Brasil termina com três medalhas o Pan-Americano de Ginástica Rítmica Juvenil

17.06.2019  |    243 visualizações

Em Monterrey (MEX), brasileiras venceram por equipe na fita e levaram prata no arco e no conjunto geral

Da Redação, Santo André (SP) – A Ginástica Rítmica do Brasil encerrou com três medalhas sua participação no Campeonato Pan-Americano Juvenil da modalidade, encerrado no último final de semana em Monterrey, no México. Representado pela equipe da ADR UNOPAR/PR, as brasileiras brilharam no Conjunto, faturando três medalhas.

Na prova das fitas, as brasileiras levaram o título, com a nota 16,250. No arco, o Brasil terminou em segundo, com 17,700. No conjunto geral, as brasileiras também ficaram na segunda colocação. No individual, o melhor resultado foi o quarto lugar de Ana Luísa Passos Neiva (CASSAB/DF) nas maças.

O Pan-Americano também serviu de preparação para a disputa do Campeonato Mundial da categoria, marcado para acontecer em Moscou (RUS) entre 19 a 21 de julho.
Segundo Marcia Aversani, árbitra brasileira que atuou na competição, o resultado do Pan-Americano mostra a consolidação do trabalho que vem sendo feito na modalidade nas últimas duas décadas.

“O Conjunto do Brasil vem obtendo grandes resultados desde a grande conquista do Pan de Winnipeg-1999, passando por duas finais olímpicas (2000 e 2004) e cinco títulos de Jogos Pan-Americanos. Temos uma grande vitrine no país, graças ao Campeonato Brasileiro, que traz uma grande qualidade de talentos, desde as categorias menores. Isso fica claro pelos resultados nos torneios internacionais”, afirmou Márcia. “Mais uma vez comprovamos isso neste Pan-Americano, quando fomos representados por clubes nacionais. O título geral não foi nosso por muito pouco, pois nossa equipe era a melhor”, completou.

Para Juliana Coradine, treinadora da equipe do UNOPAR, foi um resultado muito importante para a Ginástica Rítmica do Brasil. “Foi uma participação muito positiva, pois futuramente muitas dessas meninas já estarão com experiência para integrar a Seleção principal de Conjunto. Estas ginastas treinam juntas há oito anos e já foram campeãs sul-americanas em 2015, quando estavam no pré-infantil e 2018, na categoria juvenil. É muito importante o trabalho de base feito na UNOPAR, de onde já saíram muitas das ginastas que integram ou integraram a Seleção Brasileira”, afirmou.

O Brasil foi representado no Pan-Americano, na modalidade Individual, por Ana Luísa Passos Neiva (CASSAB/DF), Mariana Vitória Gonçalves Pinto (AGIR/PR), Maria Eduarda Moraes Pereira (AGINAT/RN) e Viviane Oda Miranda (FAE Osasco/SP). Na competição de Conjunto, foi selecionada a equipe do ADR UNOPAR/PR. A equipe foi composta por Flavia Izidoro, Mel Gomes, Gabriella Coradine, Emily Almeida, Júlia Kurunczi e Rafaela Elias.
Resultados do Pan-Americano

Individual
Individual geral
Ana Passos – 7º (51,800)
Mariana Gonçalves – 8º (47,150)
Finais por aparelho
Corda
Maria Moraes – 6º (13,600)
Bola
Mariana Gonçalves – 8º (11,800)
Maças
Ana Passos – 4º (16,050)
Fita
Viviane Oda – 6º (14,400)

Equipes
Geral
Brasil – 2º (30,050 )
Finais por aparelho
Arco
Brasil – 2º (17,700)
Fita
Brasil – 1º (16,250)

Leia também...
20.07.2025

Conjunto brasileiro deixa a cidade italiana com duas medalhas

19.07.2025

Depois do ouro na World Challenge Cup de Portimão, GR verde-amarela brilha ainda mais na etapa de Milão da Copa

18.07.2025

Conjunto lidera ao final do primeiro dia; Babi ocupa a quarta colocação no individual

18.07.2025

Evento no Rio de Janeiro será o maior Mundial da história em número de participantes, com 78 países, 111 ginastas individuais e 36 conjuntos confirmados.