Em excelente fase na Ginástica de Trampolim, brasileiros esquentam as turbinas em Santarém

28.06.2023  |    454 visualizações

Competição é utilizada como preparação para etapas da Copa do Mundo que renderão pontos para classificação olímpica

Da Redação (SP) - As atenções do mundo da Ginástica de Trampolim voltam-se para Portugal, onde serão disputadas duas etapas seguidas da Copa do Mundo, nos dois próximos finais de semana: Santarém (1º e 2 de julho) e Coimbra (7 e 8). Para se ter ideia do nível das competições, estarão presentes talentos como o campeão olímpico Zhu Xue Ying, da China, e do campeão mundial, o neozelandês Dylan Schmidt.

A etapa de Coimbra e as de Palm Beach (EUA) e Varna (Bulgária), neste ano, vão contar pontos para a qualificação olímpica, assim como outras duas etapas em 2024. Há ainda outras duas rotas que levam para Paris-2024: via Mundial e via classificatórias continentais – no caso das Américas, os Jogos Pan-Americanos de Santiago, que começam no final de outubro.

Santarém será a grande preparação, portanto, para a importante etapa de Coimbra. O Brasil, que vive grande momento na modalidade, chega forte para a competição. Em fevereiro, Camilla Gomes conquistou uma histórica medalha de ouro na etapa de Baku da Copa do Mundo. Como se isso não bastasse, no Campeonato Brasileiro Loterias CAIXA e no Campeonato Pan-Americano de Monterrey, no México, Rayan Dutra conseguiu notas que o colocariam na final do último Mundial – (58.010 no Pan e 57.800 no Brasileiro).

“Esses resultados do Rayan foram muito importantes. Podemos ver que ele está em evolução e tem capacidade de estar entre os melhores do mundo”, afirma Tatiana Figueiredo, Coordenadora da Seleção Brasileira de Ginástica de Trampolim. “Ele é muito talentoso e tem excelente execução”, acrescentou.

Em Santarém, os objetivos da Seleção estão mais relacionados à preparação para Coimbra. “Como é um início de temporada internacional, nessas primeiras etapas de Copa do Mundo nossa meta é ver nossos ginastas entre os semifinalistas e, mais para frente, na final, porque a pontuação de finalista vai deixá-los bem colocados no ranking”, afirma Tatiana.

 

Ginástica de Trampolim

Ginastas da Seleção Brasileira: Alice Gomes, Camilla Gomes e Rayan Dutra

Treinadores: Alexandro Pereira e Tatiana Figueiredo

Árbitra: Eliane Simão

Fisioterapeuta: Marina Araújo

Leia também...
23.12.2024

Uma série de análises, observações e avaliações foi realizada ao longo dos últimos anos, bem como uma fase presencial do processo seletivo, em Aracaju

16.12.2024

CBG promove capacitação no Centro de Treinamento de Ginástica Rítmica, em Aracaju

08.12.2024

Público que compareceu ao ginásio Constâncio Vieira teve motivos para festejar

07.12.2024

Selecionadas vão participar das competições internacionais no ciclo até Los Angeles-2028