Da Redação (SP) - Depois de empolgar a torcida brasileira com sua participação no Campeonato Pan-Americano do Rio, no ano passado, Júlia Soares, ginasta de apenas 16 anos, vai estrear na Copa do Mundo por Aparelhos no próximo final de semana, em Baku.
No Pan, Júlia deixou sua marca na modalidade ao homologar um novo elemento no código de pontuação da modalidade. Trata-se de um “candle mount” com meia volta, ou uma entrada em vela com meia pirueta. Nessa forma de entrada, a atleta utiliza um trampolim para saltar em direção à lateral da trave em uma posição esticada. A inovação apresentada por Júlia foi justamente uma meia pirueta no salto que leva à trave.
A nova entrada nasceu de uma sugestão da treinadora do CEGIN (Centro de Excelência de Ginástica do Paraná) e da Seleção Brasileira, Iryna Ilyashenko.
Ao lado de Júlia, nova integrante da Seleção Brasileira Adulta de Ginástica Artística Feminina, embarcou rumo à capital do Azerbaijão, no último domingo (27), a ginasta Carolyne Pedro, de 21 anos. Também atleta do CEGIN, Carol fez parte da equipe do Brasil que conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, ao lado de Flávia Saraiva, Lorrane Oliveira, Jade Barbosa e Thaís Fidelis.
Filha da ex-ginasta Gleise Mercer, Carol ingressou no mundo da ginástica de forma curiosa – como a mãe dela trabalhava fora, a garota foi inscrita no CEGIN aos quatro anos de idade para não ficar sozinha em casa. Sua treinadora era a tia, Deise Mercer. Em 2016, Carol se destacou ao conquistar o bronze no solo na etapa de São Paulo da Copa do Mundo, e ajudou a equipe brasileira a assegurar vaga olímpica na Rio 2016 no evento-teste. Naquela edição dos Jogos, foi reserva da Seleção.
“Planejamos, para essa Copa do Mundo, uma oportunidade para que a Júlia pudesse ter sua primeira experiência num evento com essa envergadura. Já a Carol está voltando a competir depois de passar por uma cirurgia. Está recuperada e vai competir em três aparelhos, assim como a Júlia. As duas vão competir na trave, solo e nas paralelas assimétricas. Acreditamos que as duas podem brigar por medalhas nos dois primeiros aparelhos”, diz Iryna.
ETAPA DA COPA DO MUNDO POR APARELHOS DE GINÁSTICA ARTÍSTICA
PERÍODO: 31/03 A 03/04/2022
Chefe de Delegação e treinadora: Iryna Ilyashenko
Ginastas: Carolyne Pedro e Júlia Soares
Competição exibe talentos lapidados na base da modalidade
Rebeca competiu nos quatro aparelhos pela primeira vez desde os Jogos Olímpicos; no masculino, Caio Souza conquista quatro medalhas de ouro
Rebeca Andrade voltou a apresentar sua série de solo, ao som de "Baile de Favela"
Rebeca Andrade, Arthur Zanetti e Arthur Nory estarão em ação na Arena de Esportes da Bahia, em Lauro de Freitas