Da Redação, São Paulo (SP) - A segunda rodada do Campeonato Brasileiro Juvenil Feminino de Handebol foi disputada nesta quinta-feira (15), no Ginásio Henrique Vilaboim, em São Paulo (SP), e deixou três equipes invictas: Liga de Handebol Novo Hamburgo (RS), Português/AESO (PE) e Pinheiros (SP) já haviam estreado com um resultado positivo e repetiram o bom desempenho. Por outro lado, o time mato-grossense ACVHB/V. Brasil/C.Verde conquistou sua primeira vitória na competição.
Liga de Handebol Novo Hamburgo (RS) x Tênis Clube Alphaville (SP)
Os primeiros a entrarem em quadra foram Novo Hamburgo e Alphaville. A equipe do Rio Grande do Sul derrotou as adversárias paulistas por 39 a 17 (21 a 9 no primeiro tempo), demonstrando a mesma força defensiva que teve na estreia. A artilheira do confronto foi Rafaella Silva, no time gaúcho, com 10 gols.
“Nosso jogo foi muito bom hoje. Pudemos rodar as meninas mais novas, que vieram junto e podem fazer a diferença na competição. É importante descansar algumas peças e que todas joguem desde já para estarem preparadas nos momentos decisivos. As jogadoras que entraram conseguiram dar uma sequência ao que vinha sendo feito, principalmente com uma defesa de qualidade”, avaliou Matheus André Arena, técnico da Liga de Handebol Novo Hamburgo,
ACVHB/V. Brasil/C.Verde (MT) x Força Atlética/Gov. Goiás/Estácio (GO)
No segundo jogo da rodada, o ACVHB/V. Brasil/C.Verde, do Mato Grosso, conquistou sua primeira vitória na competição e com dez gols de diferença sobre o Força Atlética/Gov. Goiás/Estácio, de Goiás, que acumula dois resultados negativos: 35 a 25 (18 a 12 no primeiro tempo). A artilheira foi Abyda Jesus, da equipe mato-grossense, com 16 gols.
“Na primeira partida, erramos muito no sistema defensivo. Hoje, jogamos um clássico do centro-oeste. Sempre que nos enfrentamos é bem difícil e, desta vez, não foi diferente. Nossa postura na defesa foi melhor que ontem, as goleiras estavam muito bem e o ataque também funcionou melhor. Sabemos que é um torneio difícil e nosso objetivo é representar bem o estado”, comentou Luiz Caetano, técnico do ACVHB/V. Brasil/C.Verde.
Português/AESO (PE) x ACES/Castro Alves (ES)
O pernambucano Português/AESO, atual campeão do Brasileiro Juvenil Feminino, conquistou sua segunda vitória, desta vez sobre o ACES/Castro Alves, do Espírito Santo, por 27 a 17 (13 a 8 no primeiro tempo). O nome do jogo – que já havia sido destaque no primeiro dia – foi Andrezza Santos, do Português, com oito bolas na rede.
Nos primeiros minutos, o equilíbrio foi grande, com pouca diferença no placar. “Já esperávamos por um jogo duro, porque o Castro Alves é uma equipe tradicional e vitoriosa nas categorias de base. Mas conseguimos ter o controle, principalmente com nosso sistema defensivo agressivo, que provou os erros do adversário. Nosso ataque também foi muito organizado”, analisou Cristiano Rocha, treinador do Português/AESO.
Pinheiros (SP) x Corinthians Paulista (SP)
Aniftrião, o Pinheiros contou mais uma vez com o apoio da torcida - que praticamente lotou o Ginásio Henrique Vilaboim - e no duelo paulista da noite derrotou o Corinthians por 31 a 15 (17 a 7 no primeiro tempo). Os visitantes usaram pouco as pontas e não conseguiram superar a forte defesa adversária pelo meio. A artilheira foi Maria Eduarda Santos, do Pinheiros, com sete gols.
"Todas as partidas estão começando bem equilibradas e a nossa foi assim hoje. Depois, nosso esquema se encaixou. O jogo foi muito compactado pelo meio e conseguimos defender bem. Amanhã, temos pela frente um adversário que é muito constante. Então, temos que ficar atentos. Quero agradecer a torcida, que tem ajudado demais. Muito legal e importante", disse Mauricio Antonucci, técnico do Pinheiros.
Os clubes que disputam o Brasileiro Juvenil Feminino foram divididos em duas chaves. Na A, estão Português/AESO (PE), Liga de Handebol Novo Hamburgo (RS), ACES/Castro Alves (ES) e Tênis Clube Alphaville (SP). O grupo B é composto por Pinheiros (SP), ACVHB/V. Brasil/C.Verde (MT), Corinthians Paulista (SP) e Força Atlética/Gov. Goiás/Estácio (GO).
Resultados:
Quarta-feira (14)
Liga de Handebol Novo Hamburgo (RS) 31 x 19 ACES/Castro Alves (ES)
Português/AESO (PE) 42 x 14 Tênis Clube Alphaville (SP)
ACVHB/V. Brasil/C.Verde (MT) 24 x 37 Corinthians Paulista (SP)
Pinheiros (SP) 34 x 13 Força Atlética/Gov. Goiás/Estácio (GO)
Quinta-feira (15)
Liga de Handebol Novo Hamburgo (RS) 39 x 17 Tênis Clube Alphaville (SP)
ACVHB/V. Brasil/C.Verde (MT) 35 x 25 Força Atlética/Gov. Goiás/Estácio (GO)
Português/AESO (PE) 27 x 17 ACES/Castro Alves (ES)
Pinheiros (SP) 31 x 15 Corinthians Paulista (SP)
Programação de jogos:
Sexta-feira (16)
14h - ACES/Castro Alves (ES) x Tênis Clube Alphaville (SP)
15h45 - Português/AESO (PE) x Liga de Handebol Novo Hamburgo (RS)
17h30 - Corinthians Paulista (SP) x Força Atlética/Gov. Goiás/Estácio (GO)
19h15 - Pinheiros (SP) x ACVHB/V. Brasil/C.Verde (MT)
Sábado (17)
12h - 4° colocado chave A x 3° chave B
13h45 - 4° colocado chave B x 3° chave A
15h30 - 1° colocado chave A x 2° colocado chave B
17h15 - 1° colocado chave B x 2° colocado chave A
Domingo (18)
9h - definição do sétimo lugar
10h45 - definição do quinto lugar
12h30 - decisão do bronze
14h15 - decisão do ouro
Após vitória em jogo equilibrado, equipe se prepara para disputar o Pan-Americano na Groenlândia
Seleção masculina de Handebol terá reforço de Tchê e José Guilherme na decisão em Cochabamba (BOL)
Seleção masculina de Handebol derrotou o Chile no jogo mais equilibrado da fase inicial dos Jogos Sul-Americanos
Brasil bateu os donos da casa por 55 a 5 e garantiu a segunda vitória em Cochabamba