Da Redação (SP) - O Planalto Central do Brasil recebe o talento caudaloso de ginastas que desempenham as funções de base, intermédios e volantes. Juntos, eles proporcionarão o espetáculo que serão o Campeonato Brasileiro Loterias CAIXA de Ginástica Acrobática e o XI Torneio Nacional de Ginástica Acrobática.
A programação das competições começa neste dia 5 e se encerra no feriado de 7 de setembro, que este ano cai em um sábado. A fase classificatória se inicia às 18h30 desta quinta-feira, logo após a cerimônia de abertura.
O Centro de Convenções Ulysses Guimarães, localizado em Brasília, será tomado por 345 ginastas; estarão representadas cinco Unidades da Federação: Distrito Federal, Amazonas, Minas Gerais, Paraná e São Paulo. Inscreveram-se 14 clubes.
A participação de atletas amazonenses é uma das novidades da edição de 2024 da competição. Três equipes fazem sua estreia no evento: Art’s Gym Clube, de Manaus, e duas do Distrito Federal: Agra e Agadita.
Márcia Janete Colognese, Coordenadora do Comitê Técnico de Ginástica Acrobática da Confederação Brasileira de Ginástica, avalia que os eventos marcam um momento muito positivo para a modalidade no país. “A Ginástica Acrobática do Brasil vem caminhando num processo de reestruturação, lançando mão de inovações, num movimento que é comum em toda a CBG. É hora de nos reinventarmos, de buscarmos fortalecimento. Isso se traduz, por exemplo, em investimentos na formação de treinadores e árbitros, que são pilares fundamentais dessa construção”.
Bárbara Domingos, a Babi, e Geovanna Santos, a Jojô, serão as titulares
Conjunto brasileiro deixa a cidade italiana com duas medalhas
Depois do ouro na World Challenge Cup de Portimão, GR verde-amarela brilha ainda mais na etapa de Milão da Copa
Conjunto lidera ao final do primeiro dia; Babi ocupa a quarta colocação no individual