Manaus recebe o espetáculo da Ginástica Juvenil do Brasil

16.07.2024  |    227 visualizações

Capital do Amazonas vai vibrar com o Campeonato Brasileiro Loterias CAIXA DE GR da categoria a partir do dia 17 deste mês

Da Redação (SP) - Localizada no centro da maior floresta tropical do mundo, o Centro Amazonense de Ginástica, em Manaus, receberá um grande espetáculo na próxima semana, a partir do dia 17 deste mês. Trata-se do Campeonato Brasileiro Loterias CAIXA de Ginástica Rítmica Juvenil e da Copa Brasil Loterias CAIXA de Conjunto de Ginástica Rítmica Adulta. Portanto, quem quiser apreciar o futuro da GR do Brasil e não estiver na bela capital do estado do Amazonas pode conferir as emoções no Canal da CBG no YouTube.

A edição deste ano da principal competição da modalidade na categoria juvenil apresenta números robustos. Temos 27 ginastas inscritas do Nível 1, 74 do Nível 2, 25 do Nível 3A, 38 do Nível 3B. No total, estarão em ação 164 ginastas. No ano passado, tivemos 139. Estarão representadas 57 instituições. O crescimento em relação ao ano passado é considerado bastante expressivo pela Coordenadora de Ginástica Rítmica da CBG, Marcia Aversani.

“A modalidade está em franco crescimento no Brasil, e os números refletem isso. Mas devemos ponderar que isso já estava previsto, levando em consideração o excelente momento da GR no País, atestado por resultados sem precedentes em competições internacionais, e por estarmos em ano de Jogos Olímpicos, o que sempre ajuda”.

A categoria juvenil vem sendo trabalhada com esmero pela CBG há muitos anos. E 2024 é um ano estratégico, especialmente devido à realização da terceira edição do Mundial Juvenil, que terá lugar em Sofia, em junho de 2025, e a segunda edição dos Jogos Pan-Americanos Júnior, em julho. “Por conta desses eventos importantíssimos, o Campeonato Brasileiro Loterias CAIXA de Ginástica Rítmica Juvenil terá grande importância no que diz respeito à organização das Seleções Brasileiras neste e no próximo ano”, pondera Marcia.

Por ser realizada num polo tão importante da porção brasileira da Amazônia, a competição se reveste de uma importância adicional. “A GR tem que ir aonde o povo está, parafraseando Milton Nascimento. Fazia algum tempo que não realizávamos uma competição de GR dessa envergadura na Região Norte. Temos que ir a todos os cantos do País para desenvolver a modalidade. Essa é a nossa missão. Por conseguinte, é com grande alegria que a CBG volta a Manaus, e tenho certeza de que o vibrante público manauara haverá de se empolgar com o espetáculo proporcionado por essas meninas”, afirma a especialista.

A competição deste ano terá uma novidade. A CBG seguirá os padrões da Federação Internacional de Ginástica (FIG) e da UPAG (União Pan-Americana de Ginástica). Assim sendo, o evento de Manaus será o último a envolver atletas de 13, de 14 e de 15 anos. A partir de 2026, a categoria juvenil vai se resumir às ginastas de 14 e de 15 anos. “As atletas de 13 anos estarão numa categoria específica. Assim, teremos uma competição a mais em Manaus”, explica Marcia.

 

Leia também...
23.12.2024

Uma série de análises, observações e avaliações foi realizada ao longo dos últimos anos, bem como uma fase presencial do processo seletivo, em Aracaju

16.12.2024

CBG promove capacitação no Centro de Treinamento de Ginástica Rítmica, em Aracaju

08.12.2024

Público que compareceu ao ginásio Constâncio Vieira teve motivos para festejar

07.12.2024

Selecionadas vão participar das competições internacionais no ciclo até Los Angeles-2028