Da Redação (SP) – A Ginástica brilhou intensamente na 23ª edição do Prêmio Brasil Olímpico, realizada nesta quinta-feira (2), na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Premiada em 2021, ano em que se tornou campeã olímpica e mundial, Rebeca Andrade conquistou também o POB referente a 2022. No ano passado, o fenômeno da ginástica foi campeã mundial no individual geral e levou a medalha de bronze no solo em Liverpool.
O feito foi enaltecido pelos principais veículos especializados no esporte no mundo. A “Inside Gymnastics Magazine”, por exemplo, afirmou que a coroação de Rebeca estava completa com a medalha de ouro no individual geral, e que “agora não resta dúvida a respeito de quem é a melhor do mundo”.
Além do POB, Rebeca ainda conquistou o Troféu Inspire, o que demonstra sua popularidade entre os internautas. O foco desse prêmio é, além de enaltecer os feitos esportivos, ressaltar a trajetória de uma atleta que seja também exemplo para a juventude.
“Estou tão feliz comesse Prêmio! Eu tive a Dai (Daiane dos Santos), que foi a minha inspiração. Sou muito nova, e tenho muitas coisas para inspirar outros atletas: sou mulher, mulher preta, e é muito gratificante poder ser considerada um exemplo para elas”.
A própria Daiane também foi homenageada. A primeira campeã mundial da Ginástica Artística do Brasil (em 2003) recebeu o Troféu Adhemar Ferreira da Silva. Esse prêmio é conferido aos atletas que representem os valores que marcaram a carreira e a vida do bicampeão olímpico (52 e 56) no salto triplo, como ética, eficiência técnica e física, esportividade, respeito ao próximo, companheirismo e espírito coletivo.
“Não esperava ser escolhida por esse prêmio que leva o nome do Adhemar Ferreira da Silva, nosso bicampeão olímpico. Quero agradecer aos meus treinadores. É uma honra. Não tenho palavras para explicar, e olha que falo bastante! “.
A presidente da CBG, Maria Luciene Resende, explicou a importância das conquistas de Rebeca no PBO para a entidade. “É com grande alegria que vemos a Rebeca se consagrar novamente com o Prêmio Brasil Olímpico e, além disso, levar também o Prêmio Inspire. Nós, que vivenciamos tantas competições das categorias de base, constatamos que ela é genuinamente uma grande inspiração para toda a nossa Ginástica. Eu me sinto orgulhosa também por saber que a CBG tem contribuído para que todo esse talento e dedicação da Rebeca se revertam nessas conquistas históricas dela para o nosso esporte”.
Luciene reverenciou também Daiane dos Santos, que tem enorme importância histórica para a CBG. “Como a própria Rebeca disse, a Daiane foi a grande inspiração dela, e de tantas outras ginastas pelo Brasil afora. Eu me sinto muito feliz por ver o passado e o presente da nossa Ginástica sendo reconhecidos nesta noite memorável do Prêmio Brasil Olímpico”.
As atletas que receberam os PBOs das modalidades da ginástica foram: Geovanna Santos da Silva (Ginástica Rítmica), Alice Gomes (Ginástica de Trampolim) e Rebeca Andrade (Ginástica Artística).
Confira a lista dos ginastas que receberam os principais troféus do PBO:
2001 – Daniele Hypólito
2003 – Daiane dos Santos
2004 – Daiane dos Santos
2006 - Laís Souza
2007 – Jade Barbosa
2012 – Arthur Zanetti
2014 – Arthur Zanetti
2019 – Arthur Nory
2021 – Rebeca Andrade
2022 – Rebeca Andrade
Uma série de análises, observações e avaliações foi realizada ao longo dos últimos anos, bem como uma fase presencial do processo seletivo, em Aracaju
CBG promove capacitação no Centro de Treinamento de Ginástica Rítmica, em Aracaju
Público que compareceu ao ginásio Constâncio Vieira teve motivos para festejar
Selecionadas vão participar das competições internacionais no ciclo até Los Angeles-2028