A Hebraica'-SP).
Comissão técnica
Técnico: Hélio Lisboa Justino
Auxiliar técnico: Joel Teixeira Dutra
Supervisor: Cássio Marques
Treinador de goleiros: Diogo Castro
Fisioterapeuta: Gustavo Barbosa
Coordenador Nacional de Seleções: Washington Nunes