Sul-Americano de Ginástica Aeróbica agita Aracaju

12.06.2024  |    319 visualizações

Competição movimenta oito delegações e reúne mais de 200 atletas

Da Redação (SP) - Começa nesta quinta-feira (13) o Campeonato Sul-Americano de Ginástica Aeróbica, no ginásio Constâncio Vieira, em Aracaju. A competição envolve a participação de oito delegações: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Panamá, Peru, Uruguai e Venezuela. A competição vai mobilizar 202 atletas, sendo 44 só do Brasil.

Kátia Lemos, Coordenadora de Ginástica Aeróbica da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), aposta que a realização da competição marcará um novo momento da modalidade. “Realizar um evento internacional no Brasil, sobretudo com o padrão de qualidade CBG de organização, em muito contribuirá para a popularização e desenvolvimento da Ginástica Aeróbica em nosso país”.

Algumas nações sul-americanas atingiram um nível técnico interessante na modalidade, o que leva os especialistas a apostar em disputas acirradas. “Temos oito países com qualidade técnica muito elevada. Nossos adversários mais tradicionais são Peru, Argentina e Chile”, diz Kátia a respeito da relação de forças no subcontinente.

Lucas Barbosa e Tamires Rebeca, grandes referências da Aeróbica verde-amarela, deverão novamente galvanizar a atenção dos torcedores que comparecerão ao Constâncio Vieira. Kátia pondera, no entanto, que os dois craques ainda não atingiram seu ápice técnico nesta temporada. “Estão em excelente momento, mas nosso alvo para 2024 é o Campeonato Mundial. Ainda queremos crescer mais”, analisa a Coordenadora, referindo-se ao evento que será realizada no final de setembro, em Pesaro, na Itália.

Em paralelo à programação do Sul-Americano, o ginásio está recebendo o Aracaju Open Cup, que reúne ginastas promissores.


Confira a programação desta quinta-feira, que já terá disputas da fase semifinal:

 

Aracaju Open Cup – 9h às 13h (semifinais)

Solenidade de abertura – 14h às 15h

Sul-Americano – 15h às 17h50 (semifinais)

Aracaju Open Cup – 18h às 19h50 (semifinais)

 

Leia também...
17.04.2025

Evento será realizado no ginásio Nilson Nelson, de 7 a 11 de maio

13.04.2025

Meninas brasileiras alcançam seis finais por aparelhos na primeira competição internacional do ano

07.04.2025

Brasileiras treinam sob o olhar experimentado de Maryana Pamukova, treinadora de Boryana Kaleyn, vice-campeã olímpica em Paris

02.04.2025

Competição na Bulgária se insere na preparação para o grande objetivo do ano, o Mundial do Rio, em agosto