Da Redação (SP) - Se alguém ainda tinha dúvidas sobre as chances de Camilla Gomes conquistar vaga olímpica pela pontuação das etapas da Copa do Mundo, elas se dissiparam. Ratificando sua extraordinária fase, a brasileira conquistou a medalha de bronze na etapa de Santarém, em Portugal, ao somar 55.780 pontos, ficando atrás apenas da britânica Bryoni Page (56.930), dona de duas medalhas olímpicas, e da chinesa Zueying Zhu (56.820), atual campeã olímpica.
A etapa de Santarém foi a primeira a somar pontos para o ranking de classificação olímpica. Com o terceiro lugar, Camilla já abocanhou 50. A próxima etapa que vai contar para isso será Palm Beach, nos Estados Unidos, no início de agosto.
“Essa pontuação que a Camilla obteve é muito alta. Foi importantíssimo largarmos dessa forma. É uma sinalização para as outras competidoras de que a Camilla está chegando”, disse Tatiana Figueiredo, Coordenadora da Seleção Brasileira de Ginástica de Trampolim.
Tatiana aponta que o mundo da GTR já enxerga Camilla com outros olhos. “Desde a etapa de Baku [em fevereiro], os outros treinadores, ginastas e árbitros vêm nos parabenizando. É uma atleta que atingiu outro patamar, e hoje existe um respeito maior em relação a ela. É muito importante sobretudo o fato de os árbitros verem suas performances de uma outra maneira”.
A consistência de Camilla, que já subiu ao pódio em três etapas da Copa, é considerada fundamental nessa caminhada que visa à conquista da vaga olímpica. “Tudo isso é consequência de um processo bem longo. A Camilla está mais madura e consciente, e, por isso, vem performando num nível muito alto”, avalia Tatiana.
Alice Helen, que também compete em Coimbra, obteve a nota 53.410 na sexta-feira e não avançou à final. No masculino, Rayan Dutra recebeu a nota 57.350 e também não se classificou.
ETAPA DE COIMBRA – COPA DO MUNDO DE GINÁSTICA DE TRAMPOLIM
FINAL
1º) Bryoni Page – Grã-Bretanha – 56.930
2º) Xueying Zhu – China – 56.820
3º) Camilla Gomes – BRASIL – 55.780
4º) Xinyi Fan – China - 55.680
5º) Reina Satake – Japão – 55.640
6º) Lea Labrousse – França – 54.140
7º) Sophiane Methot – Canadá – 33.520
8º) Chisato Doihata – Japão – 5.930
Uma série de análises, observações e avaliações foi realizada ao longo dos últimos anos, bem como uma fase presencial do processo seletivo, em Aracaju
CBG promove capacitação no Centro de Treinamento de Ginástica Rítmica, em Aracaju
Público que compareceu ao ginásio Constâncio Vieira teve motivos para festejar
Selecionadas vão participar das competições internacionais no ciclo até Los Angeles-2028