Da Redação (SP) - Depois de voar muito alto e de registrar a nota mais elevada de sua carreira (56,090) na etapa de Santarém da Copa do Mundo de Ginástica de Trampolim, na qual obteve a medalha de prata, Camilla Gomes vai atrás dos pontos do ranking olímpico em Coimbra, também em Portugal. Essa etapa, que começa nesta sexta-feira (7), valerá pontos para a qualificação olímpica, assim como as de Palm Beach (EUA) e Varna, na Bulgária.
Aos 29 anos, Camilla incontestavelmente vive a melhor fase de sua carreira. Na avaliação de Tatiana Figueiredo, Coordenadora da Seleção Brasileira de Ginástica de Trampolim, o enorme potencial da atleta finalmente está se convertendo em grandes resultados, graças à evolução em seu preparo mental, numa modalidade em que pequenos erros podem prejudicar sobremaneira a performance em competição.
“Há muitos anos nós detectamos esse grande potencial da Camilla. Ela tem uma parte física bastante forte, e sempre foi muito disciplinada para treinar. Hoje, vive um momento em que está madura como atleta, graças à evolução do preparo mental. Ela consegue se manter calma e traduzir em resultados toda a qualidade desse trabalho”.
A etapa de Coimbra da Copa do Mundo terá uma lista de competidoras ainda mais expressiva do que a de Santarém, que não contou pontos para o ranking olímpico. Além das chinesas Zueying Zhu, campeã olímpica, e Yecheng Hu, bronze no último Mundial, estarão presentes ainda a forte equipe britânica, que conta com Bryony Page, dona de duas medalhas olímpicas, e as competidoras do Japão, como Mori Hikaru, duas vezes campeã mundial. A Espanha, ausente em Santarém, também competirá; Portugal e França, representados por atletas mais novos na semana passada, virão com suas equipes principais.
“Todos esses nomes deverão elevar ainda mais o nível da disputa. De qualquer forma, se Camilla conseguir reeditar o nível de performance que alcançou em Santarém, vai se manter competitiva”, analisa Tatiana.
Rayan Dutra, campeão dos Jogos Pan-Americanos Júnior, em Cáli-2021, considerado uma promessa da modalidade, e Alice Helen, semifinalista do Mundial de 202, também competirão em Coimbra.
ETAPA DE COIMBRA – COPA DO MUNDO DE GINÁSTICA DE TRAMPOLIM – 07 e 08/07
Ginastas: Alice Helen, Camilla Gomes e Rayan Dutra
Treinadores: Alexandro Pereira e Tatiana Figueiredo
Árbitra: Eliane Simão
Fisioterapeuta: Marina Araújo
Na soma das séries simples e mista, ninguém foi melhor do que o conjunto verde-amarelo
Com apoio da Prefeitura do Recife, competição será realizada entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro, no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão)
Ginasta se torna a primeira mulher brasileira a conquistar o chamado "Oscar do esporte"
Evento será realizado no ginásio Nilson Nelson, de 7 a 11 de maio