Da Redação (SP) - Para muita gente, a próxima sexta-feira (8) será aquela ponte de feriado, uma ligação mais do que agradável com o final de semana. Para três atletas da Seleção Brasileira de Ginástica Artística Masculina, será o dia da viagem rumo a Paris. Vai ser disputada na Bercy Arena, a mesma que vai receber a competição olímpica da modalidade em 2024, uma etapa da Copa do Mundo que é considerada importante na preparação brasileira para o Mundial da Antuérpia.
“É uma espécie de prévia do Mundial. Achamos que vai ter muitos atletas fortes. Então nossa expectativa é buscar o maior número de finais possível. E tem as particularidades de cada atleta. O (Arthur) Nory, por exemplo, vai tentar buscar uma final na barra fixa. Será muito importante, especialmente porque ele está com uma série nova”, diz o treinador Cristiano Albino.
Uma das lapidadas finais no grupo foi realizada durante o Estágio de Treinamento realizado no Rio na semana passada. A atividade reuniu, de 27 de agosto a 5 de setembro, 14 atletas, divididos em duas equipes: a que deverá seguir para o Mundial e a que rumou para o Sul-Americano de Cáli, que se encerra no dia 10.
A equipe que competirá no Mundial ainda não está escalada. “Temos uma boa ideia, mas não há 100% de definição. Vamos fazer simulações de competição ainda, com atribuição de notas. Acreditamos que, para ficarmos entre as 12 melhores equipes no Mundial e conquistarmos na Bélgica a vaga olímpica precisaremos de algo como 245 ou 246 pontos. Nosso esforço é no sentido de buscarmos essa pontuação, e vamos escolher os ginastas mais indicados para fazer cada aparelho”, acrescenta Albino.
ETAPA DE PARIS DA COPA DO MUNDO DE GINÁSTICA ARTÍSTICA MASCULINA
Atletas: Arthur Nory, Bernardo Actos e Diogo Soares
Treinadores: Cristiano Albino e Daniel Biscalchin
ESTÁGIO DE TREINAMENTO – 27 DE AGOSTO A 5 DE SETEMBRO
LOCAL: Rio de Janeiro
ATLETAS PARTICIPANTES: Arthur Nory (ECP/SP), Arthur Zanetti (AGITH/SP), Bernardo Actos (MTC/MG), Diogo Paes (ECP/SP), Diogo Soares (CRF/RJ), Gabriel Faria (MTC/MG), Francisco Barretto (ECP/SP), Leonardo Souza (ECP/SP), Lucas Bitencourt (MTC/MG), Luis Porto (GNU/RS), Murilo Pontedura (AGITH/SP), Patrick Sampaio (ECP/SP), Tomas Florêncio (AGITH/SP), Yuri Guimarães (AGITH/SP)
Na soma das séries simples e mista, ninguém foi melhor do que o conjunto verde-amarelo
Com apoio da Prefeitura do Recife, competição será realizada entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro, no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão)
Ginasta se torna a primeira mulher brasileira a conquistar o chamado "Oscar do esporte"
Evento será realizado no ginásio Nilson Nelson, de 7 a 11 de maio