Da Redação (SP) - Nesta segunda-feira (24), as Seleções Brasileiras de Ginástica Artística Feminina e Masculina do Brasil concluíram um período de aclimatação de dez dias na freguesia de Sangalhos, no norte de Portugal. A delegação seguiu viagem para Liverpool, onde o Mundial terá início, a partir do sábado (29).
Voltar ao Centro de Alto Rendimento de Anadia carregou os ginastas e os membros das comissões técnicas de energia, segundo Francisco Porath Neto, coordenador da Seleção de Ginástica Artística Feminina. O Brasil enviou uma delegação para lá pela primeira vez em setembro de 2020, no auge do período de isolamento social imposto como medida necessária para contenção da disseminação do vírus da Covid-19. “Aquele estágio foi o que salvou muitas meninas. Naquele momento, conseguimos aqui um local para elas treinarem, e isso foi fundamental na retomada do nosso trabalho presencial. Foi um passo muito importante num processo que culminou com nossa excelente participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio. As instalações em Sangalhos são de altíssimo nível e tudo favorece o trabalho, como a proximidade entre o ginásio e o hotel. Tudo isso, além do excelente tratamento que recebemos, nos ajuda bastante. Agradecemos ao COB e à CBG por podermos realizar uma preparação tão boa”.
Tanto a Seleção Brasileira Masculina quanto a Feminina vivem excelente momento. Segundo Marcos Goto, coordenador da equipe masculina, as expectativas são altas. “Nossa principal prioridade aqui em Portugal foi preparar o time. Estamos em busca de uma final por equipes no Mundial, ou seja: ficarmos entre as oito melhores do mundo”.
Porath não descarta nem mesmo uma classificação antecipada da equipe para a Olimpíada de 2024. Em Liverpool, as três melhores equipes asseguram vaga para Paris. “Nos dois anos que antecedem os Jogos, 22 e 23, nós priorizamos a classificação olímpica. Claro que é uma tarefa bem difícil, e tudo depende das classificatórias. O dia da classificatória é o mais importante. A gente vai saber a posição da nossa equipe e as finais de aparelhos que poderemos ter a possibilidade de disputar”.
O dia das classificatórias femininas será 30/10. Já os rapazes decidem sua sorte no dia seguinte, na Liverpool Arena, à beira do rio Mersey.
Em Sangalhos, o foco recaiu sobre o refinamento do trabalho. “Nós enfatizamos aqui o fechamento das séries e nos ativemos à ordem dos aparelhos, para que a equipe fique mais consistente”, disse Porath.
Goto também se diz muito satisfeito com o andamento da preparação. “Todos os nossos ginastas estão respondendo muito bem aos treinamentos. Estão todos muito motivados e com um ótimo relacionamento de equipe”.
PROGRAMAÇÃO
30/10 – 14H30 – CLASSIFICATÓRIAS FEMININAS
31/10 – 11H50 – CLASSIFICATÓRIAS MASCULINAS
01/11 – 14H15 – FINAL POR EQUIPES FEMININA
02/11 – 13H25 – FINAL POR EQUIPES MASCULINA
03/11 – 14H30 – FINAL INDIVIDUAL GERAL FEMININA
04/11 – 13H45 – FINAL INDIVIDUAL GERAL MASCULINA
05/11 – 9H15 – FINAIS POR APARELHOS
06/11 – 9H15 – FINAIS POR APARELHOS
SELEÇÃO DE GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA
Ginastas: Carolyne Pedro, Christal Bezerra, Flávia Saraiva, Julia Soares, Lorrane Oliveira e Rebeca Andrade.
Treinadores: Beatriz Fragoso, Francisco Porath Neto, Iryna Ilyashenko.
SELEÇÃO DE GINÁSTICA ARTÍSTICA MASCULINA
Ginastas: Arthur Nory, Caio Souza, Diogo Soares, Lucas Bitencourt, Patrick Sampaio e Yuri Guimarães.
Treinadores: Cristiano Albino, Daniel Biscalchin, Marcos Goto e Ricardo Yokoyama.
Chefe de delegação: Henrique Motta
Chefe de equipe: Juliana Fajardo
Uma série de análises, observações e avaliações foi realizada ao longo dos últimos anos, bem como uma fase presencial do processo seletivo, em Aracaju
CBG promove capacitação no Centro de Treinamento de Ginástica Rítmica, em Aracaju
Público que compareceu ao ginásio Constâncio Vieira teve motivos para festejar
Selecionadas vão participar das competições internacionais no ciclo até Los Angeles-2028