Da Redação, Santo André (SP) – Com a expectativa de alcançar o maior número de finais possíveis, a Seleção Brasileira Masculina de Ginástica Artística foi anunciada de forma oficial nesta quinta-feira (18), para a disputa dos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019, que começarão no próximo dia 26. A comissão técnica da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) escolheu os ginastas Arthur Zanetti, Arthur Nory, Caio Souza, Francisco Barreto Júnior e Luís Porto.
O nome de maior destaque na equipe é o de Arthur Zanetti, campeão olímpico nas argolas em Londres-2012, além de ter sido medalha de prata no mesmo aparelho na Rio-2016. Escolhido como um dos “embaixadores” do Pan-2019, Zanetti tentará em Lima sua quinta medalha na competição. No individual, ele tem uma de ouro (Toronto-2015) e uma de prata (Guadalajara-2011) nas argolas. Por equipe, já são uma de ouro (2011) e uma de prata (Toronto).
Segundo Marcos Goto, um dos treinadores da Seleção masculina, a definição da equipe do Pan de Lima saiu após uma longa preparação. “O primeiro desafio deste time foi a definição dos nomes, pois oito atletas buscavam uma das cinco vagas. A nossa expectativa no Pan será a de conquistar o maior número de presenças em finais”, disse Goto.
O técnico brasileiro também comentou sobre a escalação de Arthur Zanetti em outros aparelhos que não apenas as argolas, como solo e salto. “O Zanetti vem trabalhando com o objetivo de ajudar a equipe em mais aparelhos, tornando o time mais competitivo. Seus resultados estão sendo positivos no cenário internacional”, disse Marcos Goto.
O treinador também lembrou que da importância do Pan na preparação para o principal objetivo da Ginástica brasileira em 2019, que será o Campeonato Mundial de Stuttgart (ALE), em outubro. “O Pan integra o nosso calendário como uma competição muito importante. Além do peso da própria competição, será um momento que podemos testar a equipe e fazer ajustes até o Mundial”, afirmou.
Programação
A Ginástica Artística masculina fará sua estreia no Pan de Lima no dia 28, quando haverá a competição por equipes. Qualificação e final acontecerão no mesmo dia. O Brasil, que integra a subdivisão 1, entrará no ginásio a partir das 18h30 (horário de Brasília).
Demais horários da Ginástica Artística masculina em Lima-2019
29/7 – Individual geral (20h)
30/7 – Finais por aparelho: solo (15h), cavalo com alças (15h40) e argolas (18h)
31/7 – Finais por aparelho: salto (15h), paralelas (16h20) e barra fixa (17h10)
Os convocados
• Arthur Nory (Pinheiros/SP)
• Arthur Zanetti (Serc/SP)
• Caio Souza (São Bernardo do Campo/SP)
• Francisco Barretto Jr (Pinheiros/SP)
• Luís Porto (Grêmio Náutico União/RS)
Treinadores
Marcos Gotto
Cristiano Albino
Ricardo Yokoyama
Londrina recebe, entre 29/09 e 05/10, o Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica Infantil e Pré-Infantil, além da Copa Brasil de Conjunto
Depois de alcançarem resultados notáveis no quadriênio anterior, ginastas brasileiros dão pontapé inicial em nova jornada até Los Angeles
Ginásio do Colégio Marista será palco de exibições de mais de 400 atletas de alto gabarito
Aclimatação para o Mundial de Jacarta será realizada em Doha