Da Redação (SP) - O Planalto Central do Brasil recebe o talento caudaloso de ginastas que desempenham as funções de base, intermédios e volantes. Juntos, eles proporcionarão o espetáculo que serão o Campeonato Brasileiro Loterias CAIXA de Ginástica Acrobática e o XI Torneio Nacional de Ginástica Acrobática.
A programação das competições começa neste dia 5 e se encerra no feriado de 7 de setembro, que este ano cai em um sábado. A fase classificatória se inicia às 18h30 desta quinta-feira, logo após a cerimônia de abertura.
O Centro de Convenções Ulysses Guimarães, localizado em Brasília, será tomado por 345 ginastas; estarão representadas cinco Unidades da Federação: Distrito Federal, Amazonas, Minas Gerais, Paraná e São Paulo. Inscreveram-se 14 clubes.
A participação de atletas amazonenses é uma das novidades da edição de 2024 da competição. Três equipes fazem sua estreia no evento: Art’s Gym Clube, de Manaus, e duas do Distrito Federal: Agra e Agadita.
Márcia Janete Colognese, Coordenadora do Comitê Técnico de Ginástica Acrobática da Confederação Brasileira de Ginástica, avalia que os eventos marcam um momento muito positivo para a modalidade no país. “A Ginástica Acrobática do Brasil vem caminhando num processo de reestruturação, lançando mão de inovações, num movimento que é comum em toda a CBG. É hora de nos reinventarmos, de buscarmos fortalecimento. Isso se traduz, por exemplo, em investimentos na formação de treinadores e árbitros, que são pilares fundamentais dessa construção”.
Uma série de análises, observações e avaliações foi realizada ao longo dos últimos anos, bem como uma fase presencial do processo seletivo, em Aracaju
CBG promove capacitação no Centro de Treinamento de Ginástica Rítmica, em Aracaju
Público que compareceu ao ginásio Constâncio Vieira teve motivos para festejar
Selecionadas vão participar das competições internacionais no ciclo até Los Angeles-2028