Da redação, Santo André (SP) - Os Acampamentos Regionais de Desenvolvimento e Melhoria Técnica do Handebol passaram por seis estados de sexta-feira (28) a domingo (30). As atividades foram em Alagoas, Distrito Federal, Goiás, Pará, Rio Grande do Norte e Sergipe.
O projeto é realizado pela CBHb em parceria com as federações estaduais e com os Correios. As atividades contaram com a presença de técnicos locais para conhecerem melhor as diretrizes do trabalho, que também é feito com as Seleções Nacionais, para mais tarde difundí-los para outros atletas.
Durante o último fim de semana, os participantes tiveram aulas práticas e teóricas e, também, a oportunidade de mostrar potencial para serem selecionados para a fase nacional, a partir de agosto, e, quem sabe, integrarem as Seleções Brasileiras de base.
Em Maceió (AL), as aulas tiveram a presença de 69 atletas das categorias Infantil e Cadete Feminino, e o professor responsável foi Daniel Suárez, o Cubano, assistente técnico da Seleção Feminina Adulta e técnico da Seleção Júnior Feminina. Além dele, outros 30 professores auxiliaram nas atividades.
"O Acampamento foi muito bom. Foi uma evolução e um crescimento muito grande para as meninas. Estamos no caminho certo. Queria agradecer a Confederação Brasileira, a Federação Alagoana, aos atletas e técnicos porque foi possível fazer um fim de semana inesquecível. Acho que o trabalho e o desempenho de todas foi à altura do Acampamento. Tenho certeza que vamos tirar meninas para a nossa Seleção", disse Cubano.
Em Brasília (DF), os trabalhos foram com 16 atletas da categoria Juvenil Feminino, sob a supervisão de Camila Dionizio Ferraz, com o auxílio de quatro professores. Já em Belém (PA), Norma Nascimento Barbosa, junto com oito professores, ficou a cargo das atividades com 24 meninas do Infantil e Cadete.
Enquanto, em Aracaju (SE), Danilo Chagas Ferraz Lopes orientou 43 atletas do Juvenil Masculino junto com nove professores. Os trabalhos foram com 35 meninos da mesma categoria em Natal (RN), sob o comando de Guilherme Henrique Borin e outros cinco professores.
Já Anápolis (GO) recebeu atividades de três categorias. Eduardo Soares Telles de Souza foi o professor responsável pelos trabalhos com 32 atletas do Juvenil Masculino. Enquanto Viomário da Silva ficou a cargo de 51 meninas do Infantil e Cadete. Ao todo, 18 técnicos ajudaram nas aulas.
As 26 federações estaduais, mais o Distrito Federal, irão participar do projeto. Uma parte dos estados receberá o acampamento esse ano e a outra em 2018.
Atividades serão realizadas até o dia 13 de outubro no Centro Nacional de Desenvolvimento
Rafaella Rocha é uma das jovens que integrou o grupo do Juvenil Feminino no projeto e almeja voos altos no handebol
Atletas do Juvenil Feminino estão reunidas no Centro Nacional de Desenvolvimento, em São Bernardo (SP)
Primeiras atividades no Centro Nacional de Desenvolvimento serão do Juvenil Feminino