Da Redação (SP) - A Ginástica Brasileira continua a expandir seus horizontes. Além de alargar o rol de conquistas de resultados internacionais antes inéditos, o esporte amplia sua relevância dentro do próprio território nacional. Desta forma, nesta semana, a Federação Mato-Grossense de Ginástica orgulhosamente realiza, em parceria com a Confederação Brasileira de Ginástica, seu primeiro evento de dimensão federal, a 28ª edição do Torneio Nacional Loterias CAIXA de Ginástica Rítmica, cujas competições se iniciam nesta quinta-feira (31).
O evento movimentará, ao todo, 585 ginastas, com forte participação das atletas mais jovens. No infantil, competirão 157 crianças; no pré-infantil, foram inscritas 176. Outros 163 talentos estarão em ação nas disputas juvenis, e mais 89 tomarão parte na categoria adulto. É expressiva também a quantidade de clubes representados em Cuiabá: 78.
Márcia Aversani, Coordenadora do Comitê Técnico de Ginástica Rítmica da CBG, explica como é desenhado o evento. “A principal finalidade dessa competição é reunir as quatro melhores ginastas individuais de cada nível, de cada categoria, de todas as regiões do Brasil, em um evento único. Além disso, também teremos os três melhores conjuntos e os três melhores trios de cada região do País. Nossa satisfação, por amarmos o esporte, é imensa. Todas as regiões de nosso imenso Brasil estão representadas. Isso só acelera o progresso da GR, e é um atestado de que a modalidade faz parte do cotidiano brasileiro, em seus diversos cenários. A gente faz questão de realçar o caráter democrático do evento. Todas as regiões estão presentes, e todas podem inscrever o mesmo número de ginastas”.
Flavia Zelinda, presidente da FMTG, expressa seu contentamento por receber, no ginásio Aecim Tocantins, o prestigiado certame. “É uma alegria muito grande receber tantas ginastas de todo o Brasil aqui em Cuiabá, mas também uma grande responsabilidade. Podem ter a certeza de que nós nos envolvemos com muito esforço para entregar um evento grandioso, no nível que se espera de uma GR tão forte como a do nosso País”.
A FMTG é uma entidade ainda bem jovem, fundada há quatro anos. “Desde o primeiro dia, trabalhamos com afinco, com o propósito de desenvolver a ginástica no Mato Grosso”, acrescenta a dirigente.
Para realizar o Nacional a contento, não foram medidos esforços. “Tivemos que nos atentar ao cumprimento do caderno de encargos, contratar os fornecedores, buscar parcerias com as universidades para arregimentar voluntários. Não tenho dúvida de que esse evento vai marcar a história da modalidade no MT”, afirma a presidente.
O Torneio Nacional Loterias CAIXA pode ser entendido como a conclusão de um processo trabalhoso e abrangente. Em julho e agosto foram realizados cinco torneios regionais: Norte, sediado em Rio Branco (AC); Nordeste, em Natal (RN); Centro-Oeste, em Brasília; Sudeste, em Pindamonhangaba (SP), e Sul, em São José dos Pinhais (PR). Ao todo, 1804 ginastas participaram, na soma das cinco competições.
Aversani explica os motivos que levam o Nacional Loterias CAIXA a ser considerado um evento que tem como marca a inclusão. “Ao realizarmos competições regionais, oferecemos a oportunidade de que aquela criança que treina num clube, numa escolinha, mas também na iniciação, possa participar de um evento que vai além das fronteiras de seu Estado, com nível 2, que é o torneio nacional. Não estamos falando da elite da GR brasileira, mas um grupo com bom nível técnico, com qualidade na iniciação na Ginástica”.
Por fim, Aversani celebra o papel de Mato Grosso na organização do evento. “A FMTG é uma federação jovem. Embora o Mato Grosso já tenha um trabalho escolar de ginástica e de participar de torneios há um tempo, é a primeira vez que teremos um evento nacional de Ginástica Rítmica em Cuiabá. Isso é importantíssimo e vai ao encontro de um dos principais objetivos da CBG, que é distribuir eventos importantes por todo o Brasil. A professora Flavia Zelinda é uma profissional muito experiente da ginástica rítmica brasileira; ela também é árbitra internacional. Temos então a certeza de que a população de Cuiabá vai desfrutar de uma competição muito bonita e primorosa”.
PROGRAMAÇÃO
31/10 (QUINTA-FEIRA)
08h00 às 12h00 Treinamento Oficial (Adulto Individual e Juvenil Conjunto)
14h00 às 16h00 Competição Categoria Juvenil Nível 2
16h15 às 18h15 Competição Categoria Juvenil Nível 1
18h20 Premiação Individual Juvenil Nível 1 e 2
18h45 às 20h15 Competição Conjunto e Trio Adulto
20h15 Premiação Conjunto e Trio Adulto
1/11 (SEXTA-FEIRA)
08h00 às 12h30 Treinamento Oficial (Pré-Infantil individual e Infantil conjunto)
14h00 às 16h00 Competição Categoria Adulto
16h15 às 18h15 Competição Conjunto e Trio Juvenil
18h20 Premiação Individual Adulto Premiação Conjunto e Trio Juvenil
02/11 (SÁBADO)
08h00 às 12h00 Treinamento Oficial (Pré-Infantil Conjunto, Trio e Infantil Individual)
14h00 às 16h00 Competição Categoria Pré-Infantil Nível 2 16h15 às 18h15 Competição Categoria Pré-Infantil Nível 1 18h20 Premiação Individual Pré-Infantil Nível 1 e 2
18h45 às 20h15 Competição Conjunto e Trio Infantil 20h15min Premiação Conjunto e Trio Infantil
03/11 (DOMINGO)
08h30 às 10h30 Competição Categoria Infantil Nível 2
10h30 às 12h30 Competição Categoria Infantil Nível 1
12h30 às 12h40 Premiação Individual Infantil Nível 1 e 2
12h45 às 14h00 Competição Conjunto e Trio Pré-Infantil
14h10 Premiação Conjunto e Trio Pré-Infantil
Serviço:
Torneio Nacional Loterias CAIXA de Ginástica Rítmica
Local: Ginásio Aecim Tocantins
Endereço: Avenida Agrícola Paes de Barros, S/N - Verdão, Cuiabá - MT, CEP: 78030-210
A entrada é gratuita.
Uma série de análises, observações e avaliações foi realizada ao longo dos últimos anos, bem como uma fase presencial do processo seletivo, em Aracaju
CBG promove capacitação no Centro de Treinamento de Ginástica Rítmica, em Aracaju
Público que compareceu ao ginásio Constâncio Vieira teve motivos para festejar
Selecionadas vão participar das competições internacionais no ciclo até Los Angeles-2028