Troyes (França) - Neste período de aclimatação para os Jogos Olímpicos de Paris, Troyes vem sendo a casa da ginástica brasileira. Após a saída das equipes de ginástica artística e de trampolim para a Vila Olímpica, a ginástica rítmica permaneceu na comuna francesa para continuar sua preparação.
O dois eventos reuniram mais de quatro mil franceses no Complexe International Multisport Escalade, onde a modalidade faz aclimatação para a olimpíada.
Os moradores de Troyes fizeram as ginastas brasileiras se sentirem verdadeiramente em casa. O treino aberto atraiu mais de duas mil pessoas que assistiram às séries do conjunto e do individual com Bárbara Domingos. Durante o evento, o roteiro das competições foi praticado para adaptar as ginastas ao ambiente competitivo. As reservas também se apresentaram.
Os franceses ficaram encantados com o talento das atletas brasileiras, especialmente com os elementos artísticos da série mista (bolas e fitas) do conjunto, que homenageia o Brasil.
"É magnífico, esplêndido. Estou espantada de ver essa performance. Eu desejo de verdade que elas ganhem os Jogos Olímpicos em Paris porque elas são esplêndidas. Foi muito interessante também conhecer um pouco mais da cultura dos brasileiros. Agora, eu quero conhecer o país," disse Silvy Leclerc, moradora de Troyes.
A treinadora da seleção brasileira de conjunto, Camila Ferezin, destacou a importância deste grande ensaio. "Foi muito bom ter essa presença do público porque simula o máximo que vai ser nas olimpíadas. Então, ter essa vivência de as meninas entrarem na quadra com o público francês, acho essa troca de carinho também, de a plateia estar aqui aplaudindo nossas brasileiras faz toda a diferença. Para nós, treinadoras, a gente procura até o final ajeitar todos os mínimos detalhes para que a gente chegue no momento máximo a gente consiga fazer as nossas séries. Foi um ótimo teste, conseguimos simular todas as situações que vamos encontrar na competição," disse Camila Ferezin.
"Ontem, houve uma simulação classificatória e hoje foi a simulação da final, em dois dias de casa cheia." A ginástica rítmica brasileira segue a rotina de treinos em Troyes até o dia 1º de agosto. Depois, a equipe embarca para Paris, onde ficará na Vila Olímpica. A estreia da modalidade está marcada para o dia 8 de agosto.
Programação da Ginástica Rítmica:
8 de agosto: Qualificações do individual geral
9 de agosto: Qualificações de grupo e final do individual geral
10 de agosto: Final do grupo geral
A ginástica rítmica será realizada na Arena Porte de La Chapelle de 8 a 10 de agosto de 2024.
Link: Imagens e entrevistas: https://drive.google.com/drive/folders/11bqkoUSKvtLT_tgdPqAX2QQQLHsUCt5W
Uma série de análises, observações e avaliações foi realizada ao longo dos últimos anos, bem como uma fase presencial do processo seletivo, em Aracaju
CBG promove capacitação no Centro de Treinamento de Ginástica Rítmica, em Aracaju
Público que compareceu ao ginásio Constâncio Vieira teve motivos para festejar
Selecionadas vão participar das competições internacionais no ciclo até Los Angeles-2028