CBG promove Semana da Integridade

16.11.2024  |    403 visualizações

Palestras ministradas por especialistas de renome abordarão temas fundamentais para preservação de ambiente seguro e íntegro para o esporte

Da Redação (SP) - Dando sequência ao trabalho de combate a todas as formas de violência e fraudes na ginástica em particular, a CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) promove a semana da integridade. Os temas serão expostos de segunda (18) a quinta-feira (21), sempre com mediação de Abel Neto, jornalista e apresentador do canal ESPN.


O advogado Paulo Schmitt, Consultor de Integridade do COB e Consultor Jurídico da CBG, afirma que a entidade pretende “promover um ambiente seguro e ético para todos os envolvidos na ginástica brasileira. “O programa consiste na implementação de medidas eficazes contra assédio, abuso, doping, manipulação e fraudes esportivas, racismo e outras infrações, assegurando a integridade do esporte. Outra finalidade é educacional. Vamos desenvolver atividades educacionais que informem atletas, treinadores e demais stakeholders sobre condutas éticas e práticas seguras no esporte. Não menos importante, queremos fortalecer a governança, ao estabelecer políticas e procedimentos que garantam transparência, responsabilidade e boas práticas de governança dentro da CBG”.


A CBG desenvolve iniciativas que visam à integridade há mais de cinco anos. Como explica Schmitt, a entidade está constantemente aperfeiçoando seus mecanismos para ampliar as iniciativas nesse campo. “Em 2019, a CBG lançou uma nova cartilha como parte do Programa de Ética e Integridade, abordando temas como assédio, abuso, doping e racismo. Além disso, estamos realizando rotineiramente em competições e nos ambientes de seleções palestras e eventos educativos para disseminar essas informações entre atletas e profissionais da ginástica. A CBG também criou em 2020 a série ‘Lives Ginástica Segura e Saudável’, promovendo conversas sobre temas relevantes relacionados à integridade no esporte. Estamos agora ampliando e aperfeiçoando essa temática através da Semana de Integridade”, afirma o advogado.


Schmitt destaca que a CBG tem obtido colaboração de entidades estrangeiras para fortalecer o programa. “A CBG está atenta às melhores práticas internacionais em integridade esportiva. Por exemplo, a Controladoria-Geral da União (CGU) no Brasil tem colaborado com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para fortalecer a integridade pública, o que inclui o setor esportivo. Essas colaborações internacionais oferecem insights valiosos que podem ser adaptados e implementados pela CBG para aprimorar seus programas de integridade. No mesmo sentido estamos sob orientação e cooperação com as nossas organizações esportivas mais próximas como FIG, COI e COB nesse e em outros temas. Vale lembrar que a CBG foi pioneira em cooperação com o Ministério Público do Trabalho para ações educativas de combate aos abusos e assédios no esporte, além de também ser precursora na criação do seu Comitê e Código de Ética”.


As palestras serão realizadas por videoconferência.

SEMANA DA INTEGRIDADE CBG

PROGRAMAÇÃO


18 DE NOVEMBRO
19H – Abertura institucional
19h30 – Tema: Doping, com Fernando Solera (médico coordenador da Comissão de Controle de Doping da CBF e CBG)

19 DE NOVEMBRO
19H – Tema: Nutrição, com Renata Rebello (nutricionista da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica de Conjunto)

20 DE NOVEMBRO
19H – Tema: Saúde mental, com Carla Ide (psicóloga de atletas da Seleção Brasileira de Ginástica Artística e de Trampolim)

21 DE NOVEMBRO
19H – Tema: Abuso, assédio e discriminação, manipulações e apostas esportivas, com Dr. Paulo Schmitt (Consultor de Integridade do COB e Consultor Jurídico da CBG)

Leia também...
23.12.2024

Uma série de análises, observações e avaliações foi realizada ao longo dos últimos anos, bem como uma fase presencial do processo seletivo, em Aracaju

16.12.2024

CBG promove capacitação no Centro de Treinamento de Ginástica Rítmica, em Aracaju

08.12.2024

Público que compareceu ao ginásio Constâncio Vieira teve motivos para festejar

07.12.2024

Selecionadas vão participar das competições internacionais no ciclo até Los Angeles-2028