Treinador destaca biotipo da Seleção Juvenil Masculina de Handebol e avalia adversários no Pan
10.04.2017
| 45 visualizações
Equipe comandada por Washington Nunes estreia contra o México no sábado (15)
Da Redação, Santo André (SP) - A Seleção Brasileira Juvenil Masculina de Handebol embarca nesta sexta-feira (14) para o Santiago, no Chile, onde vai defender o título do Campeonato Pan-Americano, que será disputado de 15 a 22 de abril. Atual campeã, a equipe comandada por Washington Nunes está reunida desde o dia 6 em Taubaté (SP), para os treinamentos que vão definir o corte de 20 jogadores para 16 convocados.
Para finalizar o trabalho na cidade paulista, a Seleção vai disputar um jogo treino contra o time da casa. Serão três tempos de 20 minutos, cada um com um sistema de defesa, e haverá paradas para que a comissão técnica faça ajustes. Até aqui, o saldo é totalmente positivo.
"Tem sido uma fase de treinamento bem interessante. São atletas muito aplicados, com alto nível de concentração e intensa postura competitiva. O trabalho diário já deu uma identidade para o grupo, tanto ofensiva quanto defensivamente", avaliou o treinador.
Washington Nunes também destacou o ponto forte desta Seleção. "Temos um biotipo muito bom, que nos permite manter o trabalho de defesa 5:1 que vínhamos fazendo, mas também introduzir o 6:0 com qualidade. Alguns dos meninos do centro do sistema defensivo tem dois metros de altura. Outra característica é a capacidade de adaptação que eles têm. Absorvem muito rapidamente as informações e dão respostas em pouco tempo", completou.
O Pan-Americano será disputado por 11 países. O Brasil está na chave B, ao lado de Chile, Costa Rica, México, Paraguai e Estados Unidos. No grupo A, estão Argentina, Canadá, Porto Rico, Uruguai e Venezuela. "Dos adversários que vamos enfrentar na primeira fase, acredito que o Chile é o mais complicado. Vem de grande evolução nos últimos continentais e acabou de ser bronze no Pan Júnior. Devem se classificar junto com a gente e com a Argentina."
A estreia dos brasileiros será no sábado (15), às 18h (de Brasília, mesmo horário de Santiago), contra os mexicanos. Os dois primeiros colocados de cada chave avançam às semifinais. O primeiro da A vai enfrentar o segundo da B e vice-e-versa. Os cinco melhores países do Pan-Americanos garantem vaga no Campeonato Mundial deste ano, em agosto, na Geórgia.
Seleção Juvenil Masculina
Goleiros - Jeroty Rodrigues Carlos (São Bernardo/Metodista/Besni-SP), João Robson Santos Martins (JR98/PSul-DF) e Lucas Pereira dos Santos (Taubaté/FAB/Unitau-SP)
Armadores - Guilherme Borges Moraes Silva (Taubaté/FAB/Unitau-SP), Gustavo Nogacz (EC Pinheiros-SP), Jonathan Fernandes da Silva (Taubaté/FAB/Unitau-SP), Leonardo Marcelo Comerlatto (Taubaté/FAB/Unitau-SP), Paulo Vinícius Oliveira Cândido (FC Porto-Portugal), Pedro Augusto Mota Teles (ASHb/Sorriso-MT) e Marcos Vinnycius Freire Guimarães (Sport Recife/Uninassau-PE).
Centrais - Matheus Lucas Gerhardt (ASHb/Sorriso-MT) e Tarcísio Freitas de Oliveira (Castro Alves-ES).
Pontas - Allefer Higor Bellan (Aceu/Univali/Fmebc-SC), Guilherme Miguel Laranjeiro Torriani (Taubaté/FAB/Unitau-SP), Kaleby Louzada Silva (Castro Alves-ES), Leandro Alves Monte da Silva (EC Pinheiros-SP) e Ronaldo Catarino Júnior (Vegus/Guarulhos-SP).
Pivôs - Edney Silva Oliveira (Maringá-PR), Carlos Eduardo dos Santos Júnior (Campos/Flamengo-RJ) e Matheus Pereira Bastos (ASHb/Sorriso-MT).
Comissão técnica
Técnico: Washington Nunes
Assistente técnico: Ivan Bruno Maziero (Macarrão)
Supervisor: Cássio Marques
Fisioterapeuta: Gustavo Barbosa
Chefe de equipe: Marcus Oliveira (Tatá)
Campeonato Pan-Americano de Santiago - tabela/Brasil
15/04, às 18h - Brasil x México
16/04, às 14h - Costa Rica x Brasil
17/04, às 18h - Brasil x EUA
18/04, às 16h - Parguai x Brasil
19/04, às 20h - Brasil x Chile
*horário de Brasília = horário de Santiago