Seleção Brasileira Individual de Ginástica Rítmica finaliza participação no Campeonato Mundial
29.08.2013
| 54 visualizações
-
Angélica Kvieczynski e Natália Gáudio, da Seleção Individual
Ricardo Bufolin/CBG
-
Paranaense Angélica foi a 33ª colocada no Individual Geral, entre 97 ginastas
Ricardo Bufolin/CBG
-
Capixaba Natália ficou em 35º lugar
Ricardo Bufolin/CBG
-
Seleção de Conjunto estreia neste sábado (31)
Ricardo Bufolin/CBG
Conjunto entra em cena no sábado (31), a partir das 9h (horário de Brasília), na competição que está sendo realizada em Kiev, na Ucrânia
Santo André (SP) - A Seleção Brasileira Individual de Ginástica Rítmica, com Angélica Kvieczynski e Natália Gáudio, finalizou sua participação no Campeonato Mundial, que está sendo realizado em Kiev, na Ucrânia. As próximas brasileiras a entrarem em cena serão as atletas do Conjunto, no sábado (31), a partir das 9h (horário de Brasília), com as séries de cinco pares de maças e três bolas e duas fitas.
Angélica e Natália não garantiram vaga nas finais do Individual Geral e por aparelhos, mas mostraram a todo o Mundo o bom momento que a ginástica rítmica do País está vivendo, crescendo e evoluindo ainda mais a cada competição.
As brasileiras se apresentaram ao lado de outras 95 ginastas, algumas delas de países que são as potências na modalidade, como Rússia, Bielorrússia e Bulgária. No Individual Geral, Angélica fez 45,532 pontos na soma de todos os aparelhos e ficou na 33ª colocação. Natália obteve 45,299 e foi a 35ª colocada. O crescimento é ainda mais visível ao comparar as posições das atletas na última edição, em Montpellier, na França, em 2011, em que Angélica ficou em 61º e Natália em 103º.
De acordo com Anita Klemann, técnica de Angélica, a avaliação da participação brasileira é a melhor possível. "Eu estou muito feliz com os resultados. As duas se apresentaram bem e ficamos em boas colocações, inclusive, subimos muito em relação ao último Mundial. A fase de treinamento que elas fizeram na Rússia, antes da competição, foi ótima, porque as deixou mais seguras. Estamos evoluindo e a nossa meta é estarmos ainda melhor no próximo ano. Com certeza, estamos no caminho certo", comemorou ela, afirmando que a Seleção Individual continua na Ucrânia para ver as apresentações do Conjunto. "Faremos a maior torcida pelas meninas", contou.
Nesta quinta-feira (29), as ginastas apresentaram as séries de maças e fita. Angélica, nas maças, somou 14,833 e ficou no 35º lugar, enquanto na fita, a nota foi 14,766, o que a deixou também em 35º. Natália garantiu 14,733 nas maças e ficou em 37º, enquanto na fita, fez 15,283 e foi a 28ª. A decisão dos aparelhos foi realizada hoje, com as oito melhores colocadas. Pelo Individual Geral, as 24 melhores na classificação estão na final, nesta sexta-feira (30), com transmissão do SporTV3, a partir das 10h50.
Nas apresentações de ontem, no arco, Angélica fez 15,433 e ficou na 30ª colocação. Na bola, somou 15,266 e ficou em 32º lugar. Natália somou 14,550 e foi a 41ª; na bola, obteve 15,283 e foi a 31ª.
Segundo Natália, a sensação é de dever cumprido. "Eu sei que fiz o melhor e não poderia estar mais feliz com esse resultado, pois estou entre as 35 melhores, com quase 100 ginastas do Mundo inteiro. Isso é só o começo, pois este é ainda o meu segundo Mundial e tenho muito para crescer e amadurecer. Obrigada a todos que torceram e mandaram vibrações positivas do Brasil. Estamos conquistando o nosso espaço internacionalmente", disse.
O Brasil volta à competição no sábado (31), com o Conjunto, integrado por Beatriz Pomini, Bianca Maia Mendonça, Dayane Amaral, Débora Falda, Francielly Machado Pereira e Gabriela Paixão Ribeiro, comandadas pela técnica Camila Ferezin.
A chefe de delegação é Dalza Batista. A árbitra brasileira é Maria da Conceição Costa, o médico Reuthemann Madruga, a fisioterapeuta Elda Carvalho e a psicóloga Lenamar Vieira. Pelo Conjunto, a assistente técnica é Iracema Alves, a coreógrafa é Bruna Rosa e a chefe de equipe é Maria Cristina Vital. Pelo Individual, a treinadora de Angélica é Anita Klemann e a de Natália é Monika Queiroz
Programação
Horário de Brasília
Sábado (31)
9h às 13h: Competição Conjunto - geral
Cerimônia de premiação
Domingo (1)
9h às 9h40: Final Conjunto - 5 pares de maças
9h40 às 9h55: Cerimônia de premiação
9h55 às 10h35: Final Conjunto - três bolas e duas fitas
10h35 às 10h50: Cerimônia de premiação
11h50 às 12h50: Gala e cerimônia de encerramento