Da Redação, São Paulo (SP) - Foi disputada nesta quarta-feira (14) a primeira rodada do Campeonato Brasileiro Juvenil Feminino de Handebol, com vitórias de equipes gaúcha, pernambucana e paulistas. Oito clubes brigam pelo título da competição, que vai até domingo (15) e tem como palco o Ginásio Henrique Vilaboim, em São Paulo (SP).
Liga de Handebol Novo Hamburgo (RS) x ACES/Castro Alves (ES)
No primeio jogo do dia, a Liga de Handebol Novo Hamburgo, do Rio Grande do Sul, derrotou o ACES/Castro Alves, do Esípirito Santo, por 31 a 19 (14 a 13 no primeiro tempo). A aritlheira da partida foi Rafaela Silva, do time gaúcho, com 11 gols.
"O Castro Alves é tradicional no País e sabíamos da dificuldade que teríamos nessa partida. Mas também sabemos que temos um grupo experiente e poderíamos vencer. O primeiro tempo foi muito igual. No segundo, conseguimos usar uma defesa mais forte e ajustar os contra-ataques. Esperamos manter esse ritmo e ficar pelo menos entre os quatro melhores, que é nosso primeiro objetivo", avaliou Matheus André Arena, técnico do Novo Hamburgo.
Português/AESO (PE) x Tênis Clube Alphaville (SP)
O segundo duelo desta quarta foi entre Português/AESO, de Pernambuco, e Tênis Clube Alphaville, de São Paulo, com goleada da equipe de Recife por 42 a 14 (24 a 5 no primeiro tempo). A artilheira foi Andrezza dos Santos, do Português, com 10 gols.
"A ideia era colocar pressão na defesa, e a equipe adversária sentiu isso. Tivemos muita intensidade e acho que, por isso, conseguimos essa diferença no placar. Fiquei satisfeito, apesar de erros técnico que ainda precisam ser corrigidos; são normais por se tratar da categoria Juvenil e por ser o primeiro dia de campeonato", comentou Cristiano Rocha, treinador do Português.
ACVHB/V. Brasil/C.Verde (MT) x Corinthians Paulista (SP)
No terceiro duelo, o Corinthians, de São Paulo, levou a melhor diante do ACVHB/V. Brasil/C.Verde, do Mato Grosso: 37 a 24 (18 a 10 no primeiro tempo). A artilharia, no entanto, ficou nas mãos de uma jogadora do time mato-grossense: Abyda de Jesus, com 10 gols marcados.
"A gente vem se preparando para essa competição desde o início do ano. O jogo de hoje nos permitiu usar todas as jogadoras, fazer bastante mudanças. O que mais peço para elas é que tenham concentração, sem acelerar as jogadas o tempo todo. Vai vencer o Brasileiro quem chegar mais inteiro no final da fase classificatória", disse Paulo Goulart, técnico do Corinthians.
Pinheiros (SP) x Força Atlética/Gov. Goiás/Estácio (GO)
Para fechar o primeiro dia de competição, o anfitrião Pinheiros entrou em quadra e derrotou o Força Atlética/Gov. Goiás/Estácio, de Goiás, por 34 a 13 (11 a 8 no primeiro tempo). A artilheira do confronto foram Beatriz Ferreira e Mariana Evangelista, da equipe paulista, com cinco gols cada.
"O começo foi tenso para as duas equipes. Erramos bastante, pincipalmente nas finalizações. No segundo tempo, conseguimos retormar o padrão. Então, acho que nosso ponto forte hoje foi a superação. Amanhã temos o Corinthians pela frente e será bem difícil", analisou Mauricio Antonucci, técnico do Pinheiros.
Os clubes que disputam o Brasileiro Juvenil Feminino foram divididos em duas chaves. Na A, estão Português/AESO (PE) - atual campeão -, Liga de Handebol Novo Hamburgo (RS), ACES/Castro Alves (ES) e Tênis Clube Alphaville (SP). O grupo B é composto por Pinheiros (SP), ACVHB/V. Brasil/C.Verde (MT), Corinthians Paulista (SP) e Força Atlética/Gov. Goiás/Estácio (GO).
Resultados:
Quarta-feira (14)
Liga de Handebol Novo Hamburgo (RS) 31 x 19 ACES/Castro Alves (ES)
Português/AESO (PE) 42 x 14 Tênis Clube Alphaville (SP)
ACVHB/V. Brasil/C.Verde (MT) 24 x 37 Corinthians Paulista (SP)
Pinheiros (SP) 34 x 13 Força Atlética/Gov. Goiás/Estácio (GO)
Programação de jogos:
Quinta-feira (15)
14h - Liga de Handebol Novo Hamburgo (RS) x Tênis Clube Alphaville (SP)
15h45 - ACVHB/V. Brasil/C.Verde (MT) x Força Atlética/Gov. Goiás/Estácio (GO)
17h30 - Português/AESO (PE) x ACES/Castro Alves (ES)
19h15 - Pinheiros (SP) x Corinthians Paulista (SP)
Sexta-feira (16)
14h - ACES/Castro Alves (ES) x Tênis Clube Alphaville (SP)
15h45 - Português/AESO (PE) x Liga de Handebol Novo Hamburgo (RS)
17h30 - Corinthians Paulista (SP) x Força Atlética/Gov. Goiás/Estácio (GO)
19h15 - Pinheiros (SP) x ACVHB/V. Brasil/C.Verde (MT)
Sábado (17)
12h - 4° colocado chave A x 3° chave B
13h45 - 4° colocado chave B x 3° chave A
15h30 - 1° colocado chave A x 2° colocado chave B
17h15 - 1° colocado chave B x 2° colocado chave A
Domingo (18)
9h - definição do sétimo lugar
10h45 - definição do quinto lugar
12h30 - decisão do bronze
14h15 - decisão do ouro
Após vitória em jogo equilibrado, equipe se prepara para disputar o Pan-Americano na Groenlândia
Seleção masculina de Handebol terá reforço de Tchê e José Guilherme na decisão em Cochabamba (BOL)
Seleção masculina de Handebol derrotou o Chile no jogo mais equilibrado da fase inicial dos Jogos Sul-Americanos
Brasil bateu os donos da casa por 55 a 5 e garantiu a segunda vitória em Cochabamba