Da Redação (SP) - Inspiradas nas históricas conquistas das seleções adultas brasileiras no Mundial de Liverpool, as novas gerações da Ginástica Artística do Brasil entram em ação a partir desta quarta-feira (9) no Campeonato Sul-Americano Infantil e Juvenil, em Guaiaquil, no Equador.
A CBG enviou uma forte delegação, com 16 dos melhores ginastas do País nessas categorias. A confederação proporcionou uma preparação de alto nível, reunindo 26 ginastas e 14 treinadores por uma semana no Centro de Treinamento Time Brasil de Ginástica Artística, no Rio de Janeiro.
“O Brasil enviou para cá o que tem de melhor nessas categorias, e fez uma preparação caprichada. Nossa perspectiva é a de conquistar o título por equipes, ter os dois melhores atletas no individual geral e obter boa parte das medalhas nas finais por aparelhos”, afirmou o treinador Lourenço Ritli, chefe da delegação brasileira no Equador. “A Colômbia enviou um time misto. Já a Argentina está aqui também com seus principais ginastas. Por esse motivo, estamos prevendo uma competição muito acirrada pelas medalhas”, acrescentou.
Além de terem treinado muito, os ginastas acompanharam juntos, quando os horários permitiram, as competições do Mundial de Liverpool.
“Esse Mundial serviu como inspiração para toda a comunidade da ginástica do Brasil. Os excelentes resultados proporcionaram um impulso muito positivo, instilando em todos a vontade de querer chegar lá também”, declarou a treinadora Caroline Molinari.
Devido à inserção de novas competições no calendário, como os Jogos Sul-Americanos Juvenis e os Jogos Pan-Americanos Júnior, as Seleções Brasileiras já estão bem entrosadas, segundo Caroline.
“Nossa Seleção Juvenil está competindo com frequência. A equipe está muito unida e entrosada”, disse a treinadora.
A ginasta paraense Andreza Lima, do Grêmio Náutico União, um dos destaques dessa nova geração, se lesionou e foi substituída por Maria Heloisa Moreno. Já na Seleção Juvenil Masculina, Erick Trautwein Domingues, recuperado de uma cirurgia no pé, está de volta.
“Estamos muito confiantes numa boa atuação da Seleção. O Sul-Americano já faz parte da preparação da equipe para o Mundial de Istambul, que será disputado em março do ano que vem”, disse Ritli.
SELEÇÃO BRASILEIRA INFANTIL DE GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA
Isabel Ramos – Flamengo
Kauany Aquino – Centro Olímpico-SP
Nicole Campos – Grêmio Náutico União-RS
Sophia Cruz – Flamengo
Treinadores: Daniela Antunes (Flamengo) e Rafael Garcia (Centro Olímpico)
Árbitra: Gabriela Ribeiro
SELEÇÃO BRASILEIRA INFANTIL DE GINÁSTICA ARTÍSTICA MASCULINA
Arthur Barbosa – Minas Tênis Clube
Matheus Fernandes – MTC
Rafael Araújo – Flamengo
Tiago Capella – Esporte Clube Pinheiros
Treinadores: Guilherme Oliveira (ECP) e Rodrigo Ferreira (MTC)
Árbitro: Danilo Nogueira
Fisioterapeuta: Beatriz Justos
SELEÇÃO BRASILEIRA JUVENIL DE GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA
Gabriela Barbosa – Pinheiros
Hellen Silva – Flamengo
Josiany Calixto-CEGIN-PR
Maria Heloisa Moreno – Flamengo
Treinadores: Angelo Sabino (Flamengo) e Caroline Molinari (CEGIN)
Árbitra: Lisiane Bergue
SELEÇÃO BRASILEIRA JUVENIL DE GINÁSTICA ARTÍSTICA MASCULINA
Bruno Silva – Centro Olímpico
Erick Domingues – Pinheiros
João Perdigão – Pinheiros
Kayke Santos – Centro Olímpico
Uma série de análises, observações e avaliações foi realizada ao longo dos últimos anos, bem como uma fase presencial do processo seletivo, em Aracaju
CBG promove capacitação no Centro de Treinamento de Ginástica Rítmica, em Aracaju
Público que compareceu ao ginásio Constâncio Vieira teve motivos para festejar
Selecionadas vão participar das competições internacionais no ciclo até Los Angeles-2028