Da Redação (SP) - Enquanto as treinadoras das ginastas Maria Eduarda Alexandre e Geovanna Santos, a Jojô, e as próprias atletas ainda analisam o desempenho registrado na etapa inaugural da Copa do Mundo de 2025, em Sófia, as atenções já se voltam para a segunda etapa, que terá lugar em Baku, no Azerbaijão, de 18 a 20 deste mês.
A delegação vai permanecer em solo búlgaro. As brasileiras treinam sob os olhares de Maryana Pamukova, treinadora da medalhista olímpica Boryana Kaleyn. As orientações têm sido valiosas. “Ela nos diz para olhar sempre para o aparelho, ter muita calma até o final da série. A gente vem trabalhando bastante com os elementos do novo código, que mudou muito”, disse Jojô, que conseguiu ficar entre as dez melhores no individual geral na competição de Sófia.
A atleta capixaba de 23 anos já sente que a arbitragem internacional tem visto as ginastas do Brasil com outros olhos. “O Brasil chegou a um patamar em que está junto aos melhores do mundo. São passinhos e passinhos de formiguinha, uma longa caminhada com muito trabalho, e a gente vai crescendo. Esse novo olhar é muito bom para a gente”.
Maria Eduarda, que alcançou a final da fita em Sófia no último final de semana, adiantou qual será uma das linhas do trabalho a ser desenvolvido nesta semana. “Vamos realizar algumas mudanças nas coreografias. Em Baku, estaremos novamente focadas na tentativa de progredir nas séries. Mas é claro que nosso grande objetivo está no Mundial do Rio”, afirmou a atleta catarinense, referindo-se à 41ª edição do evento, que será realizada no Parque Olímpico, a partir do dia 20 de agosto.
A jovem atleta também falou sobre suas impressões a respeito do trabalho com Maryana Pamukova. “Está sendo um trabalho muito bom, um trabalho muito árduo, mas gratificante. É uma oportunidade incrível poder ter esse aprendizado com a Mariana, que está ajudando a gente a fazer correções nas séries. Outro ponto do nosso treinamento é melhorar a parte artística. A gente está olhando para cada detalhe, de um jeito bem minucioso, e isso virá a acrescentar muito mais lá para a frente”.
Evento será realizado no ginásio Nilson Nelson, de 7 a 11 de maio
Meninas brasileiras alcançam seis finais por aparelhos na primeira competição internacional do ano
Competição na Bulgária se insere na preparação para o grande objetivo do ano, o Mundial do Rio, em agosto
Seleção Brasileira já se prepara visando à etapa de Osijek da Copa do Mundo