Da redação (SP) - Seis medalhas de ouro, quatro de prata e três de bronze. Esse foi o saldo, em se tratando de presenças no pódio, da passagem das seleções brasileiras de Ginástica Artística Feminina e de Ginástica Artística Masculina por Santa Marta, na Colômbia, onde foi disputado o Campeonato Pan-Americano dessas duas modalidades. Houve competições nas categorias adulta e juvenil. A competição foi encerrada neste domingo (26).
No início da competição, o Brasil foi absoluto nas disputas por equipe, faturando o ouro no masculino e no feminino. No individual geral, Caio Souza também se apoderou da medalha dourada. Andreza Lima ficou com o bronze no individual geral entre as mulheres.
Os últimos dias do campeonato foram reservados para as finais por aparelhos.
Classificado previamente para Paris-2024 graças ao fabuloso desempenho no Mundial da Antuérpia, Diogo Soares conquistou o ouro no sempre desafiador cavalo com alças (13.933). Na barra fixa, novamente alcançou o topo do pódio: 14.100 foi a sua nota. Nas paralelas, o jovem generalista se consagrou como o segundo melhor das Américas, e obteve a prata com 14.000.
Caio Souza voltou a impressionar no salto sobre a mesa. Arrancou o ouro com 14.050. Na barra fixa, formou uma dobradinha com o piracicabano Diogo. O ginasta de Volta Redonda recebeu a nota 13.700. Nas argolas, o experiente generalista conseguiu o bronze (13.733).
Na GAF, Andreza Lima foi vice-campeã pan-americana na trave (13.167). Hellen Benevides obteve o bronze no solo (13.100).
No juvenil, a promissora Sophia Weisberg conquistou a prata no salto sobre a mesa (13.150).
Todas as medalhas de Santa Marta/2024 nas finais por aparelhos:
Masculino:
Solo:
Cavalo com alças:
Argolas:
Salto:
Barras paralelas:
Barra Fixa:
Feminino:
Salto:
Barras paralelas assimétircas:
Trave:
Solo:
Uma série de análises, observações e avaliações foi realizada ao longo dos últimos anos, bem como uma fase presencial do processo seletivo, em Aracaju
CBG promove capacitação no Centro de Treinamento de Ginástica Rítmica, em Aracaju
Público que compareceu ao ginásio Constâncio Vieira teve motivos para festejar
Selecionadas vão participar das competições internacionais no ciclo até Los Angeles-2028