Da Redação, São Paulo (SP) - Orientação com base em critérios científicos, esclarecimento de dúvidas, disseminação de conhecimento com excelência, painel sobre ações já executadas. A primeira jornada da série de Webinários – Protocolo de Retorno Seguro Ginástica – COVID-19, promovida pela CBG, foi um sucesso. A qualidade da interação, aliás, já era esperada, diante do nível da primeira dupla de palestrantes – Paulo Schmitt, assessor jurídico da CBG e um dos principais profissionais especializados em Direito Esportivo no Brasil, e Fernando Solera, uma das maiores autoridades em antidopagem do País.
Schmitt ofereceu um painel que contemplou os múltiplos esforços empreendidos pela entidade tendo em vista o compromisso com a Integridade: combate ao assédio, doping, preconceito e fraudes.
Por sua vez, Solera atuou como verdadeiro agente educacional local, cumprindo missão proposta pela Wada (Agência Mundial Antidoping). O médico se engaja num trabalho de dimensão internacional que pretende acrescentar à formação dos atletas o pleno conhecimento sobre o trabalho exercido para o combate ao uso de substâncias proibidas.
O médico fez uso de um rico manancial de exemplos para desfazer mitos de que a prática de esportes com a utilização de máscaras seja muito complicada, por exemplo. “Lembremos que os esquiadores descem montanhas com balaclavas. Se essa for a prática do atleta, o organismo vai se adaptar à utilização da máscara, assim como ocorreu com vários”.
Schmitt vê aspectos positivos na parada, que enseja oportunidade de reflexão. “Neste momento que antecipa a retomada, vislumbramos temas extremamente relevantes. Temos a chance de enfrentar os temas da Integridade, que não são agradáveis, mas eles não desaparecerão se nós adotarmos a opção de evitá-los”.
O engajamento da comunidade gímnica foi fundamental para o sucesso da jornada inaugural do Webinário, com o envio de perguntas pertinentes – a CBG se compromete a responder a todas.
Nesta quinta-feira, o altíssimo nível das exposições será mantido com outra dupla de especialistas dos mais gabaritados: os ortopedistas Rodrigo Sasson, médico do Comitê Olímpico do Brasil, e Reuthemann Madruga, professor de Ortopedia e Traumatologia da Universidade Federal do Sergipe, mestre em Cirurgia Clínica e Experimental pela Universidade Federal de Pernambuco, doutor em Saúde pela UFS e Visit Fellow da Cleveland Clinic.
“Um dos grandes objetivos do Webinário é promover o grau mais elevado de conscientização na comunidade da Ginástica em relação ao Covid-19, informando o que é o novo coronavírus, sua história, o quadro clínico, como são as manifestações clínicas da doença. Ao mesmo tempo, junto com o doutor Rodrigo Sasson, vamos explicar pormenorizadamente o Protocolo de Retorno Seguro Ginástica – COVID-19, elaborado sob a orientação do COB, para que essa volta seja segura e que os atletas possam obter o melhor desempenho possível.”
No último dia da série de encontros virtuais, nesta sexta-feira (10) outro leque de informações valiosíssimas será compartilhado. O trabalho ficará a cargo de Carla Di Pierro, psicóloga do COB, e da nutricionista Renata Rebello Mendes, Doutora pela Universidade de São Paulo que chefia o Departamento de Nutrição da UFS.
“De uma maneira geral, as dicas vão no sentido de orientar os atletas no momento do retorno. Eles passam por um momento muito diferente, sem ginásio, sem calendário e com a rotina muito alterada. Isso pode ter suscitado várias emoções positivas ou negativas. Quero deixar claro que todos esses sentimentos que experienciaram são válidos; a ansiedade é uma emoção que comumente aparece em momentos em que preponderam a incerteza e fatores incontroláveis. É um momento importante para aproveitar e treinar a capacidade de adaptação. Vamos enfatizar também a necessidade de nos mantermos seguros, porque o vírus ainda existe”, adianta Di Pierro. “Outro ponto da minha explanação vai versar sobre a paciência, a necessidade de reconstruir aquilo que o destreinamento levou. Vamos passar algumas dicas de técnicas que podem ser utilizadas para esse retorno ocorrer da melhor maneira possível, minimizando as emoções negativas, promovendo adaptações positivas”, acrescenta Carla, que tem no currículo trabalhos com o medalhista olímpico Thiago Pereira e com a consagrada maratonista aquática Ana Marcela Cunha.
A Doutora Rabello, que já atuou no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, com passagem pelo Palmeiras, tendo oferecido consultoria para a elite da natação, vela, ciclismo e basquete, vai demonstrar como os cuidados nutricionais funcionarão como aliados dos ginastas. “Os pilares da nutrição são o oferecimento do combustível necessário para o atleta treinar e também para a recuperação entre sessões de treinamento. Em conjunto com outras áreas da saúde, a nutrição contribui para impedir doenças derivadas de excesso de treinamento e também pode auxiliar na mudança da corporação corporal desses atletas, lembrando que durante todo esse período de quarentena é muito possível que eles tenham perdido parte da massa muscular ou vejam aumentado o peso e a gordura corporais. É fundamental que recebam orientação para recuperar a composição corporal e performance sem problemas de saúde”.
Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica - Conjunto
Bárbara Domingos, a Babi, e Geovanna Santos, a Jojô, serão as titulares
Conjunto brasileiro deixa a cidade italiana com duas medalhas
Depois do ouro na World Challenge Cup de Portimão, GR verde-amarela brilha ainda mais na etapa de Milão da Copa