Da Redação (SP) - A Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica de Conjunto realizou, nesta terça-feira (22), o treinamento de pódio. O grupo estreia na sexta-feira (25) na 40ª edição do Mundial de Valência, na Espanha.
Logo no primeiro treino em Valência, a capitã Maria Eduarda Arakaki, a Duda, torceu o tornozelo direito.
O médico que acompanha a delegação, Mário Costa Vieira Filho, deu a seguinte declaração:
“A atleta Maria Eduarda Arakaki teve um trauma de mecanismo torcional hoje durante o treino. Ela foi avaliada pelo nosso departamento médico, que evidenciou tratar-se de uma entorse. De imediato foi iniciado tratamento medicamentoso e fisioterápico. A ginasta tem respondido bem ao tratamento. Estamos confiantes de que, nos próximos dias, Duda já retorne aos treinamentos e que na sexta-feira possa performar bem”.
O fisioterapeuta que acompanha a delegação, Paulo Márcio P. Oliveira, descreveu o trabalho que está sendo feito. “Iniciamos de imediato o tratamento medicamentoso e fisioterapêutico, e com acompanhamento psicológico, graças à equipe multidisciplinar que foi mobilizada. A intervenção feita foi de 12 horas de tratamento intensivo para controlar a primeira fase do processo inflamatório, que consiste em edema e muita dor. A atleta continua evoluindo da melhor forma possível. Continuamos o trabalho para que ela tenha as melhores condições para contribuir na disputa por essa vaga olímpica”, afirmou o profissional.
A treinadora da equipe, Camila Ferezin, disse que a Seleção cumpriu essa importante tarefa, o treinamento de pódio, da forma mais adequada possível. “Estamos dando prioridade à recuperação da Duda. É importante, já que esse trauma aconteceu ontem (21) pela manhã, no primeiro treino em Valência, ela se recuperar para estar bem, para que a gente possa colocá-la em quadra já na sexta-feira, que é o mais importante. As meninas se superaram, principalmente as ginastas que entraram na última hora para substituir a Duda, que são a Bárbara e a Giovanna”, disse a comandante. “A gente conseguiu cumprir o que é esperado num treinamento de pódio, que é entrar na quadra, se ambientar, mentalizar, reconhecer o local, a estrutura e a iluminação, que é bastante importante. Missão cumprida com louvor, porque elas realmente conseguiram se superar e estamos felizes com isso. Um dia de cada vez para chegarmos na sexta-feira e darmos o nosso melhor”, acrescentou.
O Brasil disputa uma das cinco vagas que estarão em jogo em Valencia para os Jogos Olímpicos de Paris-2024.
A competição de conjuntos começa na sexta-feira, às 16h (horário de Brasília).
Seleção Brasileira de Conjunto: Bárbara Galvão, Deborah Medrado, Giovanna Oliveira, Maria Eduarda Arakaki, Nicole Pírcio, Sofia Madeira e Victória Borges
Treinadora: Camila Ferezin
Assistente Técnica: Bruna Martins
Link para fotos: http://bitly.ws/SMv7
Na soma das séries simples e mista, ninguém foi melhor do que o conjunto verde-amarelo
Com apoio da Prefeitura do Recife, competição será realizada entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro, no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão)
Ginasta se torna a primeira mulher brasileira a conquistar o chamado "Oscar do esporte"
Evento será realizado no ginásio Nilson Nelson, de 7 a 11 de maio