CBG promove Semana da Integridade

16.11.2024  |    477 visualizações

Palestras ministradas por especialistas de renome abordarão temas fundamentais para preservação de ambiente seguro e íntegro para o esporte

Da Redação (SP) - Dando sequência ao trabalho de combate a todas as formas de violência e fraudes na ginástica em particular, a CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) promove a semana da integridade. Os temas serão expostos de segunda (18) a quinta-feira (21), sempre com mediação de Abel Neto, jornalista e apresentador do canal ESPN.


O advogado Paulo Schmitt, Consultor de Integridade do COB e Consultor Jurídico da CBG, afirma que a entidade pretende “promover um ambiente seguro e ético para todos os envolvidos na ginástica brasileira. “O programa consiste na implementação de medidas eficazes contra assédio, abuso, doping, manipulação e fraudes esportivas, racismo e outras infrações, assegurando a integridade do esporte. Outra finalidade é educacional. Vamos desenvolver atividades educacionais que informem atletas, treinadores e demais stakeholders sobre condutas éticas e práticas seguras no esporte. Não menos importante, queremos fortalecer a governança, ao estabelecer políticas e procedimentos que garantam transparência, responsabilidade e boas práticas de governança dentro da CBG”.


A CBG desenvolve iniciativas que visam à integridade há mais de cinco anos. Como explica Schmitt, a entidade está constantemente aperfeiçoando seus mecanismos para ampliar as iniciativas nesse campo. “Em 2019, a CBG lançou uma nova cartilha como parte do Programa de Ética e Integridade, abordando temas como assédio, abuso, doping e racismo. Além disso, estamos realizando rotineiramente em competições e nos ambientes de seleções palestras e eventos educativos para disseminar essas informações entre atletas e profissionais da ginástica. A CBG também criou em 2020 a série ‘Lives Ginástica Segura e Saudável’, promovendo conversas sobre temas relevantes relacionados à integridade no esporte. Estamos agora ampliando e aperfeiçoando essa temática através da Semana de Integridade”, afirma o advogado.


Schmitt destaca que a CBG tem obtido colaboração de entidades estrangeiras para fortalecer o programa. “A CBG está atenta às melhores práticas internacionais em integridade esportiva. Por exemplo, a Controladoria-Geral da União (CGU) no Brasil tem colaborado com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para fortalecer a integridade pública, o que inclui o setor esportivo. Essas colaborações internacionais oferecem insights valiosos que podem ser adaptados e implementados pela CBG para aprimorar seus programas de integridade. No mesmo sentido estamos sob orientação e cooperação com as nossas organizações esportivas mais próximas como FIG, COI e COB nesse e em outros temas. Vale lembrar que a CBG foi pioneira em cooperação com o Ministério Público do Trabalho para ações educativas de combate aos abusos e assédios no esporte, além de também ser precursora na criação do seu Comitê e Código de Ética”.


As palestras serão realizadas por videoconferência.

SEMANA DA INTEGRIDADE CBG

PROGRAMAÇÃO


18 DE NOVEMBRO
19H – Abertura institucional
19h30 – Tema: Doping, com Fernando Solera (médico coordenador da Comissão de Controle de Doping da CBF e CBG)

19 DE NOVEMBRO
19H – Tema: Nutrição, com Renata Rebello (nutricionista da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica de Conjunto)

20 DE NOVEMBRO
19H – Tema: Saúde mental, com Carla Ide (psicóloga de atletas da Seleção Brasileira de Ginástica Artística e de Trampolim)

21 DE NOVEMBRO
19H – Tema: Abuso, assédio e discriminação, manipulações e apostas esportivas, com Dr. Paulo Schmitt (Consultor de Integridade do COB e Consultor Jurídico da CBG)

Leia também...
17.04.2025

Evento será realizado no ginásio Nilson Nelson, de 7 a 11 de maio

13.04.2025

Meninas brasileiras alcançam seis finais por aparelhos na primeira competição internacional do ano

07.04.2025

Brasileiras treinam sob o olhar experimentado de Maryana Pamukova, treinadora de Boryana Kaleyn, vice-campeã olímpica em Paris

02.04.2025

Competição na Bulgária se insere na preparação para o grande objetivo do ano, o Mundial do Rio, em agosto