Da Redação (SP) - Em alta nos últimos anos nas competições da categoria adulta, a Ginástica Rítmica do Brasil mostra o que está por vi na segunda edição do Mundial Juvenil. A edição deste ano será realizada em Cluj-Napoca, na Romênia, com início nesta sexta-feira (7).
Para se ter ideia da importância do evento, basta lembrar que três das ginastas que ocupavam o top 10 no ranking individual de 2022 foram reveladas na primeira edição do Mundial Juvenil, em Moscou, em 2019, incluindo a italiana Sofia Raffaeli, dona das medalhas de ouro em três dos quatro aparelhos e no individual geral no Mundial adulto do ano passado, em Sofia.
O Brasil enviou para a Romênia sua Seleção de conjunto, que conquistou, no mês passado, três medalhas de ouro no Pan-Americano de Guadalajara, além de Keila Santos e de Fernanda Alvaz, respectivamente quinta e sexta colocada na disputa do individual geral, na mesma competição.
A comunidade da GR está ansiosa pelas apresentações da Seleção Juvenil de conjunto, que foi dominante em Guadalajara, ficando em primeiro na série de cinco cordas e na de cinco bolas.
Amparada por um projeto bem estruturado da CBG, o Conjunto Juvenil do Brasil passou a treinar como seleção permanente em 2021. Como a categoria juvenil dura apenas três anos, reunindo ginastas de 13,14 e 15 anos, a renovação é constante.
“O fato de a equipe treinar em regime permanente em Aracaju é muito benéfico, e contribui demais para os bons resultados que já alcançamos. Além disso, treinamos ao lado da Seleção adulta, que nos serve como espelho. Isso motiva muito nossas jovens atletas, que sonham em chegar lá um dia”, diz a treinadora Juliana Coradine.
Juliana prefere não projetar resultados. “O que espero e o que me deixaria feliz neste Mundial é ver as meninas executando bem as coreografias, com energia e sem grandes falhas”, acrescentou.
MUNDIAL JUVENIL – 7 A 9 DE JULHO DE 2023
LOCAL: Cluj-Napoca (Romênia)
Ginásio: BTArena Strada Uzinei Electrice
Seleção Brasileira Juvenil de Ginástica Rítmica de Conjunto: Ana Luiza Franceschi, Isadora Beduschi, Lavínia Silvério, Laura Gamboa, Maria Paula Caminha e Yumi Moriyama
Treinadora: Juliana Coradine
Seleção Brasileira Juvenil de Ginástica Rítmica Individual: Fernanda Alvaz e Keila Santos
Treinadoras: Fabiana Rubini e Joseane Coelho
Árbitro: Leonardo Palitot
Fisioterapeuta: Ygor Santos
Chefe de Delegação: Ana Pompeu
Uma série de análises, observações e avaliações foi realizada ao longo dos últimos anos, bem como uma fase presencial do processo seletivo, em Aracaju
CBG promove capacitação no Centro de Treinamento de Ginástica Rítmica, em Aracaju
Público que compareceu ao ginásio Constâncio Vieira teve motivos para festejar
Selecionadas vão participar das competições internacionais no ciclo até Los Angeles-2028