Palmas recebe Torneio Nacional Loterias CAIXA de Ginástica Artística que desde já desponta como evento histórico

08.11.2024  |    427 visualizações

Com quase mil participantes, competição desbrava fronteiras e cumpre uma das missões da CBG

Da Redação (SP) - O próximo dia 13 marca o início de uma competição que tem todos os motivos para ser histórica: o Torneio Nacional Loterias CAIXA de Ginástica Artística. Mais de um motivo torna o evento especialíssimo. Um deles é o número sem precedentes de ginastas inscritos: 966. Ao todo, estarão representadas 70 entidades e 19 unidades da Federação. Outra razão que deve ser citada é o fato de que o palco do espetáculo será o Ginásio de Esportes do CEULP/ULBRA, localizado na capital de Palmas, a jovem capital do estado de Tocantins, fundada em 1989.


“Ao levarmos um evento como o Torneio Nacional Loterias CAIXA para Palmas, sentimos que estamos desbravando fronteiras. Trata-se de traduzir em ação efetiva o que está estabelecido como missão da Confederação Brasileira de Ginástica: levar a Ginástica para todas as regiões do nosso imenso país, sem exceção”, afirma Robson Caballero, Coordenador do Comitê de Ginástica Artística Masculina da CBG.


Ricardo Antonio Pereira da Costa, presidente da Federação Tocantinense de Ginástica (FTG), faz questão de realçar a importância do momento. “É um marco no desenvolvimento do esporte no nosso Estado. Poderemos mostrar ao público, que antes só havia visto a Ginástica Artística pela TV, toda a beleza da modalidade. É uma forma de incentivar clubes, agremiações e entidades a criar projetos de Ginástica Artística, fomentando assim a prática”.


Tocantins será representado na competição pela MS Ginástica Artística, que tem unidades também em localidades como Anápolis, Londrina e Recife.


O Nacional envolve quatro categorias: Pré-Infantil, Infantil, Juvenil e Adulto. Cada uma delas é disputada em quatro níveis técnicos: Base, Iniciante, Intermediário e Avançado.


Adriana Alves, Coordenadora do Comitê de Ginástica Artística Feminina, aponta o grande número de inscritos como um trunfo que é produto de muitos esforços. “Seria simplista demais explicarmos esse números extraordinário, de quase mil inscritos, como mera decorrência do espetáculo proporcionado pela Ginástica do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris, que tanto nos orgulhou. É claro que todas aquelas conquistas inspiram praticantes de Norte a Sul e de Leste a Oeste do país. Mas tenho certeza de que há mais motivos. Um deles é o extraordinário projeto arquitetado pela presidente da CBG, Luciene Resende, e trabalhado por tantas mãos. Devemos citar sempre o apoio fundamental das Loterias CAIXA e o trabalho que tivemos, de criar um regulamento técnico. Esse documento, fruto do esforço de treinadores, árbitros e do Comitê Técnico, tem a função de uma cartilha. É uma espécie de receita, de um feijão com arroz. Quem estiver começando a estruturar um projeto num clube ou agremiação, só precisa segui-lo. Com esse esforço, pode atingir alguns dos objetivos, como a busca pelo alto rendimento ou a revelação de um talento que será posteriormente desenvolvido por algum clube mais bem estruturado”, diz Alves.


A Coordenadora do Comitê de GAF da CBG cita ainda a importância da TV CBG. “Está contribuindo de maneira decisiva para a popularização da Ginástica em todo o País”, acrescenta Adriana.

Leia também...
23.12.2024

Uma série de análises, observações e avaliações foi realizada ao longo dos últimos anos, bem como uma fase presencial do processo seletivo, em Aracaju

16.12.2024

CBG promove capacitação no Centro de Treinamento de Ginástica Rítmica, em Aracaju

08.12.2024

Público que compareceu ao ginásio Constâncio Vieira teve motivos para festejar

07.12.2024

Selecionadas vão participar das competições internacionais no ciclo até Los Angeles-2028