Comissão Técnica define em quais aparelhos ginastas do Brasil competirão

03.06.2021  |    177 visualizações

Caio Souza, Diogo Soares e Tomás Florêncio disputarão individual geral; Nory e Francisco Barretto completam a equipe

Da Redação (SP) - A comissão técnica da Seleção Brasileira de Ginástica Artística Masculina definiu os aparelhos em que cada ginasta vai participar, no Campeonato Pan-Americano do Rio, na Arena.

Como era de se esperar, Caio Souza, principal nome do Brasil no individual geral, foi novamente escolhido para fazer os seis aparelhos: solo, cavalo com alças, argolas, salto sobre  a mesa, paralelas e barra fixa. Cabe lembrar que Caio foi um dos 24 finalistas no individual geral nas três últimas edições do Mundial, tendo sido o 15º em Montreal-2017 e o 13º em Doha-2018 e Stuttgart-2019. Nos Jogos Pan-Americanos de Lima, conquistou a medalha de ouro na prova que apura o melhor generalista do continente.

Diogo Soares e Tomás Florêncio, ginastas que tentam no Rio a classificação olímpica, também disputarão o individual geral.

Arthur Nory, atual campeão mundial na barra fixa e medalha de bronze no solo nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, fará esses dois aparelhos, e também o salto.

Francisco Barreto Júnior, ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima no cavalo com alças, fará esse aparelho, e também as paralelas e argolas.

“Montamos uma equipe competitiva e que está buscando mais uma vaga para os Jogos Olímpicos. Na composição priorizamos os atletas que são elegíveis a vaga. O Caio, que continua se preparando para o individual geral, completa a equipe. Nory e Francisco se complementam, fechando a quarta nota para a equipe”, explicou Marcos Goto, Coordenador da Seleção de Ginástica Artística Masculina. “Seguimos com o plano de preparação, pensando na competição por equipe e visando à conquista de mais uma vaga”, completa o treinador.

Arthur Zanetti apresentou dor no ombro direito há três dias. Após exame clínico e ressonância magnética, encontrou-se uma bursite subacromial. O ginasta iniciou tratamento imediato com fisioterapia e a carga de treinos foi reduzida. Embora o problema não seja incapacitante, optou-se por manter a recuperação e dar continuidade à preparação para os Jogos de Tóquio.

O Brasil, que faz parte da subdivisão 2, ao lado de Argentina e Estados Unidos, dá início às suas apresentações às 16h17, nesta sexta-feira (4). O Canal Olímpico, da TV NSports, e o SporTV, exibem o Pan ao vivo.

CAMPEONATO PAN-AMERICANO DE GINÁSTICA ARTÍSTICA – 4 A 6 DE JUNHO, RIO DE JANEIRO

Chefe de delegação: Juliana Fajardo

Ginástica Artística Masculina 

Ginastas convocados: Arthur Zanetti, Arthur Nory, Caio Souza, Diogo Soares, Francisco Barretto Júnior e Tomás Florêncio

Treinadores: Cristiano Albino, Daniel Biscalchin, Marcos Goto, Ricardo Yokoyama

Leia também...
14.06.2021

Ginastas brasileiras conseguiram cinco dos seis ouros que estavam em jogo na GR no domingo

13.06.2021

Equipe brasileira termina em primeiro lugar no quadro de medalhas, com três medalhas de ouro e uma de prata

13.06.2021

Série mista garante equipe nacional em Tóquio

12.06.2021

Série mista garante equipe nacional em Tóquio