Da Redação (SP) - O Comitê Olímpico do Brasil realiza, nesta quinta-feira (2), a 23ª edição do Prêmio Brasil Olímpico, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Premiada em 2021, ano em que se tornou campeã olímpica e mundial, Rebeca Andrade está na disputa pelo prêmio referente a 2022, ao lado da nadadora Ana Marcela Cunha e da skatista Rayssa Leal. No masculino, concorrem Alison dos Santos (atletismo), Isaquias Queiroz (canoagem) e Filipe Toledo (surfe).
O Prêmio Brasil Olímpico é a principal premiação do esporte brasileiro. Foi instituída em 1999 pelo COB. Trata-se de um reconhecimento aos dois melhores atletas do Brasil (no feminino e no masculino), do principal destaque de cada modalidade olímpica e paralímpica. O PBO também homenageia atletas dos Jogos Escolares Brasileiros, dos Jogos Universitários Brasileiros, os melhores treinadores do ano e um ex-atleta (Troféu Adhemar Ferreira da Silva). Desde 2014, há uma premiação específica – os internautas elegem, por votação popular, o melhor atleta do ano, que recebe o prêmio Atleta da Torcida.
A ginástica é o esporte olímpico com o maior número de premiações: foram nove ao longo das 22 edições do evento. A natação ocupa a segunda posição (sete), seguida por vôlei (cinco), atletismo, tênis e canoagem (quatro cada um).
Além disso, foi uma ginasta, Flávia Saraiva, que recebeu o primeiro prêmio reservado ao Atleta da Torcida, em 2014.
Confira a lista dos ginastas que receberam os principais troféus do PBO:
2001 – Daniele Hypólito
2003 – Daiane dos Santos
2004 – Daiane dos Santos
2006 - Laís Souza
2007 – Jade Barbosa
2012 – Arthur Zanetti
2014 – Arthur Zanetti
2019 – Arthur Nory
2021 – Rebeca Andrade
Uma série de análises, observações e avaliações foi realizada ao longo dos últimos anos, bem como uma fase presencial do processo seletivo, em Aracaju
CBG promove capacitação no Centro de Treinamento de Ginástica Rítmica, em Aracaju
Público que compareceu ao ginásio Constâncio Vieira teve motivos para festejar
Selecionadas vão participar das competições internacionais no ciclo até Los Angeles-2028