Brasileiro CAIXA de Ginástica Rítmica chega ao final com a definição das campeãs individuais

30.06.2019  |    258 visualizações

No Parque Olímpico do Rio, Natalia Gáudio vence em três dos quatro aparelhos no Adulto

Da Redação, Santo André (SP) – Terminou neste final de semana o Campeonato Brasileiro CAIXA de Ginástica Rítmica Adulto e Infantil. A competição também foi válida pela II Etapa do Circuito CAIXA de Ginástica. A competição aconteceu na Arena Carioca 3, que integra o Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro.

No sábado (29), último dia de competições, foram definidas as campeãs individuais por aparelho. No Adulto, destaque para a performance de Natalia Gáudio, integrante da Seleção Brasileira Individual. Atleta da equipe Escola de Campeãs (ES), Natalia foi campeã em três dos quatro aparelhos: arco, bola e maças. O título da prova da fita ficou com Barbara Domingos, do Clube AGIR (PR).

“Este Brasileiro foi uma competição para testar algumas mudanças, principalmente na minha série de fita. No primeiro dia tive um erro justamente neste aparelho, mas na final deu tudo certo. São mudanças para subir a pontuação e melhorar a nota. Nas outras coreografias nem tem o que ajustar, pois deu tudo certo. Vimos que a evolução do Sul-Americano para cá foi muito grande, todas as minhas notas subiram”, afirmou Natália, que já pensa agora em sua participação nos Jogos Pan-Americanos de Lima.

“Estamos na reta final da preparação e com a certeza de que estamos no caminho certo. A tendência é continuar evoluindo e conseguindo notas mais altas para buscar melhores resultados”, explicou.

Foi também definido o vencedor do Troféu Eficiência de 2018, que ficou com o Clube AGIR. A premiação é destinada à equipe com melhor resultado em todas as competições e títulos da temporada de 2018.

Para Renata Teixeira, coordenadora do comitê técnico de Ginástica Rítmica da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica), o balanço do Campeonato Brasileiro foi muito positivo.

“Conseguimos enxergar na categoria adulta a consagração de duas atletas, a Natalia Gáudio e a Barbara Domingos, nossas duas principais atletas, dando um show, mostrando que as coreografias estão no nível para brigar por medalhas no Pan-Americano de Lima”, afirmou.

“A Natalia passou de 19 pontos em duas apresentações, a Barbara também com notas altas, então é muito importante para o Pan. Nas categorias infantis, percebemos que estão surgindo muitas atletas de um nível muito avançado, dos mais variados estados do Brasil. Isso nos deixa com esperança de que o futuro da Ginástica Rítmica está garantido”, disse Renata.

Luciene Resende, presidente da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) destacou a presença de ginastas de todas as regiões do Brasil e ressaltou a importância da troca de experiências entre as gerações. “Encerramos este Campeonato Brasileiro CAIXA de Ginástica Rítmica com muita alegria. Presenciar a participação de equipes de todas as regiões do país em uma competição deste nível confirma a massificação da ginástica por todo território nacional. Proporcionar o encontro de gerações e trocas de experiências entre os treinadores e os ginastas será muito importante para a formação de novos talentos”, afirmou Luciene.

“Aproveito para agradecer a presença do nosso patrocinador CAIXA, representado por Cleyton Carregari. É muito importante o nosso patrocinador acompanhar de perto o que tem sido feito por meio dos investimentos que asseguram a realização de competições tão importantes como esta para o desenvolvimento da ginástica brasileira. Aproveito para agradecer a Federação de Ginástica do Estado do Rio de Janeiro, pela organização da competição e a Prefeitura do Rio através da Subsecretaria de Legado Olímpico, pelo importante apoio”, completou Luciene.

 

Apoio da CAIXA

Durante o encerramento da competição, Cleyton Carregari, assessor estratégico da presidência da CAIXA, patrocinadora da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) fez um discurso para todas as atletas participantes do Brasileiro.

“Depois de tudo que presenciei aqui, tenho cada vez mais a certeza de que precisamos fazer com que a Ginástica continue rendendo frutos para a sociedade e para o país. Nós, como gestores, a Confederação, os técnicos e apoiadores não podemos deixar isso acabar. A Ginástica é o principal esporte deste país. O esporte para nós é uma ferramenta da nossa política de inclusão ”, afirmou.
Confira aqui todos os resultados do Campeonato Brasileiro CAIXA de Ginástica Rítmica

https://www.cbginastica.com.br/ginastica-ritmica

Leia também...
20.07.2025

Conjunto brasileiro deixa a cidade italiana com duas medalhas

19.07.2025

Depois do ouro na World Challenge Cup de Portimão, GR verde-amarela brilha ainda mais na etapa de Milão da Copa

18.07.2025

Conjunto lidera ao final do primeiro dia; Babi ocupa a quarta colocação no individual

18.07.2025

Evento no Rio de Janeiro será o maior Mundial da história em número de participantes, com 78 países, 111 ginastas individuais e 36 conjuntos confirmados.