Luciene Resende toma posse no Conselho da FIG

28.05.2022  |    700 visualizações

Márcia Aversani e Marco Bortoleto também ganharam assentos em Comitês Técnicos

Da Redação (SP) - O Conselho da Federação Internacional de Ginástica (FIG) esteve reunido na quinta e sexta-feira desta semana (26 e 27) em Dubrovnik, na Croácia. Foram tomadas importantes decisões na reunião. Trata-se do primeiro encontro presencial dessa importante esfera decisória da FIG desde 2019.

Na reunião do Conselho da FIG, a presidente da CBG, Luciene Resende, reeleita, tomou posse para exercer mais um mandato como membro. Outros dois brasileiros tomaram posse: Márcia Aversani, como membro do Comitê Técnico de Ginástica Rítmica, e Marco Antonio Coelho Bortoleto, que ganhou assento no Comitê Técnico da Ginástica Para Todos.

MUNDIAL DE GINÁSTICA ARTÍSTICA DE 2026

O Conselho oficializou que a Federação Real de Ginástica da Holanda receberá a incumbência de sediar a 54ª edição do Mundial de Ginástica Artística. O evento será realizado em Roterdã, de 17 a 25 de outubro de 2026, no Rotterdam Ahoy, o mesmo ginásio que recebeu a edição de 2010 do evento.

GYMNAESTRADA MUNDIAL DE 2027

O Conselho decidiu que a Federação Portuguesa vai receber a 18ª edição da Gymnaestrada Mundial. O evento será realizado em Lisboa, de 11 a 17 de julho de 2027.

REGULAMENTOS TÉCNICOS DE 2023

O Conselho aprovou todas as mudanças feitas nos regulamentos técnicos. Eles entrarão em vigor no dia 1º de janeiro de 2023.

QUESTÕES FINANCEIRAS

O Conselho aprovou as contas de 2021. O resultado líquido superou por larga margem a previsão orçamentária por motivos excepcionais, ligados principalmente ao cancelamento ou adiamento de eventos, devido à pandemia, e às receitas do ano anterior.

O Conselho também aprovou o orçamento revisado para 2022, que leva em consideração as decisões do Comitê Executivo nos últimos meses. O resultado líquido estimado no atual Plano Quadrienal (2021-2024) foi substancialmente elevado devido ao resultado líquido positivo de 2021.

O Conselho concordou em manter os valores das taxas de competição inalteradas.

FEDERAÇÕES AFILIADAS

O Conselho aprovou a afiliação provisória das seguintes Federações de Ginástica:

Chade

Comores

Mali

São Tomé e Príncipe

Tajiquistão

A admissão definitiva terá de ser ratificada pelo Congresso em outubro de 2022, em Sandefjord, na Noruega.

FEDERAÇÕES SUSPENSAS

Três federações afiliadas estão suspensas: Ilhas Maurício, Namíbia e Seychelles. O Conselho votou contra a possibilidade de expulsão de federações que poderiam perder seu status de federações afiliadas por deixarem de cumprir com suas obrigações financeiras por dois anos ou mais.

CONSELHO DE 2023

O Conselho decidiu que a próxima reunião do Conselho será organizada pela Federação Turca. Será realizada em Antália, em meados de maio do próximo ano.

 

Leia também...
18.04.2024

Nory avança à final na barra fixa e se mantém no páreo pela vaga olímpica

17.04.2024

Yuri Guimarães, com chances matemáticas, vai à final no solo

13.04.2024

Grupo participa de estágio de preparação em Troyes, na França

11.04.2024

Após a primeira etapa, na Grécia, ginastas treinaram por duas semanas na capital búlgara