Da Redação, Santo André (SP) – A Ginástica Artística Feminina e Masculina passarão a integrar o programa esportivo dos Jogos Escolares da Juventude, a partir da edição de 2020. A confirmação foi feita na última terça-feira (9) pelo presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Paulo Wanderley, durante a assinatura do Termo de Compromisso firmado entre o COB e a prefeitura de Blumenau para a realização da etapa nacional do evento de 2019, marcada para acontecer entre 16 e 30 de novembro.
Para a presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Luciene Resende, a entrada da Ginástica Artística nos Jogos Escolares da Juventude terá um reflexo extremamente positivo no desenvolvimento da modalidade. “É com muita alegria que recebemos a notícia sobre da inclusão da Ginástica Artística Feminina e Masculina nos Jogos Escolares da Juventude - 2020, o maior evento do esporte estudantil do Brasil. Integrar esta competição irá nos possibilitar, além de trabalhar a massificação da modalidade junto às escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio, promover a inclusão social e a detecção de novos talentos. É mais um sonho que se realiza para nossa entidade. Agradecemos ao COB por atender a esta solicitação da CBG”, disse a presidente da CBG.
Os Jogos Escolares já contam com um total de 14 modalidades esportivas compondo o programa de competições. São elas o atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, wrestling e xadrez. Além da Ginástica Artística, o taekwondo também foi incluído para a edição de 2020.
Anualmente, os Jogos Escolares da Juventude reúnem mais de dois milhões de estudantes, nas seletivas municipais e estaduais, abrangendo cerca de 40 mil escolas públicas e privadas. A fase nacional, que é organizada pelo COB, conta com cerca de seis mil alunos, entre 12 e 17 anos, representando todo o Brasil.
Conjunto brasileiro deixa a cidade italiana com duas medalhas
Depois do ouro na World Challenge Cup de Portimão, GR verde-amarela brilha ainda mais na etapa de Milão da Copa
Conjunto lidera ao final do primeiro dia; Babi ocupa a quarta colocação no individual
Evento no Rio de Janeiro será o maior Mundial da história em número de participantes, com 78 países, 111 ginastas individuais e 36 conjuntos confirmados.