Da Redação (SP) - A Ginástica Aeróbica ultrapassou as paredes dos ginásios e chegou até uma comunidade indígena no município de Guarajará-Mirim. A iniciativa é da Federação Rondoniense de Ginástica (FRG), que tem o apoio da CBG e do Projeto Renascendo pelo Esporte.
Tudo começou com uma visita da presidenta da FRG, Juscimara Campos, à Comunidade Capoeirinha, da aldeia Oro Nao, no dia 26 de novembro do ano passado. A dirigente apresentou a modalidade a um grupo formado por cerca de 50 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos.
Após a realização de algumas atividades rítmicas, de dança, força e flexibilidade, a comunidade foi convidada a participar do I Festival de Ginástica Aeróbica Oro Nao, realizada nos dias 19 e 20 de dezembro, na aldeia.
“Quando estávamos indo embora, após a primeira visita, uma idosa me perguntou se teríamos algumas roupas usadas para doar. Foi então que, sensibilizada, resolvi promover uma campanha. Primeiro, fizemos um vídeo que colocamos nas redes. Depois recebi apoio da escola em que leciono e da Secretaria de Educação Municipal”, disse Juscimara, que conseguiu arrecadar roupas e calçados para crianças, adolescentes, jovens e adultos de ambos os sexos, brinquedos e livros. No total, os donativos ocuparam 22 caixas, que vieram dos municípios de Ariquemes, Candeias, Jamari e Porto Velho.
Para a realização do festival, Juscimara contou com o apoio das atleta Laryssa Michelle (atual campeã estadual na categoria adulto e vencedora do Prêmio Esporte Rondônia/2022) e Tayler Elias, campeão estadual individual na categoria infantil. As três ministraram treinamento de rotina e montaram coreografias de grupo, individual e trio para as apresentações dos índigenas.
"Foi muito emocionante e gratificante ver o rosto de felicidade das crianças e das famílias ao ver a Mamãe Noel chegando de voadeira. Ela fez a entrega dos donativos”, disse Juscimara.
Este ano, Juscimara pretende levar o projeto a outras comunidades indígenas. “Queremos manter uma professora de Educação Física na aldeia e pretendemos também realizar cursos de arbitragem, para termos árbitros indígenas”.
Juscimara destacou o apoio dos seguintes parceiros: Federação Rondoniense de Futebol 7 Society; equipe gestora da Escola Municipal Senador Darcy Ribeiro; SEMED – Secretaria Municipal de Educação; SEMES – Secretaria Municipal de Esporte e Lazer; FUNCET e ao Centro Municipal de Artes Marciais e Ginástica de Candeias do Jamari, além das famílias de ginastas e amigos que fizeram as doações.
Uma série de análises, observações e avaliações foi realizada ao longo dos últimos anos, bem como uma fase presencial do processo seletivo, em Aracaju
CBG promove capacitação no Centro de Treinamento de Ginástica Rítmica, em Aracaju
Público que compareceu ao ginásio Constâncio Vieira teve motivos para festejar
Selecionadas vão participar das competições internacionais no ciclo até Los Angeles-2028