Da redação, Santo André (SP) - Cinquenta e oito jovens atletas das categorias Infantil e Cadete estiveram de sexta-feira (2) a domingo (4) concentrados na Vila Olímpica de Manaus (AM) para o Acampamento Regional Masculino de Handebol. Em meio a atividades teóricas e práticas, eles procuraram mostrar talento, com o objetivo de garantirem uma vaga na edição nacional, realizada a partir de agosto.
A programação contou também com a presença de treinadores do estado, que serão os responsáveis por difundir o conhecimento para os praticantes da modalidade em todo o Amazonas. Os Acampamentos Regionais e Nacionais fazem parte de um grande projeto da Confederação Brasileira de Handebol, em parceria com os Correios e com as Federações Estaduais, para detectar talentos que podem vir a servir as Seleções Nacionais e padronizar a forma como o handebol é praticado em todo o País, criando um grande ciclo de desenvolvimento.
O Estado já havia recebido no mês passado a categoria Juvenil Masculina. Agora, a metodologia foi passada aos mais jovens com exercícios na quadra e palestras teóricas. André Diniz, técnico do Clube Português (PE), foi até a capital amazonense como convidado da Confederação para transmitir os parâmetros estabelecidos para os Acampamentos, que são os mesmos utilizados nas Seleções. "Essa etapa do Infantil e Cadete foi bem proveitosa tanto para os técnicos quanto para os atletas. O professor Diniz veio com uma metodologia bem legal, da mesma forma que é realizada no Acampamento Nacional. Nós, técnicos e professores estivemos dentro do processo, participando ativamente de todos os exercícios propostos. Foi muito motivante", contou o presidente da Liga de Handebol do Amazonas, Auricélio Andrade Pessoa.
Ele aponta um bom empenho dos jogadores durante o fim de semana. "Para os atletas foi muito bom, com aproveitamento máximo do tempo, executando tudo que foi pedido. Tivemos uma evolução visível e isso nos dá a esperança de que alguns atletas possam ir para o Acampamento Nacional. Tivemos parceria com a Secretaria Estadual de Juventude Esporte e Lazer, que proporcionou toda a estrutura de alojamento e tudo correu muito bem", acrescentou Auricélio.
O próximo passo após a realização dos Acampamentos Regionais, que irão até o começo de agosto serão as edições Nacionais, de agosto até dezembro. Essa parte contará com atletas selecionados na primeira etapa, divididos nas diferentes categorias.
Este ano, as atividades serão realizadas ainda em Goiás, Amazonas, Paraíba, Santa Catarina, Piauí, Acre, Maranhão, Sergipe, Rio Grande do Sul, Pará e Alagoas. Em 2018, terão sequência no Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, São Paulo e Tocantins. Os Acampamentos Regionais seguem até a metade do mês de agosto e daí até dezembro serão realizadas as edições nacionais, separadas por categorias.
Atividades serão realizadas até o dia 13 de outubro no Centro Nacional de Desenvolvimento
Rafaella Rocha é uma das jovens que integrou o grupo do Juvenil Feminino no projeto e almeja voos altos no handebol
Atletas do Juvenil Feminino estão reunidas no Centro Nacional de Desenvolvimento, em São Bernardo (SP)
Primeiras atividades no Centro Nacional de Desenvolvimento serão do Juvenil Feminino