Da Redação (SP) - Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa e Lorrane Oliveira embarcam nesta sexta-feira para Paris, onde participarão de uma etapa da Copa do Mundo de Ginástica Artística Feminina, nos dias 16 e 17 de setembro. A competição serve como preparação para o Mundial da Antuérpia, que começa no próximo dia 30 e é classificatório para os Jogos Olímpicos
Recuperada de lesão, Jade conquistou, no final do mês passado, o título do individual geral do Campeonato Brasileiro Loterias CAIXA, em Lauro de Freitas, na Grande Salvador. “A Jade costuma se recuperar rapidamente das lesões. Ela teve a oportunidade de participar da etapa de Osijek, na Croácia, em junho. Disputou só as paralelas lá. Não conseguiu ir à final, mas estava executando uma série nova. Treinou bem. É um grande reforço para a equipe”, disse o Coordenador da Seleção Brasileira de Ginástica Artística Feminina, Francisco Porath Neto.
Flávia Saraiva, que está em recuperação, foi liberada para voltar a treinar solo. “Ela está dando boas esperanças para nós. Deverá fazer um solo mais simples em Paris, com menor nível de dificuldade. Mas, mesmo com uma série mais simples, a pontuação dela é importante pra nós numa competição por equipes”, disse Porath.
Já Rebeca Andrade deverá competir apenas nas paralelas em Paris, repetindo a estratégia do ano passado. “Ela competiu no salto, paralelas e trave no Campeonato Brasileiro. Faremos a aclimatação na França e depois já seguimos para a Bélgica. O último aparelho em que será liberada para treinar é o solo”.
As quatro atletas se somaram a outras oito ginastas. Esse grupo todo participou de um Estágio de Treinamento, que começou no dia 27 de agosto até a última terça-feira (5). A preparação serviu tanto para o Mundial da Antuérpia como também para o Sul-Americano de Cáli, que será disputado até o final desta semana.
“Esse Estágio foi importante. A preparação para o Sul-Americano também é estratégica. Se tivermos alguma necessidade repentina, sairá desse grupo a ginasta que entrará para o grupo que irá para o Mundial”, acrescentou Porath.
ESTÁGIO DE TREINAMENTO – RIO DE JANEIRO
GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA
Andreza Lima (GNU/RS), Camille Fonseca (SESI/SP), Carolyne Pedro (CEGIN/PR), Flavia Saraiva (CRF/RJ), Gabriela Barbosa (ECP/SP), Jade Barbosa (CRF/RJ), Josiany Calixto (CEGIN/PR), Julia Soares (CEGIN/PR), Lorrane Oliveira (CRF/RJ), Luisa Maia (CRF/RJ), Rafaela Oliva (GNU/RS), Rebeca Andrade (CRF/RJ)
Treinadores: Beatriz Fragoso, Caroline Molinari, Felipe Nayme, Francisco Porath Neto e Iryna Ilyashenko.
Coreógrafo: Ronaldo Ferreira.
Na soma das séries simples e mista, ninguém foi melhor do que o conjunto verde-amarelo
Com apoio da Prefeitura do Recife, competição será realizada entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro, no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão)
Ginasta se torna a primeira mulher brasileira a conquistar o chamado "Oscar do esporte"
Evento será realizado no ginásio Nilson Nelson, de 7 a 11 de maio