Da Redação (SP) - Os principais atletas da Ginástica de Trampolim do Brasil estão concluindo a segunda semana de preparação local para o Mundial de Sófia, que começa nesta quarta-feira (16). Os treinamentos estão sendo realizados na própria Arena NSB Sofia, que receberá o evento. No total, a delegação brasileira terá completado duas semanas de preparação nessas instalações.
O período em Sofia se seguiu à participação dos brasileiros na David Ward Hunt Cup, realizada em Gillingham, no condado de Kent, na Inglaterra. Nessa competição, as vitórias nas competições individuais de trampolim couberam aos brasileiros Camilla Gomes e Rayan Dutra, que vão representar o País no Mundial de GTR, ao lado de Alice Hellen e Lucas Tobias.
“Essa competição foi muito importante para o Ryan reconquistar sua confiança. Ele operou a coluna há cinco meses e voltou há pouco tempo a competir. Ainda não está no auge dele. Preparou-se da melhor forma possível para o Mundial e agora vamos para a competição. Mentalmente, está muito forte. É um atleta que já acumulou alguma experiência na modalidade e sabe controlar melhor as expectativas num grande evento”, disse Alexandro Rungue, um dos treinadores que acompanham a delegação brasileira.
A David Ward Hunt Cup não é uma etapa do circuito de GTR da Federação Internacional de Ginástica, mas Alexandro vê um potencial de crescimento interessante para o evento, o único da Inglaterra homologado pela FIG. “É uma competição que reúne alguns ginastas de clubes e outros de seleções. Neste ano, vieram participar alguns mexicanos e suíços muito bons”, disse o treinador. “Acho que é uma competição que tem tudo para crescer bastante, assim como a Le Cup, de Portugal, que era menor e se tornou um evento importante”, acrescentou.
Tatiana Figueiredo, Coordenadora Técnica da Seleção Brasileira, também considerou muito proveitosa a participação de Camilla no evento. “Serviu como uma excelente participação para o Mundial. Testamos as séries dela, verificamos se será necessário fazer algum ajuste. A Camilla está em excelente forma, treinando muito bem”, disse a treinadora, que elogiou também a preparação para o Mundial que a CBG está proporcionando. “É a primeira vez que estamos tendo a oportunidade de realizar uma preparação tão longa para um Mundial. Está sendo muito valiosa essa chance de estarmos todos juntos, atletas e treinadores da Seleção, convivendo e trabalhando pela melhora de performance”.
Uma série de análises, observações e avaliações foi realizada ao longo dos últimos anos, bem como uma fase presencial do processo seletivo, em Aracaju
CBG promove capacitação no Centro de Treinamento de Ginástica Rítmica, em Aracaju
Público que compareceu ao ginásio Constâncio Vieira teve motivos para festejar
Selecionadas vão participar das competições internacionais no ciclo até Los Angeles-2028