Troféu Brasil Loterias Caixa marca o reencontro da ginástica com seu público

17.05.2022  |    262 visualizações

Evento terá início nesta quinta-feira (19), reunindo a nata da modalidade no País

Da Redação (SP) - Nesta quinta-feira, terá início uma das competições mais aguardadas dos últimos tempos, no ginásio da Sogipa, em Porto Alegre: o Troféu Brasil Loterias Caixa de Ginástica Artística, o campeonato brasileiro interclubes de especialistas. Desde o início da pandemia, será a primeira competição nacional do esporte com público.

O público gaúcho poderá acompanhar in loco, e os torcedores de todo o Brasil terão acesso, via canal da CBG no YouTube, às exibições dos grandes nomes da modalidade: Rebeca Andrade, Arthur Nory, Flávia Saraiva, Arthur Zanetti, Jade Barbosa, Caio Souza, Chico Barretto e muitos outros.

A gaúcha Adriana Alves, Coordenadora Técnica de Ginástica Artística Feminina da CBG, dá uma dimensão da expectativa local pela competição. “Temos sede há muito tempo de um evento como esse, com o calor do público. Depois da consagração da Rebeca em Tóquio, ainda não tivemos esse reencontro com o público brasileiro, com as crianças que querem ver os seus ídolos de perto. Vai fazer muito frio aqui no Sul, mas o evento vai ser caloroso, tenho a certeza. E isso vai incentivar os nossos atletas a mostrar ainda mais do que sabem, a ginástica de excelência que temos no nosso País”.

Robson Caballero, Coordenador Técnico da Ginástica Artística Masculina, explica ao público não tão familiarizado com o esporte as particularidades da competição. “O Troféu Brasil tem um formato similar ao da Copa do Mundo por Aparelhos. É um evento para os nossos especialistas, sem a disputa do individual geral e da competição por equipes. Mas nada impede, é claro, que os nossos generalistas disputem todos os aparelhos, caso essa opção case com suas programações”.

Terra de clubes com importância histórica para a ginástica, como a Sogipa e o Grêmio Náutico União, o Rio Grande do Sul formou um público que ama a ginástica, o que compõe um fator importante para o sucesso do evento, na ótica de Adriana. “Trata-se de um celeiro de grandes ginastas. Os mais conhecidos foram a Daiane dos Santos e o Mosiah Rodrigues, mas tivemos outros grandes ginastas aparecendo nos anos seguintes. A visibilidade desses atletas ajuda muito para que se renove o interesse pelo esporte, de forma que se mantenha a procura das crianças pelas escolinhas”, avalia Adriana.

O Troféu Brasil vai movimentar 35 ginastas do feminino e 23 do masculino. Mais uma vez, o evento será caracterizado, segundo Caballero, pelo investimento na produção, com muito capricho na decoração do ginásio, e investimento em som e iluminação de qualidade. “Nossa proposta é entregar um evento que não deixe nada a dever a uma etapa de Copa do Mundo, seja para o espectador que for ao ginásio ou para o internauta que acompanhá-lo pelo YouTube”.

A competição terá início na quinta-feira, às 10h, com as classificatórias da Ginástica Artística Feminina para o salto e paralelas assimétricas. Ao mesmo tempo, haverá as classificatórias da Ginástica Artística Masculina do solo, cavalo e argolas.

PROGRAMAÇÃO NO LINK: 

https://www.cbginastica.com.br/pdf/campeonatos/01/04.pdf

Leia também...
28.06.2022

Primeiro dos três eventos organizados pela CBG no Parque Olímpico recebeu elogios dos atletas e cumpriu objetivo esportivo

27.06.2022

Acompanhe ao vivo no Canal Olímpico do Brasil

27.06.2022

Nesta segunda-feira rolaram as classificatórias do trampolim sincronizado e do duplo-mini-trampolim

27.06.2022

No masculino, Lucas Junio Tobias e Gabriel Miranda também alcançam a final