Seleção Brasileira de Ginástica Artística Masculina tem primeira competição por equipe do ano

16.03.2016  |    88 visualizações

País estará representado no DTB-Pokal Team Challenge, em Stuttgart, na Alemanha

Santo André (SP) - Neste fim de semana, a Seleção Brasileira de Ginástica Artística Masculina terá o primeiro desafio do ano em uma competição por equipe. Arthur Nory Mariano, Francisco Barretto Júnior, Lucas Bitencourt, Petrix Barbosa e Sérgio Sasaki estarão no DTB-Pokal Team Challenge, em Stuttgart, na Alemanha, um teste que contará com várias das principais Seleções do Mundo e muito importante para a preparação do Brasil para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Além disso, Caio Souza estará na Copa do Mundo do individual geral, também em Stuttgart, no domingo (20).

No DTB, quatro ginastas da equipe competem em cada aparelho e as três melhores notas serão computadas. Na sexta-feira (18), a partir das 6h (horário de Brasília), será a etapa classificatória e no sábado (19), às 11h30, a final. No total, serão 18 equipes na busca por uma medalha e, praticamente, todas têm o mesmo objetivo do Brasil, que é se preparar para os Jogos Olímpicos em agosto.

"Como é nossa primeira competição do ano por equipe não estamos no nosso 100%. O mais importante é tentar colocar em prática o que estamos fazendo nos treinos. Essa é uma avaliação para todos que estão disputando uma vaga na equipe, por isso, toda competição é muito valiosa para nós. Vamos observar também os adversários e aproveitar ao máximo essa viagem. Enfim, o importante é tentar fazer uma competição com menos erros possíveis para que possamos ganhar confiança", afirmou o treinador-chefe da equipe brasileira, Renato Araújo.

O técnico lembra que o Brasil tem um longo caminho até agosto e um árduo trabalho pela frente, mas que a dedicação está rendendo frutos. Prova disso foi a medalha de prata conquistada por Arthur Nory no último fim de semana durante a Copa do Mundo de Glasgow do individual geral. "A medalha do Nory em Glasgow foi muito importante. É uma medalha valiosa e que traz ainda mais respeito ao nosso time", explicou Renato.

Já a competição do individual geral, além de Caio Souza, contará também com o norte-americano Danell Leyva, o chinês Yu Cen, o russo Nikolai Kuksenkov, o coreano Donghyen Shin, o suíço Oliver Hegi, o britânico James Hall e os alemães Andreas Bretschneider e Marcel Nguyen.

Para Caio, este também será o primeiro teste do ano e as expectativas são boas. "Estou feliz com essa Copa. É uma prova importante, com grandes nomes da ginástica. É a primeira competição do ano, então, tenho uma grande expectativa", revelou. "Mudei minha série de barra fixa. Vou fazer uma série mais difícil", completou Caio.

A Seleção Brasileira está acompanhada pelo chefe de delegação e coordenador de ginástica artística masculina da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Leonardo Finco, pelo técnico Cristiano Albino, pela médica Ana Carolina Corte e pelo fisioterapeuta Ilan Gedanken. O Brasil conta também com o árbitro Eliseu Burtet Neto.

Programação
*Horário de Brasília

Sexta-feira (18)
6h - Classificatória masculina por equipe

Sábado (19)
11h30 - Final masculina por equipe

Domingo (20)
8h15 - Copa do Mundo do individual geral
Leia também...
22.08.2025

Babi termina em 9º lugar — melhor resultado da história para o país — enquanto Jojô fecha em 18º, consolidando a primeira vez do Brasil com duas finalistas no Mundial de Ginástica Rítmica.

21.08.2025

Finais acontecem nesta sexta-feira (22), a partir das 14h30, na Arena Carioca 1

21.08.2025

Bárbara Domingos e Geovanna Santos encantam o público na Arena Carioca 1 e estreiam bem no individual geral

19.08.2025

Ginastas atuaram pela primeira vez na área de competição, incluindo as representantes brasileiras Bárbara Domingos e Geovanna Santos. Qualificatórias começam nesta quarta (20).